Ainda é tempo de confete e glitter! No sábado (8), em SP, às 10h, tem Charanguinha do França, bloco infantil da Espetacular Charanga do França, na Vila Buarque. Às 14h, tem o Navio Pirata, bloco do BaianaSystem, no Parque Ibirapuera. No Rio, domingo (9), às 7h, tem Monobloco no Centro Cultural Banco do Brasil. Em BH, às 13h, o Olodum estreia o Bloco do Futuro neste domingo (9), na Av. Brasil. Em Brasília, tem Bloco Vamos Fullgil, às 15h, no Eixo Cultural Ibero-Americano. (Amauri Terto)
No Carnaval 2025, nove das 12 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro terão enredos de temática afro. Para ajudar o público a entender melhor essas narrativas, o diretor e roteirista Estevão Ciavatta criou uma série de vídeos no Instagram explicando os sambas e suas referências. Feita em parceria com o historiador Luiz Antonio Simas, a série já abordou os sambas da Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Salgueiro, Grande Rio e Unidos da Tijuca. (Amauri Terto)
O sucesso da Portela no Carnaval deste ano teve também impacto literário. Baseado na obra da escritora mineira Ana Maria Gonçalves e com forte discurso antirracista, o enredo da escola tornou “Um Defeito de Cor” (Record, 2022) o livro mais vendido na Amazon. A procura fez o preço da obra disparar e obrigou a editora a correr para repor o estoque. O livro narra a saga de uma africana idosa que viaja ao Brasil em busca do filho perdido. (Leonardo Neiva)