UOL - O melhor conteúdo

carnaval

Imagem de destaque do post
Ir

Despedida do Carnaval 2025 pelo Brasil

Ainda é tempo de confete e glitter! No sábado (8), em SP, às 10h, tem Charanguinha do França, bloco infantil da Espetacular Charanga do França, na Vila Buarque. Às 14h, tem o Navio Pirata, bloco do BaianaSystem, no Parque Ibirapuera. No Rio, domingo (9), às 7h, tem Monobloco no Centro Cultural Banco do Brasil. Em BH, às 13h, o Olodum estreia o Bloco do Futuro neste domingo (9), na Av. Brasil. Em Brasília, tem Bloco Vamos Fullgil, às 15h, no Eixo Cultural Ibero-Americano. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Assistir

Os enredos afro das escolas de samba do Rio, com Estevāo Ciavatta

No Carnaval 2025, nove das 12 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro terão enredos de temática afro. Para ajudar o público a entender melhor essas narrativas, o diretor e roteirista Estevão Ciavatta criou uma série de vídeos no Instagram explicando os sambas e suas referências. Feita em parceria com o historiador Luiz Antonio Simas, a série já abordou os sambas da Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Salgueiro, Grande Rio e Unidos da Tijuca. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ler

“Um Defeito de Cor”, livro que virou samba da Portela

O sucesso da Portela no Carnaval deste ano teve também impacto literário. Baseado na obra da escritora mineira Ana Maria Gonçalves e com forte discurso antirracista, o enredo da escola tornou “Um Defeito de Cor” (Record, 2022) o livro mais vendido na Amazon. A procura fez o preço da obra disparar e obrigou a editora a correr para repor o estoque. O livro narra a saga de uma africana idosa que viaja ao Brasil em busca do filho perdido. (Leonardo Neiva)