Pufe Sacco
Cinquentão, ele inaugurou a categoria com design arrojado e um nível de conforto que é valorizado até hoje
-
O QUE É
Uma poltrona forrada de couro ou tecido, com três quartos de seu interior recheados de grãos de poliestireno, o famoso isopor. Sua aparência, como o nome sugere, lembra a de um grande saco. Primeiro pufe a ser criado, o Sacco nasceu como uma poltrona adaptável e com design moderno. Seu baixo custo, a facilidade de transporte e a durabilidade fizeram dele um sucesso que permanece até hoje, ajudando a colorir e tornar mais despojado qualquer ambiente, desde cômodos domésticos até as salas menos formais de alguns escritórios. Além de versátil, o pufe foi desenhado para se adaptar ao corpo de quem o ocupa e acabou se tornando uma alternativa confortável para quem quer só relaxar um pouco, tirar uma soneca rápida ou ler um livro.
-
QUEM FAZ
O Sacco foi criado em 1968 na Itália pelos designers e arquitetos Piero Gatti, Franco Teodoro e Cesare Paolini. Inspirados pelo antidesign de arquitetos famosos do período, como Le Corbusier, eles buscavam uma poltrona que se adaptasse às diversas situações e posições do corpo humano: “como a neve, sobre a qual você se joga e deixa uma marca, ou um fluido como a água”, definiu Piero Gatti em entrevista. Depois de pronto, o pufe Sacco conseguiu o raro feito de ser considerado um ícone do design, chegando a constar em museus como o MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) e o Centro Pompidou em Paris, e também um grande sucesso comercial. Pouco tempo depois, os designers fecharam contrato com a empresa de móveis italiana Zanotta — que comercializa o produto até hoje — e o Sacco passou a ser vendido por todo o mundo, também ajudando a popularizar o conceito do pufe.
-
POR QUE É TÃO DESEJADO
Além de um símbolo da rebeldia do design típica dos anos 1960, o Sacco é ainda considerado um mobiliário extremamente confortável e pode ajudar a compor ambientes tanto modernos quanto retrôs, coloridos ou mesmo os mais comedidos. Além disso, seu design originou diversos derivados, oficiais ou não, e praticamente iniciou toda a categoria dos pufes, que hoje podem ser encontrados nas mais variadas formas e tamanhos. Inclusive em 2019, em comemoração aos 50 anos do início da produção do Sacco, a Zanotta lançou uma edição especial do pufe que demonstra maior preocupação ambiental, contando com revestimento de tecido sustentável e enchimento de plástico biodegradável em substituição ao poliestireno
-
VALE?
Depende. A marca Zanotta não produz no Brasil e, por isso, para comprá-lo só sendo importado. Portanto, seu preço não é dos mais razoáveis. Porém, há opções alternativas, com design semelhante (ou até bem diferentes, mas com o mesmo conceito) e valores acessíveis. Como o Sacco é tanto um objeto de decoração interessante como uma poltrona onfortável, a compra pode valer a pena sim.
-
COMO COMPRAR
Na internet, a versão original da Zanotta praticamente só é encontrada para compra no site da Firma Casa Outlet nos tamanhos pequeno, médio e grande. A loja, no entanto, só disponibiliza o valor do móvel por consulta. Já pufes no mesmo estilo de outras marcas podem ser encontrados em vários sites e lojas de móveis e decoração, com preços a partir de R$ 120 até opções que ultrapassam alguns milhares de reais.
VEJA TAMBÉM: