All Star de cano longo
O tênis que já calçou alguns dos pés mais famosos do mundo, como Kurt Cobain, Lady Di e James Dean
-
O que é
Um tênis com solado de borracha, cadarço e cano longo em tecido ou couro, que carrega na lateral o famoso logo circular com uma estrela no centro e o nome do jogador de basquete Charles Chuck Taylor. A assinatura pode ter passado despercebida, mas a história desse objeto é intrínseca às quadras: na década de 1920, Taylor foi contratado para rodar os Estados Unidos e convencer técnicos e atletas a usarem o calçado. Sua assinatura foi incorporada no tênis depois que ele sugeriu algumas alterações de formato e design, como o reforço no calcanhar, para dar maior apoio, e adição de fissuras no solado, para evitar derrapagens em quadra. Ao longo dos anos, o All Star de cano longo ganhou novas versões e cores e, ao lado dos modelos de cano baixo, ultrapassa o marco de um bilhão de pares vendidos.
-
Quem faz
Desde 1917, quando o modelo de cano longo foi lançado, a mesma empresa: Converse Inc.. No início da história, a marca levava o nome de Converse Rubber Show Company, fundada pelo empresário Marquis Mills Converse no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Já nos primeiros dois anos, vendia quatro mil pares por dia, número que, com a chegada de Chuck Taylor, disparou. Em 2003, foi comprada pela Nike e passou a produzir não só calçados, mas também camisetas, mochilas, moletons e outras peças de vestuário e equipamentos esportivos.
-
Por que é tão desejado
Porque o mundo inteiro usa. Entre pessoas reais e personagens fictícios, todos têm ou tiveram o democrático All Star, que apesar da idade, não perde seu lugar na prateleira. Usado igualmente por quem entende de moda e por quem não entende, já esteve nos pés do ator James Dean, do vocalista do Nirvana Kurt Cobain e até da princesa Diana. No cinema, foi parte do figurino de Marty McFly, protagonista de “De Volta Para o Futuro” e da personagem Allisson, do “Clube dos Cinco”, dois clássicos da década de 80. O modelo virou símbolo da moda retrô da época, e foi lembrado como tal pela atriz Millie Bobby Brown em 2017, ano em que foi comemorado o centenário dos “Chucks” (nome dado ao modelo de cano longo nos EUA). Na ocasião, Brown relembrou, para uma campanha da marca, os clássicos do cinema que usavam o tênis — já que ela também tinha o All Star como parte do figurino na série de ficção científica que protagoniza, “Stranger Things”, de 2016, mas que se passa nos anos 80.
-
Vale?
Se quer jogar basquete, não. Apesar de ter sido muito usado em quadra no início, o All Star é inadequado para o esporte — não possui amortecedor ou qualquer tecnologia apropriada. Para um passeio despretensioso ou caminhadas curtas, vale. Em infinitas cores, modelagens e materiais, o All Star de cano longo é peça versátil no armário (mas cuidado: depois da primeira compra, pode ser impossível parar).
-
Como comprar
O site da Converse no Brasil indica lojas parceiras para realizar a compra, como Centauro, Dafiti e Netshoes, onde o tênis pode ser adquirido por uma média de R$ 190, dependendo do modelo e material.