Coluna da Isabelle Moreira Lima: Tudo o que você perguntou sobre vinho ao Google — Gama Revista
COLUNA

Isabelle Moreira Lima

Tudo o que você perguntou sobre vinho ao Google

Nesta coluna, 31 respostas às principais dúvidas encontradas na internet sobre a bebida, onde e como comprar, como combinar com comida e até quem a inventou

02 de Março de 2022

As perguntas mais frequentes sobre vinho feitas na internet compõem uma lista imensa e desordenada de duvidas tão variadas desde como comprar uma boa garrafa até os motivos que levam o vinho a estragar. Se você já fez alguma pergunta ao oráculo moderno chamado Google, sugiro vir aqui e ler algumas verdades –31 delas, para ser mais precisa. Com uma boa dose de ousadia e loucura, me dispus a respondê-las nessa coluna, como em um ping-pong comigo mesma. Consultei minhas fontes favoritas e fiz uso dos meus sete anos de degustadora aplicada para formular as respostas da “entrevista” que você lê abaixo:

Qual vinho é doce?

São muitas as opções, desde os vinhos de mesa até os finos, que podem ter o chamado açúcar residual, uma doçura discreta. À medida que a doçura vai aumentando, pode ser indicada no rótulo com a palavra suave ou meio seco ou ainda meio doce. Mas eles podem ser doces pra valer, como alguns fortificados (Porto, Madeira); os feitos com uvas que “apodrecem” com um fungo chamado Botrytis (conhecida como podridão nobre); os passificados, feitos a partir de uvas que viram passas (Amarone); ou mesmo os espumantes com mais adição de açúcar na segunda fermentação. Os alemães têm toda uma classificação própria que você pode ver aqui.

Qual vinho combina com pizza?

Um jeito de combinar bebida e comida é por geografia e, na Itália, os vinhos de corpo leve e acidez alta como os Chianti, cuja base é Sangiovese, arrasam. Se a pizza for só de queijo, sugiro os brancos (nesta semana experimentei esse Esteban Martín Chardonnay Macabeo 2020, espanhol, que estava ótimo!). Se tiver linguiça, vale ir para o tinto de corpo leve e mais simples, sem gastar muito dinheiro.

Qual vinho substitui o vinho madeira?

Tente um vinho do Porto, que assim como o Madeira também é doce e fortificado (leva adição de álcool vínico para parar a fermentação e manter o açúcar, ficando doce e mais alcoólico).

Qual vinho combina com massa?

Aqui a lógica é semelhante à da pizza. Mais importante que a massa é o molho. Se for de queijo ou cremoso, vinho branco, especialmente os mais encorpados. Se for de tomate, tinto leve com alta acidez. Se carnes acompanharem, dá pra pesar um pouco mais, escolher tintos com mais corpo e taninos. Se as especiarias temperam, dá até para dar uma pirada e ir num Gewurztraminer. Um bom pesto orna bem Sauvignon Blanc, como o Santa Carolina feito em Casablanca.

Qual vinho combina com bacalhau?

Há quem prefira os brancos, outros os tintos. Eu vou em vinho português invariavelmente, e amo Alvarinho, branco (se você se interessou, prove o da Covela ou o Dona Paterna, que faz um corte). Se não for uma receita cremosa e sim carregada em pimentão, tomate, alho, um tinto pode brilhar: Douro, Dão ou Alentejo são escolhas lindas e o Atlântico tem preços ótimos nos brancos e tintos.

Qual vinho combina com camarão?

Muitas respostas possíveis a depender da receita. O que não combina: tintos encorpados e cheios de tanino. Pra variar aqui o nosso papo, iria num rosado. Aproveito pra sugerir um italiano da Sicilia que fez minha cabeça no carnaval: Mediterranico IGT Terre Siciliane 2020, cheio de personalidade, quase salgado.

Qual vinho combina com sushi?

Prefiro os brancos com acidez alta e cítrica. Para sair do comum, Gruner Veltliner, austríaco, é babadeiro. Prove o Zero-G, delicioso e tem preço menos sofrido que seus conterrâneos.

Qual vinho é o mais caro do mundo?

Isso pode mudar, mas os grandes châteaux de Bordeaux (Pétrus, Margaux, Yquem e por aí vai) e os produtores renomados de Borgonha, como Romanée Conti, estão na frente.

Como o vinho vira vinagre?

Por meio de um processo de transformação do álcool em ácido acético, apoiado em oxigênio e uma bactéria chamada Acetobacter. Se o seu vinho aberto ficar parado em casa ele vai “avinagrar”, mas não é exatamente o que você deseja na sua salada.

Muitos diferentes caminhos podem ser seguidos – e decisões são tomadas – para um vinho ficar do jeito que chega à sua taça

Como o vinho é feito?

A definição técnica e clássica do vinho é “mosto de uvas viníferas fermentadas”. Essas uvas são prensadas (ou pisadas, ou amassadas pelo ar em câmaras fechadas) e o mosto que se extrai é fermentado pela ação de leveduras nativas (do ambiente e delas mesmas) ou selecionadas (adicionadas pelo enólogo), que transformam o açúcar em álcool. Muitos diferentes caminhos podem ser seguidos para um vinho ficar do jeito que chega à sua taça, desde os que sofrem intervenção mínima do homem até os que são super construídos.

Como o vinho melhora com o tempo?

Um vinho que tem muita acidez e muitos taninos pode ser muito difícil quando jovem. E, com tempo em garrafa, essas características são “amaciadas”: os taninos ficam mais integrados, a acidez mais redonda. A ação do tempo e um contato mínimo com oxigênio no longo prazo podem fazer com que o vinho mude. Neste processo, outra coisa que pode acontecer é o surgimento das notas terciárias, chamadas notas de evolução: aromas de mel e frutas secas em alguns brancos, a de couro e cogumelos em alguns tintos são exemplos. Mas é importante saber também que o vinho tem uma idade ótima e que depois disso começa a declinar e que alguns vivem esse apogeu em sua juventude, logo, compre e beba.

Como escolher vinho?

Algumas respostas devem ser respondidas antes: Qual é a ocasião e quanto se quer gastar? Qual comida acompanha? A partir dessas respostas é possível chegar ao vinho ideal: primeiro checando como harmonizar; depois cortando da fila aqueles que não se pode (ou quer) pagar. Adoro o site Matching Food and Wine, da inglesa Fiona Beckett, que ajuda demais na harmonização.

Como tomar vinho?

Na temperatura ideal (cada estilo tem a sua e você pode checar o da sua garrafa na internet facilmente), em uma taça alta o suficiente para girar e o vinho não derramar, acompanhado de água, boa comida e bons amigos.

Vinho quando congela estraga?

Não recomendo testar. Já perdi lindas borbulhas de um espumante que sofreu congelamento por descuido.

Quando ferve o vinho perde álcool?

Sim. Prova disso são os deliciosos molhos feitos com redução de vinho ou pratos clássicos como coq au vin.

Quando o vinho estraga?

Se mal conservada, guardada próxima à luz ou em ambiente muito quente, uma garrafa mesmo fechada pode estragar. Se ficar aberta por dias também não vai resistir muito.

Quem inventou vinho?

Se você está pensando em gregos e romanos, olha isso: os primeiros registros foram encontrados na região que hoje compreende a Geórgia, a Armênia, o Azerbaijão, o norte do Irã e o oeste da Turquia. Teriam sido feitos cerca de 6 mil anos antes de Cristo. E dizem que foi um acidente.

Quem pode tomar vinho?

Maiores de 18 anos sem restrições médicas e que estejam a fim.

Quem faz vinho é…

Enólogo.

Quem degusta vinho?

Todo mundo que quiser, mas os sommeliers são pagos para isso. Eles são estudiosos do vinho que costumam trabalhar em importadoras, restaurantes e lojas especializadas, comprando e vendendo vinhos, e, para isso, degustam.

Quem bebe vinho é…

Enófilo, se além de beber, ama a bebida.

Quem experimenta vinho?

Todo mundo (maior de 18 e sem restrições médicas) deveria experimentar um dia.

Vinho barato tem muito; vinho legal barato é mais difícil. Pesquise, procure, pergunte, faça amizade com vendedores e nunca compre de última hora

O que é vinho moscatel?

Feito das uvas da família Moscato. Costumam ser bem aromáticos e florais. Estão muito na moda entre a turma do vinho natural e há belos laranjas feitos com eles, como o festejado chileno Tinaja.

O que é vinho reservado?

É um termo muito usado nos vinhos do Chile para os vinhos de entrada, mais baratos. Não confundir com Reserva, como são chamados vinhos que estagiaram em madeira por algum tempo antes de chegarem ao mercado.

O que é vinho frisante?

É um vinho que tem algum tipo de borbulha.

Por que vinho tem que ficar deitado?

A ideia é que a rolha, que fecha a garrafa, não fique ressecada com o passar do tempo. Vinhos fechados com tampa de rosca podem, então, ficar de pé.

Por que vinho dá calor?

A ingestão de álcool costuma esquentar o corpo e por isso os estilos mais alcoólicos são recomendados a serem bebidos no inverno especialmente.

Por que vinho dá dor de cabeça?

Há alguns motivos. Se a bebida for ingerida em grandes quantidades e sem água para acompanhar, pode causar desidratação. Se quem bebeu for alérgico a sulfitos, conservantes que costumam estar presentes em boa parte dos vinhos, é outra explicação.

Onde comprar vinho barato?

Vinho barato tem muito; vinho legal barato é mais difícil. Tem que pesquisar bem antes de comprar. Minhas dicas são ficar de olho sempre nos mercados, perguntar aos amigos por achados, fazer amizade com vendedores de lojas especializadas, tentar nunca comprar quando se está desesperado para beber, e sim com alguma antecedência.

Onde guardar o vinho?

Se você tiver adega, ótimo. Se não, longe da luz e em lugares onde ele não vá esquentar demais.

Onde comprar o vinho?

Eu gosto de ter uma loja de confiança, com vendedores com quem posso conversar, tirar dúvidas, pedir opinião. Mas gosto de variar também as fontes, comprar direto das importadoras, explorar prateleiras de supermercado, que fazem grandes importações e negociam preços melhores muitas vezes e têm importações exclusivas muitas vezes.

Isabelle Moreira Lima é jornalista e editora executiva da Gama. Acompanha o mundo do vinho desde 2015, quando passou a treinar o olfato na tentativa de tornar-se um cão farejador

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da Gama.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação