5
Bloco de notasBloco de notas
Uma seleção de filmes sobre viagens, afroturismo, destinos macabros e um livro de Anthony Bourdain: eis a lista de dicas da redação Gama
- @gamarevista
- cinema
- comportamento
- sociedade
- turismo
Bloco de notas
Uma seleção de filmes sobre viagens, afroturismo, destinos macabros e um livro de Anthony Bourdain: eis a lista de dicas da redação Gama
-
Reprodução/ The New York Times
Um especial belíssimo do jornal norte-americano The New York Times traz uma lista de 52 DESTINOS ONDE O TURISTA PODE FAZER PARTE DA MUDANÇA. São pontos turísticos dos quatro cantos do mundo onde os viajantes ajudam na preservação de espécies, incentivam o consumo de produtores locais, celebram meio ambiente, diversidade e antigas tradições.
-
Gama não é especialista em viagem, mas aproveitou o tema para falar sobre diferentes assuntos. “PODE VIAJAR?” trouxe Josimar Melo, dicas para viajar com segurança e a crise do turismo sustentável no Brasil. “SAUDADE DE VIAJAR?” investigou o impacto da pandemia no turismo. E por fim, “TÁ VIAJANDO?” falou do retorno e da paixão dos brasileiros pela Disney, conversou com o apresentador Pedro Andrade e ainda deu dicas para viajar com as crianças.
-
É impossível querer conhecer uma cidade, estado ou país sem experimentar a gastronomia local. Por isso, as séries documentais “STREET FOOD: AMÉRICA LATINA” (2020) e “ÁSIA ALTERNATIVA: PETISCOS, SEGREDOS E BALADAS” (2022) apresentam diferentes cidades latino-americanas e asiáticas por meio da comida. Na primeira, chefs de Buenos Aires, Bogotá, Salvador e outros contam suas histórias. E na segunda, vemos a vida noturna de Tóquio, Seul, Bangkok e outros.
-
Viajar não implica, necessariamente, em pegar um avião e ir até uma ilha deserta, desconhecida e paradisíaca. O turismo pode ser exercitado mesmo dentro da rotina. É o que acredita o The Summer Hunter, nesta collab sobre a importância de arejar o dia a dia e enxergar a vida com o OLHAR FRESCO DO TURISTA.
-
Nataly Castro é uma VIAJANTE SEM LIMITES, como assegura seu Instagram, e que está em busca de um recorde: ser a primeira BRASILEIRA NEGRA A CONHECER TODOS OS PAÍSES DO MUNDO. Aos 27 anos, ela é nômade digital, já visitou 60 países e quer chegar a marca de 200 nações no passaporte — e claro, ser reconhecida no livro de recordes.
-
Quando o assunto é viagem, cada turista tem um gosto próprio. Há os que preferem lugares afastados da civilização, os que viajam para praticar esportes radicais, ou até mesmo os que buscam um TURISMO MACABRO. A série documental de 2018, da Netflix, acompanha o jornalista David Farrier em pontos turísticos inusitados, de um lago radioativo a uma floresta assombrada
-
Reprodução/ The travel
THE TRAVEL é um veículo pensado para quem ama viajar. Além de fotos lindíssimas de viagem, o site traz reportagens sobre lifestyle, destinos imperdíveis, dicas para turistar, restaurantes para conhecer e outros conteúdos que inspiram aficionados por viagens.
-
“Interestelar” (2014), “Efeito Borboleta” (2004), “Feitiço do Tempo” (1993) e claro, “De Volta Para o Futuro” (1985) são alguns dos clássicos que têm a VIAGEM NO TEMPO como cerne da trama. Mais recentemente, o filme “PALM SPRINGS” (2020) mistura o mesmo tema com uma dose de comédia, no qual Andy Samberg (Brooklin 99) e Cristin Millioti (How I Met Your Mother) ficam presos no mesmo dia em um looping infinito.
-
O AFROTURISMO é uma vertente do turismo tradicional que vem ganhando cada vez mais espaço. A ideia por trás é valorizar culturas negras locais e incentivar segurança e acolhimento aos viajantes negros. No Brasil, Rebecca Aletheia e Jacy Carvalho são alguns dos nomes que praticam o afroturismo e relatam suas experiências no blog BITONGA TRAVEL e no Instagram VIAGEM PRETA.
-
Divulgação
Anthony Bourdain dizia ter o melhor emprego do mundo. Cozinheiro e apresentador de programas de gastronomia e viagem, Bourdain passava a maior parte de seus dias na estrada. Prova disso é o título que escreveu ao lado de Laurie Woolever, “VOLTA AO MUNDO: UM GUIA IRREVERENTE” (Intrínseca, 2020). Mas nem a PAIXÃO POR VIAGENS conseguiu salvá-lo da depressão e do suicídio, como conta a biografia não autorizada “Down and Out in Paradise: The Life of Anthony Bourdain” (Simon & Schuster, 2022).