Bloco de notas da Semana "Tá viajando?" — Gama Revista
Tá viajando?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um curso sobre literatura de viagem e um livro sobre indígenas em busca da ancestralidade, turismo especializado em vinhos e de isolamento, artigos que ensinam a viajar gastando menos, para driblar a inflação

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um curso sobre literatura de viagem e um livro sobre indígenas em busca da ancestralidade, turismo especializado em vinhos e de isolamento, artigos que ensinam a viajar gastando menos, para driblar a inflação

03 de Julho de 2022
  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Muito antes de chegar ao destino final, passageiros vêm se virando em quantas manobras for preciso para economizar. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), o PREÇO DA PASSAGEM teve alta acumulada de 123,26% no último ano. Compra com antecedência de um ano, voo com escalas, alterações de data e pagamento em até 24 parcelas são algumas das soluções encontradas por aqueles que não viam a hora de embarcar novamente.

  • “As pessoas vão chutar o balde como aconteceu depois da gripe espanhola”

    A frase do RICARDO FREIRE, autor do blog VIAJE NA VIAGEM, é de um ano atrás, e foi dita em entrevista ao PODCAST DA GAMA. Mas será que o aumento dos casos de covid-19 e, sobretudo, a inflação, vão permitir esse cenário? Nos três últimos anos foram três edições elaboradas em momentos bem diferentes da pandemia: novembro de 2020, julho de 2021 e julho de 2022. Nossa dica é mergulhar fundo nas Semanas Gama “SAUDADE DE VIAJAR?”, “PODE VIAJAR?” e “TÁ VIAJANDO?”, para comparar o que mudou de lá para cá. Será que no próximo ano voltaremos a falar de viagem além da crise econômica e sanitária?

  • Em busca do “lado solar da vida”, o The Summer Hunter traz informações sobre viagens nacionais e internacionais, entre outros temas. No PERFIL DA REDE SOCIAL, no SITE e na NEWSLETTER, é possível encontrar desde guias sobre cidades para visitar, como SÃO FRANCISCO XAVIER (SP), até DICAS PARA VIAJAR COM PETS.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Já prepara o caderninho! Para quem ama registrar tudo por meio das palavras, vale investir no curso do jornalista ZECA CAMARGO, na ESCREVEDEIRA. ESCRITAS DE VIAGEM fala sobre a literatura de viagem que teve seu apogeu no século 20, com obras como “MORTE EM VENEZA” (Nova Fronteira, 2019), de Thomas Mann, e “NA PATAGÔNIA” Companhia das Letras, 1988), de Bruce Chatwin. As aulas acontecem online, entre julho e agosto, às segundas e quintas.

  • Será que o TURISMO DE ISOLAMENTO veio para ficar? As restrições causadas pela covid-19 fizeram crescer o número de lugares reservados, que promovem experiências exclusivas perto do mar ou da montanha. Nos espaços autossuficientes, as regalias vão desde o fornecimento de produtos locais para alimentação – como na fazenda LANO-ALTO, em São Luiz do Paraitinga (SP) – a serviço de personal chef em CASAS DE ALTO PADRÃO, em Trancoso e Búzios.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Representatividade na literatura de viagem. “INDÍGENAS DE FÉRIAS” (Dublinense, 2022), de THOMAS KING, conta a história de um casal de indígenas norte-americanos que viajam pela Europa em busca de um importante artefato de família e do paradeiro de um antepassado. Disponível para assinantes da TAG LIVROS, o livro teve curadoria de ninguém menos que MARGARET ATWOOD.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Unsplash

    DE OLHO NA ECONOMIA, o AIRBNB inaugurou um novo filtro na plataforma de busca: VINHEDOS. São cerca de 120 mil acomodações dentro ou próximas a vinícolas pelo globo, que garantem desde experiências como visitas ao campo e degustações até imersão dos hóspedes no processo de produção da bebida.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Luara Calvi Anic

    Viajar sem gastar (tanto). Em “COMO GASTAR MENOS NAS FÉRIAS DE 2022”, Gama traz dicas de planejamento que vão te animar ainda mais a colocar o pé na estrada. De manhas para APROVEITAR O CONTRAFLUXO a alternativas de mobilidade, hospedagem, passeios e lugares para comer, mostramos que é possível voltar a passar uns dias longe de casa, sem precisar de ostentação.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução/Washington Post

    O WASHINGTON POST abriu a CAIXINHA DE PERGUNTAS para que os leitores do jornal pudessem tirar suas dúvidas com as repórteres de viagem NATALIE COMPTON e HANNAH SAMPSON. Ainda que com foco nas férias de verão do Hemisfério Norte, os assuntos vão dos mais gerais – como abordar o host do AirBnb para ficar sozinho na casa alugada – até os mais específicos – qual restaurante frequentar perto de uma ou outra estação de trem. Tomara que a moda pegue por aqui!

  • “VIAGEM: PARA QUÊ?” Em uma das lives da série iniciada no período de isolamento, o psiquiatra TÁKI CORDÁS recebe o jornalista LUIZ HORTA para uma meditação sobre a volta das viagens no pós-pandemia. Num papo filosófico e divertido, os dois falam sobre assuntos como SLOW TRAVEL e livros relacionados ao tema. Entre eles, o paradoxal O TURISTA ACIDENTAL (Record, 2009) – adaptado para o CINEMA, com WILLIAM HURT –, que conta a história de um escritor de guias para homens de negócio, que não gostava de viajar.