5
Bloco de notasBloco de notas
Um curso sobre literatura de viagem e um livro sobre indígenas em busca da ancestralidade, turismo especializado em vinhos e de isolamento, artigos que ensinam a viajar gastando menos, para driblar a inflação
- @gamarevista
- comportamento
- cultura
- sociedade
- viagem
Bloco de notas
Um curso sobre literatura de viagem e um livro sobre indígenas em busca da ancestralidade, turismo especializado em vinhos e de isolamento, artigos que ensinam a viajar gastando menos, para driblar a inflação
-
Muito antes de chegar ao destino final, passageiros vêm se virando em quantas manobras for preciso para economizar. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), o PREÇO DA PASSAGEM teve alta acumulada de 123,26% no último ano. Compra com antecedência de um ano, voo com escalas, alterações de data e pagamento em até 24 parcelas são algumas das soluções encontradas por aqueles que não viam a hora de embarcar novamente.
-
“As pessoas vão chutar o balde como aconteceu depois da gripe espanhola”
A frase do RICARDO FREIRE, autor do blog VIAJE NA VIAGEM, é de um ano atrás, e foi dita em entrevista ao PODCAST DA GAMA. Mas será que o aumento dos casos de covid-19 e, sobretudo, a inflação, vão permitir esse cenário? Nos três últimos anos foram três edições elaboradas em momentos bem diferentes da pandemia: novembro de 2020, julho de 2021 e julho de 2022. Nossa dica é mergulhar fundo nas Semanas Gama “SAUDADE DE VIAJAR?”, “PODE VIAJAR?” e “TÁ VIAJANDO?”, para comparar o que mudou de lá para cá. Será que no próximo ano voltaremos a falar de viagem além da crise econômica e sanitária?
-
Em busca do “lado solar da vida”, o The Summer Hunter traz informações sobre viagens nacionais e internacionais, entre outros temas. No PERFIL DA REDE SOCIAL, no SITE e na NEWSLETTER, é possível encontrar desde guias sobre cidades para visitar, como SÃO FRANCISCO XAVIER (SP), até DICAS PARA VIAJAR COM PETS.
-
Divulgação
Já prepara o caderninho! Para quem ama registrar tudo por meio das palavras, vale investir no curso do jornalista ZECA CAMARGO, na ESCREVEDEIRA. ESCRITAS DE VIAGEM fala sobre a literatura de viagem que teve seu apogeu no século 20, com obras como “MORTE EM VENEZA” (Nova Fronteira, 2019), de Thomas Mann, e “NA PATAGÔNIA” Companhia das Letras, 1988), de Bruce Chatwin. As aulas acontecem online, entre julho e agosto, às segundas e quintas.
-
Será que o TURISMO DE ISOLAMENTO veio para ficar? As restrições causadas pela covid-19 fizeram crescer o número de lugares reservados, que promovem experiências exclusivas perto do mar ou da montanha. Nos espaços autossuficientes, as regalias vão desde o fornecimento de produtos locais para alimentação – como na fazenda LANO-ALTO, em São Luiz do Paraitinga (SP) – a serviço de personal chef em CASAS DE ALTO PADRÃO, em Trancoso e Búzios.
-
Divulgação
Representatividade na literatura de viagem. “INDÍGENAS DE FÉRIAS” (Dublinense, 2022), de THOMAS KING, conta a história de um casal de indígenas norte-americanos que viajam pela Europa em busca de um importante artefato de família e do paradeiro de um antepassado. Disponível para assinantes da TAG LIVROS, o livro teve curadoria de ninguém menos que MARGARET ATWOOD.
-
Unsplash
DE OLHO NA ECONOMIA, o AIRBNB inaugurou um novo filtro na plataforma de busca: VINHEDOS. São cerca de 120 mil acomodações dentro ou próximas a vinícolas pelo globo, que garantem desde experiências como visitas ao campo e degustações até imersão dos hóspedes no processo de produção da bebida.
-
Luara Calvi Anic
Viajar sem gastar (tanto). Em “COMO GASTAR MENOS NAS FÉRIAS DE 2022”, Gama traz dicas de planejamento que vão te animar ainda mais a colocar o pé na estrada. De manhas para APROVEITAR O CONTRAFLUXO a alternativas de mobilidade, hospedagem, passeios e lugares para comer, mostramos que é possível voltar a passar uns dias longe de casa, sem precisar de ostentação.
-
Reprodução/Washington Post
O WASHINGTON POST abriu a CAIXINHA DE PERGUNTAS para que os leitores do jornal pudessem tirar suas dúvidas com as repórteres de viagem NATALIE COMPTON e HANNAH SAMPSON. Ainda que com foco nas férias de verão do Hemisfério Norte, os assuntos vão dos mais gerais – como abordar o host do AirBnb para ficar sozinho na casa alugada – até os mais específicos – qual restaurante frequentar perto de uma ou outra estação de trem. Tomara que a moda pegue por aqui!
-
“VIAGEM: PARA QUÊ?” Em uma das lives da série iniciada no período de isolamento, o psiquiatra TÁKI CORDÁS recebe o jornalista LUIZ HORTA para uma meditação sobre a volta das viagens no pós-pandemia. Num papo filosófico e divertido, os dois falam sobre assuntos como SLOW TRAVEL e livros relacionados ao tema. Entre eles, o paradoxal O TURISTA ACIDENTAL (Record, 2009) – adaptado para o CINEMA, com WILLIAM HURT –, que conta a história de um escritor de guias para homens de negócio, que não gostava de viajar.
-
CAPA Tá viajando?
-
1Depoimento Livros que inspiram viagens
-
2Reportagem Por que os brasileiros amam a Disney?
-
3Podcast da semana Pedro Andrade: "Qualquer viagem fica melhor quando se buscam novos pontos de vista"
-
45 dicas 5 dicas para viajar com crianças
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana