Tá parando de beber?

5

Bloco de notas

Podcasts e reportagens para pensar a sua relação com o álcool

De Drauzio Varella ao Ciência Suja: conteúdos que ajudam a questionar hábitos, entender impactos e rever o lugar do álcool na vida cotidiana

Podcasts e reportagens para pensar a sua relação com o álcool

08 de Fevereiro de 2026
Isabela Durão

De Drauzio Varella ao Ciência Suja: conteúdos que ajudam a questionar hábitos, entender impactos e rever o lugar do álcool na vida cotidiana

  • Você já disse “nunca mais vou beber”? A frase, tão comum nas Quartas-Feiras de Cinza ano após ano parece uma meta distante para muitas pessoas. O que tem sido mais discutido é a ideia de consumir menos álcool. O episódio do Café da Manhã discute as motivações por trás dessa tendência — que vão desde influências da campanha Dry January (janeiro seco) do Reino Unido até a busca por uma vida mais saudável. Também dá dicas do que pode ir no copo de quem quer beber menos, a partir da entrevista com a jornalista, pesquisadora e mixologista Néli Pereira.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Por que está na hora de mudar o seu relacionamento com o álcool (e como fazer): com este título-promessa, o artigo da revista Science Focus, da BBC, explica detalhadamente os efeitos do álcool no nosso organismo.

  • O cantor e compositor Nando Reis começou a beber aos 13 anos de idade e só parou aos 53. Em 2023, ele fez um relato completo sobre a sua dependência do álcool e da cocaína, para a Piauí. Uma jornada que passa pelo fundo do poço, pelo esforço pela sobriedade até a volta aos palcos com os Titãs, banda que deixará 21 anos antes, em 1982.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    As mulheres têm passado a beber mais nas últimas décadas, mas seguem sendo julgadas de forma mais dura quando o álcool deixa de ser social e vira problema. Essa é a discussão central do artigo “As mulheres e o álcool”, do doutor Drauzio Varella. O texto explica como diferenças biológicas fazem com que o corpo feminino metabolize o álcool de maneira distinta, aumentando riscos à saúde, e como fatores sociais — como estigmas ligados à maternidade, à moral e ao autocontrole — pesam ainda mais quando uma mulher bebe.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Após um diagnóstico de fibrose hepática grave, a jornalista escocesa Hazel Martin explorou um risco pouco debatido: o de beber socialmente sem perceber os efeitos acumulados do álcool. Neste texto para a BBC, ela reúne estudos e análises de especialistas para mostrar como o hábito do binge drinking (ato de beber uma grande quantidade de álcool de uma só vez), socialmente aceito, pode impactar o sono, o humor e a saúde a longo prazo.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Uma série de reportagens e textos opinativos da Folha analisa os rumos do consumo de álcool, as transformações nos hábitos de diferentes gerações e os achados mais recentes da ciência sobre os efeitos da substância no organismo. Por que os brasileiros estão dispensando o álcool, os desafios de bares e indústria para reinventar o consumo e o que significa alcoolismo estão entre os temas do “Álcool na Mira”.

  • Como é sua relação com a bebida? A psicanalista Luciana Saddi, entrevistada neste episódio do Podcast da Semana, ressalta a importância de investigar os motivos que nos levam a beber, refletindo se o álcool é recreativo ou uma forma de lidar com questões internas. Saddi é membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e autora de “Educação para a Morte” (Patuá, 2017), além de coautora de “Alcoolismo” (Blucher, 2024) e “Maconha: Os diversos aspectos, da história ao uso” (Blucher, 2021).

  • Neste episódio do Ciência Suja, os apresentadores Carolina Marcelino e Theo Ruprecht conversam com a economista e imunologista Monica de Bolle e com Laura Cury, da ACT, para destrinchar os impactos econômicos e de saúde do álcool, produto que gerou bilhões em custos associados ao câncer no Brasil. A conversa também expõe como informações falsas foram disseminadas para barrar o aumento de impostos e diferencia dois conceitos frequentemente tratados como sinônimos: “beber com moderação” e “beber com consciência”. Aparentemente próximos, eles carregam implicações bem distintas — e centrais para entender o debate.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    “A dependência é mais forte que o medo da morte”, relatou Ruy Castro no Conversa com Bial. O episódio parte dos diferentes papéis que o álcool ocupa na vida social para discutir hábitos, riscos e limites. Além da experiência pessoal de Castro, após quase 20 anos bebendo, Pedro Bial aborda a atuação dos Alcoólicos Anônimos, presentes no Brasil há mais de sete décadas.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Por que você deveria pular o Dry January? É a pergunta norteadora do artigo da Time, que propõe um olhar crítico e menos moralizante para o desafio de passar o mês de janeiro sem álcool. O texto argumenta que pausas temporárias nem sempre resultam em mudanças duradouras e podem reforçar uma lógica de tudo ou nada em relação à bebida. Com apoio de especialistas e estudos, o texto de Ezekiel J. Emanuel sugere que rever a relação com o álcool ao longo do ano, de forma mais consciente e menos punitiva, pode ser mais eficaz do que aderir a desafios sazonais.

Um assunto a cada sete dias