10 podcasts sobre mulheres e mercado de trabalho — Gama Revista
Por que as mulheres trabalham tanto?

5

Bloco de notas

Podcasts sobre mulheres e mercado de trabalho

Podcasts sobre a busca das mulheres por maior reconhecimento profissional e com histórias inspiradoras relacionadas a carreira

5

Bloco de notas

Podcasts sobre mulheres e mercado de trabalho

Podcasts sobre a busca das mulheres por maior reconhecimento profissional e com histórias inspiradoras relacionadas a carreira

03 de Março de 2024
  • O episódio “Indique uma preta: mulheres negras no mercado de trabalho” do programa Tô Na Trace, apresentado por Kenya Sade, traz as fundadoras da consultoria Indique Uma Preta: Verônica Dudiman, Daniele Mattos e Amanda Abreu. Elas falam sobre a solidão dessas mulheres nos locais de educação superior e por consequência, no mercado de trabalho, e a falta de políticas afirmativas contínuas de desenvolvimento para tornar os espaços plurais.

  • Em 2023, Claudia Goldin professora da Universidade de Harvard ganhou o Nobel de Economia pela sua pesquisa sobre a história e o papel da mulher no mercado de trabalho. No podcast Mamilos, Cris Bartis convida Solange Ledi Gonçalves, professora da USP, para uma conversa sobre “O Nobel de Economia sobre desigualdade de gênero”, do Mamilos, com exemplificações que abordam a exaustão feminina e a falta de remuneração adequada.

  • Apresentadora do podcast “Bom dia, Obvious” e autora de “Aurora – O despertar da mulher exausta”, Marcela Ceribelli fala a Gama sobre o cansaço das mulheres e a infelicidade que isso gera. “Não é que as mulheres estão infelizes, elas estão exaustas!”, disse ao Podcast da Semana.

  • O Bom dia, Obvious convida a colunista da Gama, Maria Homem para uma conversa sobre “O trabalho invisível das mulheres” no contexto de isolamento social na pandemia de covid-19. O tema aborda as responsabilidades geralmente atribuídas às mulheres da família, como fazer o mercado do mês, preparar as refeições e que naquele contexto, a solidão e sobrecarga se tornaram ainda mais fortes.

  • O programa Elas Trabalham trata de trabalho feminino e as coisas que o impactam. A jornalista Thaise Xavier convida especialistas e outras mulheres para conversar sobre temas  temas como  trabalho no campo, síndrome da impostora, assédio, empreendedorismo e relações interpessoais.

  • Brasil à Vista é um podcast promovido pela Folha de S. Paulo que expõe diferentes tópicos da desigualdade no Brasil. O episódio “A sobrecarga feminina do cuidado como questão de Estado”, com Luana Simões Pinheiro, diretora do Departamento de Economia do Cuidado do Ministério do Desenvolvimento Social, e Helena Hirata, diretora emérita de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, demonstram como as mulheres são responsáveis pelo bem-estar de suas famílias, fato que deveria ser tratado tal qual uma profissão, com direitos trabalhistas básicos. A apresentação é de Irapuã Santana, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP e da jornalista Angela Boldrini.

  • “Heroínas do Brasil” traz 12 episódios curtos que contam a história das primeiras mulheres em seus respectivos trabalhos. Uma delas é Antonieta de Barros, filha de ex-escravizados, foi a primeira deputada negra do Brasil eleita em 1934 e sua principal meta era combater o analfabetismo. O projeto é uma criação da produtora Tumpats em parceria com a escritora e jornalista Lúcia Tulchinski.

  • Mulheres de Produtos traz convidadas especiais que dão dicas e abordam tendências e experiências no mercado de trabalho no ramo da tecnologia e do universo digital. É produzido por uma associação homônima sem fins lucrativos de desenvolvimento profissional de mulheres.

  • A valorização igualitária das mulheres no mercado de trabalho ainda avança lentamente. No caso das mulheres negras, elas recebem 55% menos em comparação aos homens brancos. É a partir de dados como este que o Podcast A+ constrói o episódio “Em busca de equidade: conquistas e desafios das mulheres no mercado” com Helen Andrade, da Nestlé, Lídia Abdalla, do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Maíra Habimorad, do Inteli, e Margareth Goldenberg, do Movimento Mulher 360.

  • Mulheres do Business fala sobre negócios fora do Brasil. O programa conta com mulheres profissionais e empreendedoras que atuam fora do país em uma conversa informal sobre empreendedorismo, liderança e carreira. São 27 episódios produzidos pela advogada e podcaster Tatiana Metran.