5
Bloco de notasAs dicas da redação sobre o tema da semana
Uma série em que homens tentam se livrar da masculinidade tóxica, um podcast sobre movimentos machistas e um livro a respeito do poder masculino devastado. Confira as indicações
- @gamarevista
- comportamento
- cultura
- sociedade
As dicas da redação sobre o tema da semana
Uma série em que homens tentam se livrar da masculinidade tóxica, um podcast sobre movimentos machistas e um livro a respeito do poder masculino devastado. Confira as indicações
-
Egon Schiele, 1916
Gama já dedicou uma edição inteira para discutir o que é ser homem, em que trouxemos textos sobre as DIFERENTES MASCULINIDADES, a desconstrução de estereótipos e a necessidade da quebra de privilégios.
-
Na Netflix, a série espanhola “Machos Alfa” acompanha Pedro, Luis, Raul e Santi, quatro amigos quarentões que decidem se livrar da MASCULINIDADE TÓXICA. Eles se sentem perdidos em um mundo de mulheres empoderadas e, juntos, tentam se ajustar à nova realidade. Como fazem isso? Inscrevem-se em um curso voltado para a desconstrução do machismo.
-
Reprodução Instagram
“Nasci pra isso. É muito gostoso paternar”, diz Carmo Dalla Vecchia em entrevista à revista Quem. O ator, casado com o novelista João Emanuel Carneiro, é pai de Pedro, 3, e compartilha o dia a dia com o filho nas redes sociais para inspirar outros casais homossexuais. “É uma quebra de paradigma e um estímulo para que as pessoas não achem que todas as famílias de gays e que não são heteronormativas têm que apenas sofrer preconceito e ser infeliz”, conta.
-
Neste episódio do podcast O Assunto, a jornalista Natuza Nery recebe duas especialistas que falam sobre MISOGINIA e redes virtuais de propagação do ÓDIO ÀS MULHERES. As especialistas também explicam os conceitos de movimentos machistas como o red pill, o incel e o MGTOW.
-
Divulgação
O historiador e sociólogo francês Ivan Jablonka, autor do livro “Homens Justos: Do patriarcado às novas masculinidades” (Todavia, 2021), falou a Gama sobre o tema da obra, que faz uma BIOGRAFIA DO PATRIARCADO e reflete sobre a oportunidade histórica que vivemos de refundar o masculino, uma vez que o modelo de masculinidade que conhecemos está caduco.
-
Reprodução New Yorker/ Golden Cosmos
Qual é o problema com os homens? Esse é o questionamento levantado por este texto da New Yorker, que discute a crise da masculinidade.
-
Divulgação
No romance “A Segunda Morte” (Companhia das Letras, 2023), o escritor e jornalista Roberto Taddei retrata um octogenário no caminho da finitude e do PODER MASCULINO DEVASTADO.
-
Reprodução
Em 2021, o UOL TAB publicou uma reportagem contando como os filmes da franquia “Matrix” inspiraram confrarias machistas e de extrema-direita. A repórter Ana Sarmento se infiltrou em grupos de mensagens exclusivamente para homens e mostrou como os chamados MASCULINISTAS se comportam na internet. O texto continua atual e vale a leitura!
-
A jornalista e quadrinista Carol Ito criou uma tirinha listando, de forma divertida e didática, alguns comportamentos masculinos tóxicos, como o mansplaining, praticado por aquele tipo de homem que adora explicar coisas óbvias e subestimar a inteligência das mulheres.
-
CAPA Homens, e agora?
-
1Conversas J.J. Bola: 'A violência é mais comum do que o afeto por outros homens'
-
2Reportagem Como surgem os novos machistas?
-
3Reportagem Como exercer um outro tipo de paternidade
-
4Podcast da semana Lola Aronovich: 'O masculinismo é um tipo de fake news'
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana