Bloco de notas da Semana "É ciúme?" — Gama Revista
É ciúme?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Uma linha telefônica contra o machismo na Colômbia, um vídeo curto e honesto da Jout Jout, um episódio de Black Mirror sobre traição. Aqui estão as dicas da redação sobre o tema da semana

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Uma linha telefônica contra o machismo na Colômbia, um vídeo curto e honesto da Jout Jout, um episódio de Black Mirror sobre traição. Aqui estão as dicas da redação sobre o tema da semana

Manuela Stelzer 09 de Outubro de 2022
  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Já pensou em ter um relacionamento aberto? Neste Uma Investigação, uma narradora anônima conta a Gama sobre a inquietação e a delícia de abrir um casamento de 15 anos. A experiência é descrita como um processo de SENTIR E SOFRER DE CIÚME, um sentimento detestável e ao mesmo tempo delicioso. Qualquer que seja o caso, ele está presente, como afirma a autora: “Olha, deixa o ciúme chegar – porque ele vai chegar”.

  • “Ciúme demonstra muita coisa, MENOS AMOR”, é o que diz Jout Jout em um vídeo curto e sincero sobre o sentimento e como lidar com ele. A mensagem é simples: entender o ciúme como, em muitos casos, inevitável. Mas não se deixar intoxicar por ele.

  • Beyoncé, Caetano Veloso, The Weeknd são todos humanos e já experimentaram e expressaram na música suas impressões sobre o tema da semana. A equipe da Gama reuniu algumas das CANÇÕES SOBRE CIÚME para ajudar quem sofre com o sentimento (e dar uma amostra grátis para quem diz não ter sofrido com ele).

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução/ The New York Times/ Ohni Lisle

    VOCÊ TEM CIÚME DE AMIGO? O sentimento é normal, afinal, todo mundo se sente deixado de fora vez ou outra. O importante é olhar com cuidado para a situação. A reportagem do jornal norte-americano The New York Times guia caminhos possíveis para tratar esse ciúme, entender o que gera o sentimento, e assim se conhecer melhor e até ter amizades mais gratificantes.

  • Lançado em 1949 e estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers, “Ciúme, Sinal de Amor” traz uma trama envolvente sobre CARREIRA, INVEJA E AMOR dentro do relacionamento de dois atores. No enredo, Josh e Dinah Barkley estreiam comédias teatrais e têm a relação abalada quando ela é convidada para atuar solo em uma produção dramática.

  • Diferentes vertentes da psicologia se propõe a pensar sobre o ciúme e seus sintomas. Em um dos episódios do podcast Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi leva o tema TRAIÇÃO E PARANOIA para o divã. Já Renata Ceribelli convida uma especialista para tirar dúvidas sobre como lidar com esse SENTIMENTO COMPLEXO. E o psicanalista Filipe Vieira explica como a psicanálise vê e entende INVEJA E CIÚME.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    LIDAR COM O CIÚME DO OUTRO pode ser complicado. Entre ter conversas francas e não se desculpar por tudo, mesmo que incomode quem sente o desconforto, Gama já reuniu dicas para reagir da melhor forma quando o parceiro tem questões e dificuldades com o sentimento. A primeira dica é: desconstrua a ideia de que ciúme é prova de amor.

  • Um término abrupto e um reencontro que desperta obsessão: CIÚME E DELÍRIO são os temas do livro “Fim de Caso” (Record, 1987), do britânico Graham Greene. Na história, o novelista Maurice Bendrix sofre com sua paixão pela ex-amante, Sarah, que terminou o relacionamento sem dar explicações. O romance virou filme em 1999, dirigido por Neil Jordan.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Federico Rios / The New York Times

    ESTOU COM CIÚME E NÃO SEI O QUE FAZER”. É geralmente assim que começam as chamadas para a linha direta colombiana que ajuda homens a combater o próprio machismo. Criada em 2021, a Línea Calma começou durante a gestão de Claudia López, primeira mulher e primeira prefeita abertamente gay de Bogotá, e atende homens maiores de 18 anos para evitar que ciúme, insegurança e tentativa de controle por parte deles se transformem em violência contra elas.

  • “Toda a Sua História”, um dos episódios da série britânica “Black Mirror” (2011), cria um universo em que as pessoas têm acesso a um implante de memória que grava tudo que os seres humanos fazem, veem e ouvem. Para alguém que esconde uma TRAIÇÃO, reviver memórias pode não ser a melhor invenção, como mostra o enredo, que traz um marido enciumado e observador e uma esposa suspeita de adultério.