Ciúme entre irmãos: ‘Ninguém gosta de se sentir excluído’
A terapeuta de família Rosane Esquenazi fala sobre como esse sentimento pode ser transformado em um aprendizado para filhos e pais
Quando uma criança chega em uma família, o ciúme aparece. Seja por parte dos irmãos mais velhos, dos avós, dos tios e até dos pais. Aos poucos, o bebê vai tendo contato com esse sentimento.
Como ensinar os mais jovens lidar com essa realidade para, no futuro, serem adultos mais autoconfiantes. Como ajudar irmãos a resolverem aqueles embates típicos do dia a dia.
É esse tema do Podcast da Semana com a psiquiatra clínica e terapeuta individual, de casal e família, Rosane Esquenazi. Ela é coautora dos livros “Terapia Familiar na Prática” (Appris, 2020) e “Cuidados Compartilhados na Pandemia” (Hucitec Editora, 2022) e faz parte do projeto Materialistas Anônimos do rabino Nilton Bonder.
Nesta episódio, ela fala sobre ciúme entre irmãos: a necessidade dos pais entenderem como lidam com esse sentimento, para então ajudarem os filhos. E dá caminho para famílias encararem o ciúme de maneira que ele seja uma oportunidade de crescimento e autoconhecimento.
Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic
Edição de som: Luiz Seraphim
No link abaixo e também noDeezer,Spotify,Apple Podcast,Google Podcastvocê escuta este episódio.
-
CAPA É ciúme?
-
1Conversas 'O ciumento se aproxima de um paranoico por buscar a verdade'
-
2Reportagem O ciúme que mata mulheres
-
3Podcast da semana Ciúme entre irmãos: 'Ninguém gosta de se sentir excluído'
-
4Reportagem Capitu traiu Bentinho?
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana