Bloco de notas da Semana "Como foi sua separação?" — Gama Revista
Como foi sua separação?

5

Bloco de notas

Bloco de Notas

Dois filmes sobre divórcio, uma startup que auxilia no processo de separação, um jogo de vídeogame que reconecta casais, um livro que fala sobre ressentimento após o fim de um relacionamento e um álbum produzido por três corações partidos. As dicas da equipe Gama

5

Bloco de notas

Bloco de Notas

Dois filmes sobre divórcio, uma startup que auxilia no processo de separação, um jogo de vídeogame que reconecta casais, um livro que fala sobre ressentimento após o fim de um relacionamento e um álbum produzido por três corações partidos. As dicas da equipe Gama

15 de Maio de 2022
  • “Isso é um julgamento, não o Super Bowl ou o Met Gala”

    Imagem da listagem de bloco de notas

    Em seu texto para o The Independet, a jornalista Clémence Michallon questionou a maneira com que o julgamento entre Johnny Depp e Amber Heard está repercutido nas redes sociais. Se você navegou pelo TikTok durante as últimas semanas, é provável que tenha se deparado com cenas do processo. A batalha legal entre os ex-companheiros já dura cinco anos, e apesar de haverem acusações sérias como violência doméstica e abuso sexual no processo, não é essa a impressão que se têm ao checar a rede social. Memes, músicas divertidas e até mesmo dancinhas compõem o mar de conteúdo produzido sobre o julgamento.  A falta de empatia por parte do público choca. Gama separou alguns textos que falam sobre o assunto.

  • Entre traições, processos judiciais e o distanciamento emocional durante o fim de um relacionamento, “HISTÓRIAS DE UM CASAMENTO” explora o tortuoso processo de separação do casal formado por Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver). Dirigido por Noah Baumbach, que se inspirou no próprio divórcio para fazer o filme, o longa aposta em um tom agridoce e mostra que a separação não precisa ser o fim de uma família.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Foto: Phoebe Jones / Ilustração: Isabela Durão

    Gama conversou com o jornalista americano Daniel Jones, responsável pela coluna “Modern Love” do New York Times, e ele explicou a importância das histórias sobre o começo e o fim de relacionamentos. Outro papo interessante é com a escritora americana Katie Kitamura, autora do livro “Uma Separação” (Companhia das Letras, 2021). Em seu livro, ela aborda o fim de um casamento e a maneira como isso afeta a vida de uma pessoa.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Considerado por muitos como um dos melhores álbuns de todos os tempos, “RUMOURS” tem tudo o que um disco precisa para se tornar um clássico – música boa, corações partidos e muito drama. O baterista da banda, Mick Fleetwood, estava se divorciando de sua mulher durante a gravação do disco. Como se uma separação não fosse o suficiente, o baixista John McVie e a tecladista Christine McVie também deram um fim a uma relação de oito anos durante a produção do álbum. O resultado? O álbum definitivo sobre separação.

  • “Queríamos manter a estabilidade das crianças, e não simplesmente desfazer tudo de uma vez”

    A frase é de Niklas Björling, pai sueco que adotou um curioso modelo de vida após o divórcio. Para quem é pai ou mãe, uma das grandes dificuldades no momento da separação é fazer com que o processo seja o menos traumático possível para os filhos. Se as mudanças de casas e de rotinas são ruins para crianças, há uma solução no fim do túnel – “BIRDNESTING”. Trata-se de um acordo onde as crianças permanecem sempre na mesma casa e são os pais que mudam de habitação.

  • Quando os pais de Rose anunciam que irão se separar, algo mágico acontece. As lágrimas da garota caem em dois bonecos e transportam as almas do casal para dentro dos corpos de brinquedo. Em “IT TAKES TWO”, cada jogador assume o controle de um dos pais e, de maneira cooperativa, têm de trabalhar para encontrar uma saída do problema em que se encontram e salvar seu relacionamento no processo.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Durante quinze anos, Paula construiu uma relação sólida com o marido. Foram necessárias, no entanto, apenas algumas horas para tudo desmoronar. Primeiro, ele confessou que havia outra mulher em sua vida e que queria o divórcio. Depois, ele se envolveu em um acidente fatal. Em “APRENDER A FALAR COM AS PLANTAS”, a escritora catalã Marta Orriols explora o luto, a raiva, o ressentimento e o medo que acompanham Paula após a morte do seu marido.

  • “Quando meu casamento acabou, eu achei que minha vida tinha acabado. Me vi como o homem mais falho do mundo”

    Em um episódio especial do seu podcast “Rebobinando”, o criador de conteúdo Luide Matos abre o seu coração e desabafa sobre o seu divórcio. Em “A CONVERSA QUE EU NUNCA TIVE SOBRE DIVÓRCIO”, Matos fala sobre a perda precoce do seu pai e de como constituir sua própria família se tornou um dos seus principais objetivos de vida. Quando ele teve de encarar o fim do seu casamento, todas suas convicções foram colocadas à prova e Matos precisou ressignificar o sentido da palavra “família” e “amor”.

  • A pandemia foi um período tenso para muitos casais. Presos sob o mesmo teto, não foram poucos os relacionamentos questionados nos últimos dois anos. Com a volta gradual à vida em sociedade, os processos de divórcio estão em alta. A reportagem do New York Times mostra que juízes e advogados familiares nunca estiveram tão ocupados. Mas nem tudo é o fim do mundo. Repensar o casamento durante a pandemia trouxe benefícios para muitos — na reportagem da Trip, terapeutas falam sobre como os casais encararam esse período tão desafiador.

  • Ganhador do prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2012, “A SEPARAÇÃO” é um longa iraniano que retrata o divórcio entre Nader (Payman Maadi) e Simin (Leila Hatami). Enquanto ela quer deixar o Irã, ele se recusa pois precisa cuidar do pai que está doente. Em meio ao processo de divórcio, uma acusação criminal contra Nader complica ainda mais a situação e bota em cheque a relação dos dois.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Além de toda a carga emocional de um divórcio, lidar com a parte burocrática do processo é particularmente difícil. Foi pensando nisso que a empresária Calila Matos criou o “IDIVORCIEI“, plataforma online que oferece consultoria e prestação de serviços para quem está se separando. Da parte financeira até a parte jurídica, a startup conta com uma rede de profissionais parceiros que auxiliam o usuário. É possível também encontrar ajuda em áreas como saúde emocional, moradia e até mesmo para relacionamentos futuros.

  • Em “OTÁVIO E MARINA“, a jornalista e escritora Milly Lacombe narra as desventuras de um casal aprisionado no próprio relacionamento durante o auge da pandemia. Com o lockdown como pano de fundo, Lacombe explora as dificuldades vividas por casais em um período tão tenso. São 24 capítulos que podem ser lido na íntegra no site da Revista Trip.