Taís Gasparian: “Temos hoje novas formas de censura”
Advogada aponta retrocesso no tema da liberdade de expressão no país e mostra preocupação quando se fala nos limites desse direito
Desde o fim da ditadura no Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, que garante o direito à liberdade de expressão, assistimos avanços nesse tema, mas tivemos também retrocessos que nos trazem outras outras formas de censura. É o que diz a entrevistada do Podcast da Semana, a advogada Taís Gasparian. Ela é especialista na área do direito civil relacionado à mídia, à publicidade e à internet.
“A sociedade não muda de um dia para o outro. Nesses anos após a Constituição Federal a gente viu um avanço, mas a partir de 2013, com as polarizações, as coisas começaram a mudar”, diz a Gama. “Eu não falaria com tanta certeza hoje que nós estamos evoluindo nessa questão de abolir qualquer forma de censura. Tivemos um retrocesso e a gente começa a ver outras formas de censura.”
Gasparian é cofundadora do Tornavoz, uma associação que trabalha para garantir a defesa jurídica especializada àqueles que sofrem processos em razão do exercício da manifestação do pensamento e da expressão. Isso por meio de um grupo de advogados com formação específica sobre a questão.
Na conversa com Gama ela afirma que discutimos pouco esse tema no Brasil, se comparado a países da Europa e os Estados Unidos, aponta um grande retrocesso no tema e mostra preocupação quando se fala nos limites desse direito.
Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic
Edição de som: Roberto Soares
No link abaixo e também no Deezer,Spotify,Apple Podcast,Google Podcastvocê escuta este episódio.
-
CAPA O que é censura hoje?
-
1Reportagem Como funcionam as censuras contemporâneas
-
2Sociedade Por que mulheres censuram seus corpos e ideias?
-
3Podcast da semana Taís Gasparian: "Temos hoje novas formas de censura"
-
4Conversas Eduardo Jardim: 'A ditadura não criou nada do ponto de vista da arte'
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana