Rita Lobo e o perigo dos ultraprocessados — Gama Revista
O que o brasileiro cozinha?
Icone para abrir

3

Podcast da semana

Rita Lobo: "Quem não sabe cozinhar vira presa da indústria de ultraprocessados e cai em modismos"

Apresentadora de TV e criadora do Panelinha lança livro definitivo aos 23 anos de carreira e diz que, ao cozinhar, aprendemos mais sobre nós mesmos e melhoramos nossas relações

Isabelle Moreira Lima 11 de Junho de 2023

Rita Lobo: “Quem não sabe cozinhar vira presa da indústria de ultraprocessados e cai em modismos”

Isabelle Moreira Lima 11 de Junho de 2023
Divulgação/editora panelinha

Apresentadora de TV e criadora do Panelinha lança livro definitivo aos 23 anos de carreira e diz que, ao cozinhar, aprendemos mais sobre nós mesmos e melhoramos nossas relações

Rita Lobo chega aos 23 anos de vida do Panelinha, site que virou editora, escola, loja, canal no YouTube e produtora de TV, com a publicação de um livro que considera definitivo. São 550 receitas que formam uma espécie de oráculo da cozinha brasileira doméstica contemporânea. Poucos dias depois deste lançamento, iniciou na TV a nova temporada do “Cozinha Prática”, programa que tem há 11 anos. Agora, ela se lança na temporada batizada de #ReceitaDesafio, em que justamente desafia os telespectadores a largarem todas as barreiras que os afastam da cozinha, seja preguiça, falta de tempo ou qualquer outra justificativa.

Com a realização de tantos feitos, ela quer ainda mais: escalar sua voz para além dos milhões de brasileiros que já a ouvem, como é fácil verificar em sua conta de quase 2 milhões de seguidores no Instagram. Depois de lançar livros temáticos e específicos, fazer 16 temporadas na TV e deste mais recente livro-compêndio, ela quer que sua voz seja amplificada para quem ainda não a ouviu e levar todo mundo para a cozinha.

“Ensino a cozinhar porque quem cozinha tem uma vida melhor”, afirma a Gama. Isso porque come-se melhor, de forma mais variada, saborosa e, acima de tudo, saudável. “Quem não sabe cozinhar vira presa dessa indústria de ultraprocessados, cai nas pegadinhas, nos modismos, e tem menos chances de ter uma alimentação variada, saborosa”, diz ela que há anos comprou briga contra os gigantes dos ultraprocessados e faz um ativismo pela comida de verdade.

Entrevistada da edição sobre comida do Podcast da Semana, Rita fala sobre como a cozinha é lugar para a família inteira, os novos planos do Panelinha, sua rotina de exercícios e diz que “ao cozinhar, você aprende mais sobre você e melhora as relações”.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

Edição de som: Laura Capelhuchnik

No link abaixo e também no Deezer, Spotify, Apple Podcast, Google Podcast você escuta este episódio.

Produto

  • Panelinha
  • Rita Lobo
  • Senac São Paulo
  • 480 páginas

Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.