Alimentação — Gama Revista

Alimentação

Imagem de destaque do post
Ler

O guia alimentar considerado modelo lá fora

Vale ler o Guia Alimentar para a População Brasileira, que virou assunto na última semana, quando o Ministério da Agricultura divulgou nota técnica com diversas críticas ao documento e um pedido de extinção da classificação que desaconselha ultraprocessados, o que foi visto por cientistas estrangeiros como fruto de lobby da indústria. O guia foi desenvolvido há quase uma década por um time de pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo e sempre foi considerado um modelo para outros países. O estudo, chefiado pelo professor Carlos Augusto Monteiro, foi feito a partir da mesa do brasileiro, o orçamento médio das famílias e seus hábitos. Recomendamos ainda ler esta entrevista com Carlos Monteiro e ouvir este podcast em que Rita Lobo, criadora do Panelinha e entusiasta do guia, defende sua importância.
Imagem de destaque do post
Ir

Para viagem, por favor

Pedir comida por aplicativos tem sido uma maneira de apoiar restaurantes, um dos setores afetados pelo distanciamento social provocado pelo coronavírus. Mas e quanto aos restaurantes que não estão no iFood ou no Uber Eats? O site Não Deixe Fechar a Conta apresenta uma resposta para a pergunta. Sem fins lucrativos, a plataforma reúne restaurantes pequenos de todo o Brasil, separando-os por cidade. O site busca reconectar clientes com seus restaurantes favoritos, assim como garantir a existência dos estabelecimentos dos que ainda querem visitar no futuro pós-quarentena.
Imagem de destaque do post
Assistir

Se depender dela, você não vai passar fome

Gênia da cozinha prática e criadora do site Panelinha, Rita Lobo preparou um compilado de receitas, listas de compras, orientações para higienizar e congelar alimentos e vídeos para os dias de distanciamento social. Ela tem feito lives direto da cozinha de casa, de onde ensina pratos e bota a família para cozinhar com ela - o marido Ilan Kow aprendeu ao vivo a preparar feijão. Na última semana, até o humorista Fábio Porchat, que não frita um ovo, dividiu a tela com Rita e se aventurou a preparar uma omelete com a esposa Nataly. Há ainda um vídeo didático de como fazer pão chato com fermento biológico (de bolo) em poucos minutos.