André Alves: “As mídias sociais são incubadoras da inveja" — Gama Revista
Qual é a sua fantasia?
Icone para abrir

2

Podcast da semana

André Alves: "As redes sociais mostram momentos idealizados ao máximo"

Para psicanalista e pesquisador, fênomeno do FoMO é causado pela ideia de que tudo o que está no feed é real, e não um recorte idealizado

Isabelle Moreira Lima 19 de Fevereiro de 2023

André Alves: “As redes sociais mostram momentos idealizados ao máximo”

Para psicanalista e pesquisador, fênomeno do FoMO é causado pela ideia de que tudo o que está no feed é real, e não um recorte idealizado

Isabelle Moreira Lima 19 de Fevereiro de 2023

Já pegou o celular e, ao ver as redes sociais, teve a sensação de que as outras pessoas estavam se divertindo muito mais do que você? Nesta edição do Podcast da Semana, Gama discute o FoMO (fear of missing out, na sigla em inglês), ou o medo de estar perdendo algo. “O FoMO está profundamente ligado ao tempo de exposição às mídias digitais e a quão acelerada é a nossa vida e a nossa psique. Essa dificuldade de lidar com a perda chega exatamente no sujeito que está vivendo a vida na velocidade dois, na correria”, diz André Alves, psicanalista e escritor que é o entrevistado desta edição.

Para Alves, que é também pesquisador e apresentador do podcast Vibes em Análise, é difícil dissociar o FoMO da internet, que mostra um recorte mínimo de algo como se fosse uma verdade universal. “O que as redes sociais mostram é um recorte, é um pedaço, não é uma vida inteira, são momentos saturados e idealizados ao máximo. As mídias sociais são uma incubadora de inveja a céu aberto”, afirma. E adiciona: “A falta e a inveja vão virando uma coisa meio única. Sentimos falta de algo que não perdemos, mas inconscientemente achamos que perdemos“.

Alves reflete sobre a inveja, sobre a relação do FoMO com o corpo no Carnaval, e fala também sobre a importância da festa como uma experiência coletiva autêntica que não pode ser subestimada. Por fim, dá dicas do que é importante fazer para que FoMO não seja um dominador paralisante.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

Edição de som: Pedro Pastoriz

No link abaixo e também no Deezer, Spotify, Apple Podcast, Google Podcastvocê escuta este episódio.