André Alves e Lucas Liedke: “Há uma libertação em falar sobre o que é negativo”
Psicanalistas e pesquisadores da Float contam como levam temas difíceis e sofrimentos que são ao mesmo tempo individuais e coletivos ao debate das redes sociais e ao seu podcast
Numa época em que mensagens motivacionais, a ideia de autocuidado e de uma busca incessante pelo bem estar imperam, dois psicanalistas e pesquisadores se uniram para investigar os males contemporâneos e discutir de forma pop e direta com o público da internet sobre como lidamos com nossas angústias. “Nossa vontade era de falar de assuntos que tanto mercado quanto mídia de massa tentavam evitar. Assuntos meio cabeludos, espinhosos, difíceis e até menos positivos”, diz André Alves, que junto a Lucas Liedke compõe a Float, uma empresa de estratégia, produção de conteúdo e experiências de aprendizado.
“Trabalhamos com bad vibes. Tem uma certa libertação em falar sobre o que é negativo, difícil e mais complexo do que um post do Instagram”, afirma Alves no terceiro episódio de “Motivações Genuínas”, que investiga o que move criadores e artistas. A série é criada e dirigida por Ioram Finguerman e tem o apoio da Gama.
Juntos, Alves e Liedke apresentam o podcast “Vibes em Análise”, em que falam sobre conceitos clássicos da psicanálise por meio de um sofrimento bastante atual e com referências pop. Assim, para falar de controle, por exemplo, eles usam a imagem do detox, algo bastante popular hoje, que está em todos os lugares, das redes sociais às prateleiras de supermercado. “Com esses estudos, conteúdos e falas, tem uma intenção de difusão da psicanálise. Agora, é óbvio que a gente não pode acreditar que por uma pessoa estar seguindo esse conteúdo de psicanálise ela está fazendo análise. Não acredito que a psicanaálise é uma formula mágica que vai acabar com os problemas do mundo, mas talvez nos faz lidar com a castração e com o fato de que esse inconsciente vai continuar aí”, diz Liedke. “O inconsciente não se esgota, não vai se esgotar, e a gente vai ter que sobreviver assim mesmo”, completa Alves.
André Alves e Lucas Liedke estão na primeira temporada de “Motivações Genuínas”, uma série documental que apresenta um olhar sobre a formação e as histórias de artistas e criadores que realizam projetos relevantes, originais e que tem um efeito positivo na sociedade. Os outros episódios desta temporada trazemo violonista João Camarero; a instrumentista Beth Beli, fundadora do bloco Ilú Obá de Min; o designer, artista plástico e criador do Erê Lab, de brinquedos para espaços públicos, Roni Hirsch; e Rubens Amatto, fundador da Casa de Francisca, casa de shows que ocupa um palacete centenário no centro de São Paulo. São entrevistas de 12 a 25 minutos em que eles contam sobre suas vidas e obras. Os episódios serão lançados semanalmente.
Os vídeos podem ser assistidos no site da Gama e no canal da revista no YouTube.
VEJA TAMBÉM:
“Motivações Genuínas” mostra o que move as pessoas a realizar seus projetos de vida
João Camarero: “A música é o elemento mais humanizador possível”
Beth Beli: “O tambor me empoderou e me levou a tantos lugares do mundo”