Ray-Ban Aviator
O que militares, astros da música e feministas têm em comum? Todos eles usam um dos mais populares óculos de sol de todos os tempos
-
O que é
Feitos de metal, esses óculos de sol se tornaram icônicos na face de pilotos de caça durante a segunda guerra mundial. Com lentes grandes e escuras, o Ray-Ban Aviator conquistou o mundo em “Top Gun” (1986) e em “Stallone: Cobra”(1986) e virou um símbolo de estilo ao longo das décadas. O modelo clássico conta com uma armação dourada e fina e lentes convexas em tons verdes. O tamanho das lentes, inclusive, é um dos detalhes mais marcantes dos óculos – que costumam ter uma área quase três vezes maior do que a área do olho. Chamada de G-15, essa lente permite que apenas 15% da luz presente no ambiente passe por ela, algo revolucionário na época em que o modelo Aviator foi criado. Buscando minimizar ao máximo a quantidade de luz que pode atrapalhar a vista do usuário, esse óculos de sol foi criado como um apetrecho de guerra, mas logo foi adotado por celebridades e por Hollywood. O formato, que imita óculos de pilotos de caça aéreos, se estabeleceu na cultura pop e se tornou um dos mais famosos modelos de todos os tempos.
-
Quem faz
Pilotar um avião militar não é tarefa fácil. No começo do século 20, o piloto americano John Macready buscava contornar a dificuldade de voo em grandes altitudes causada pela alta luminosidade. O piloto entrou em contato com a Bausch & Lomb, empresa especializada na saúde dos olhos, e juntos eles começaram a trabalhar em um modelo de óculos de sol que pudesse reduzir o efeito dos Raios UV durante os voos. Em 1937, o modelo foi finalizado e colocado à venda para sucesso imediato. Escolha de nove em cada dez militares americanos, o Aviator também se tornou bem popular entre o público que buscava um look mais aventureiro. O nome, Ray-Ban, era autoexplicativo e comunicava bem a função dos óculos – banir os raios UV. O sucesso foi tamanho que a Bausch & Lomb continuou a produzir óculos de sol sob a marca Ray-Ban, atualizando o modelo Aviator e lançando outros clássicos como o Wayfarer.
-
Por que é tão desejado
Quando o general Douglas MacArthur, uma das mais importantes figuras da segunda guerra mundial, desembarcou em uma praia das Filipinas em 1944, ele usava um Ray-Ban Aviator. O óculos foi adotado pela força militar americana e, 85 anos depois, ainda é sinônimo do exército estadounidense. Mas não pense que foram só os militares que tomaram gosto pelo modelo, inúmeras figuras famosas – de músicos a ícones feministas – adotaram o Aviator como parte de seu look. Elvis Presley, David Bowie, Paul McCartney e Freddie Mercury são alguns dos nomes que ostentaram o modelo ao longo dos anos. Enquanto discursava em prol do feminismo, a ativista Gloria Steinem também usava um Aviator. A presença do modelo no look das mais importantes figuras de nosso tempo foi o suficiente para cimentar o status do óculos como uma das peças de moda mais reconhecíveis dos últimos 100 anos. Some isso a uma série de aparições do modelo em uma quantidade considerável de filmes de Hollywood e é possível entender o seu sucesso.
-
Vale?
Quanto você está disposto a pagar por um óculos de sol? Essa é a pergunta que deve ser feita na hora de comprar um Ray-Ban Aviator. Com 85 anos de história, o modelo já é consagrado no mundo fashion e é difícil argumentar contra o seu apelo estético. O preço de tamanho pedigree, no entanto, pode ser salgado. Se você deseja se aventurar nos céus, é possível personalizar o modelo no site da Ray-Ban e escolher diferentes lentes, armações, colorações, ponteiras e até mesmo o estojo dos óculos. E se você tem dúvidas se o óculos combina com o formato do seu rosto, o site da marca oferece uma ferramenta que permite com que você experimente o Aviator de maneira virtual.
-
Como comprar
No site da Ray-Ban, é possível encontrar diferentes modelos com preços que vão de R$ 800 até R$ 1.080.