Mochila Fjällräven Kanken
Conheça a bolsa sueca que é onipresente nos quatro cantos do mundo
-
O que é
Inspirada no mantra sueco “costas retas são costas felizes”, a mochila Kanken, da marca Fjällräven, é feita principalmente de vinalon, tecido sintético, durável e resistente à água.
Aparentemente ela pode não ser nenhum grande feito da humanidade, mas alto lá: se não fosse comprovadamente interessante, esse acessório meio quadradão, de alças finas, não teria rodado o mundo.
-
Quem fez
Criada em 1978, a mochila é o principal produto da marca de nome impronunciável para quem faltou à aula de sueco – Fjällräven (tente fialráven, que significa raposa-do-ártico). Aos 14, o futuro empresário Åke Nordin gostava de passar a maior parte do tempo ao ar livre. Depois de várias trilhas não tão satisfatórias pelas montanhas, o garoto percebeu que o problema não era o vento gelado ou o cansaço das pernas, e sim o que carregava nas costas. Decidiu ele mesmo criar a própria mochila com uma armação de madeira para distribuir melhor o peso da carga. Em 1960, nascia a Fjällräven, cujas mochilas, feitas inicialmente para crianças em idade escolar, hoje estão em todo lugar.
-
Por que são tão desejadas
Ninguém sabe ao certo. Mas o apelo vintage e o estilo minimalista podem ser uma parte da explicação. Sintonizada com as angústias do mundo moderno, a marca fez uma aposta forte na sustentabilidade. Não utiliza PVC (plástico) e vem tentando abolir o uso de PFCs, substâncias químicas altamente tóxicas utilizadas em casacos e roupas impermeáveis.
-
Vale?
Segundo a própria Fjällräven, o objetivo é que, depois de adquirir uma, você não tenha que comprar outra por um “longo, longo tempo” – isso se você não precisar de uma de cada cor, claro. Portanto, se você se preocupa com o meio ambiente e não liga de encontrar outros humanos pelo mundo carregando a mesma mochila, parece que a resposta é sim, vale.
-
Como comprar
No site oficial da marca, são vendidas com preços a partir de R$ 679.