Mizuno Wave Prophecy
Criado no Japão para atletas, esses tênis são coloridos, confortáveis e se tornaram objeto de ostentação em bailes funks
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O QUE É
Um tênis voltado para atletas de alto rendimento com tecnologia que promete 30% a mais de amortecimento. Tem solado composto por borracha e carbono, que oferece maior durabilidade e aderência e tecido com propriedades elásticas. Mas o principal detalhe do modelo são as canoplas no solado, que servem para potencializar a circulação de ar. É isso que torna o visual do tênis marcante também. O que talvez tenha levado esse sapato a passos distantes do esporte. Se eles já ajudaram Carl Lewis no mundial de corrida de 1991 a atingir o recorde 9 segundos e 86 centésimos, e se Ayrton Senna teve seus pés moldados para produção exclusiva de calçados em 1994; hoje, por onde você olhar num baile funk verá alguém calçando o “Mizuno de mil”, ou seja, o Mizuno Wave Prophecy, nos pés.
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QUEM FEZ
A Mizuno foi criada no Japão, em 1906. A primeira loja foi aberta pelos irmãos Rihachi e Rizo Mizuno com o nome de “Mizuno Brothers LTDA” em Kita-Ku Osaka. Em 1913, com a expansão da marca, eles alteraram o nome para apenas “Mizuno”. Em 1938, a empresa abriu o departamento de pesquisa e desenvolvimento, o que proporcionou o aumento da qualidade dos tênis. O primeiro produto com tecnologia wave — antecessor do “Mizuno de mil” — é o Wave Rider em 1997. Já o “Mizuno Wave Prophecy” levou sete anos de pesquisa e desenvolvimento até seu lançamento em 2011. Somente nos anos de 1990 os produtos Mizuno aparecem no mercado brasileiro, mas a primeira loja oficial foi inaugurada em 2017.
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POR QUE É TÃO DESEJADO
O sucesso está interligado diretamente ao funk ostentação, que emergia nos bailes em 2010. O tênis se tornou parte do estilo dos funkeiros, um objeto cultural que reflete a experiência e vivência na periferia, assim como o óculos Juliet. E, como o produto foi feito para esportes, o conforto e resistência caem no gosto popular que busca cada vez mais unir o útil ao agradável. Passado mais de uma década, a marca ainda se configura como objeto de ostentação. Mas, como os valores dos originais são desproporcionais com a realidade da periferia, resulta na busca de meios alternativos, como restaurar tênis considerados inutilizáveis. E é aí que entra a Mizuneira Restaurações em Diadema, São Paulo, que arruma todos os defeitos que o produto pode apresentar. A marca original já tentou impedir o seu trabalho, perguntando onde Eduardo Oliveira (dono da Mizuneira) conseguia material de base e solicitou que estas empresas fechassem imediatamente. Ao lado dele, o mercado paralelo vende produtos similares por cerca de R$ 100.
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VALE?
Talvez não seja exatamente o seu estilo, mas se o que procura é conforto, durabilidade ou o “estilo da quebrada”, com certeza. Como citado antes, a finalidade do produto pode ser variada, mas, em tudo o que se propõe, aponta benefícios. O problema pode ser o preço. Históricamente, sempre foi caro: quando foi lançado, o valor do produto era muito acima do salário mínimo — na época, o tênis custava em média R$ 999 e o salário era de R$ 540.
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ONDE COMPRAR
Você pode encontrar no site oficial da Mizuno Brasil, tênis saem a partir de R$ 199. E por se tratar de uma marca reconhecida, os produtos estão em qualquer loja de sapatos do país.
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