Carranca
Inspirada em embarcações europeias e no gorila King Kong, essa estátua bota medo em qualquer um e afasta maus espíritos
-
O QUE É
Grandes olhos avermelhados, uma boca aberta com dentes afiados e uma expressão digna de um monstro de filme de terror. Se você já avistou essa escultura na casa de sua avó, é bem provável que tenha se assustado com a gárgula brasileira. Também conhecida como carranca, a estátua é feita de madeira e carrega em si traços antropomórficos que dão medo até mesmo em criaturas sobrenaturais. O tamanho da peça pode variar, mas a escultura sempre retrata o pescoço e a cabeça da criatura. A figura costuma ter o mesmo padrão de cor – preto, vermelho e branco –, mas existem versões com colorações diferentes. Além de decorar casas, a crença popular afirma que a carranca é capaz de proteger um lar e afastar os maus espíritos.
-
QUEM FEZ
Conhecidas como figuras de proa, as estátuas decorativas de embarcações europeias serviram como inspiração para os barqueiros que navegavam pelo Rio São Francisco. Os primeiros registros da versão brasileira datam de 1888 e, assim como sua contraparte europeia, as carrancas enfeitavam as proas dos barcos e identificavam cada embarcação. Com o surgimento de navegações de metal, as carrancas desembarcaram e passaram a adornar casas e estabelecimentos. Atualmente, o design mais famoso do objeto é a chamada “carranca vampiro”, criada pelo mestre escultor Severino Borges de Oliveira, o Bitinho. A inspiração veio de um dos monstros mais famosos do cinema – o gorila King Kong.
-
POR QUE É TÃO DESEJADO
Acredita-se que o objeto tem características místicas, capaz de afastar maus espíritos e garantir segurança ao barco ou local que o abriga. Para os barqueiros, a carranca era capaz de intimidar animais e protegê-los contra seres sobrenaturais que habitavam o rio. Quando a estátua passou a decorar casas, ela começou a ser utilizada como um amuleto de proteção. Afinal, se ela é capaz de afastar um ser folclórico como o Nego D’água, ela também protegeria uma simples casa.
-
VALE?
O valor cultural da carranca é imenso. Feitas de maneira artesanal, essas estátuas são marcos culturais da Vale do São Francisco, no Nordeste do país, e servem como atrativo turístico da região. Símbolo não oficial do território, a peça é um pedaço da história brasileira.
-
ONDE COMPRAR
Como as carrancas são obras artesanais, as melhores peças são vendidas no Vale do São Francisco. Se você não pretende viajar para a região em um futuro próximo, é possível comprar uma carranca em lojas de departamento e estabelecimentos especializados em itens decoração. O preço varia entre R$ 35,00 e R$ 150,00, a depender da qualidade e do tamanho do produto.