Objeto de Análise -- Capa de chuva Rains — Gama Revista
© Rains

Capa de chuva Rains

O acessório dinamarquês que ensina que tempo ruim é uma questão de ponto de vista

Laura Capelhuchnik 19 de Outubro de 2021
  • O que é

    Uma capa de chuva profundamente dinamarquesa: de design simples e tecido leve, mas que é bastante resistente à água e a outras intempéries. A capa é uma releitura descolada e atualizada das vestimentas clássicas de borracha feitas para enfrentar a chuva. E tem um capuz ajustável que também faz as vezes de boné. Alguns dados sobre os dinamarqueses podem ajudar a entender este produto: o profundo apreço pelo aconchego (eles têm até uma palavra específica para se referir à sensação de conforto: hygge); a influência da herança escandinava e seu design minimalista e o fato de que lá chove, em média, 120 dias por ano.

  • Quem fez

    Os fundadores da marca, Philip Lotko e Daniel Hesselager, foram colegas na faculdade de design e negócios da VIA University, na Dinamarca, e fizeram o primeiro produto da Rains ainda durante o curso. Hesselager estudava design de móveis e Lotko, relações públicas. O embrião da marca, que começou como um projeto paralelo à faculdade, foi um poncho revestido de poliuretano, o mesmo tecido que hoje dá leveza à capa de chuva.  “Naquele momento, não percebemos que seria um conceito completo, mas a ideia de combinar design e estilo com um produto técnico nos fascinou”, explicou um dos fundadores ao site americano Fashionista.

  • Por que é tão desejado

    Porque é uma capa de chuva que cumpre bem o esperado (manter a pessoa que usa o mais seca possível), mas traz consigo o apelo da simplicidade e do estilo de vida escandinavo, que reina entre as tendências da internet, sobretudo no Pinterest. Além disso, a Rains persegue o desenvolvimento de um negócio sustentável, engajado com as necessidades do meio ambiente e das pessoas. Isso se reflete no jeito como apresenta a seleção dos materiais que utiliza, a durabilidade dos produtos (a marca aposta na longevidade dos acessórios como o caminho para melhorar seu impacto no planeta) e também das embalagens: as lojas físicas da marca só trabalham com plástico reciclado.

  • Vale?

    A leveza da capa não se aplica ao bolso de quem a adquire, especialmente porque quem está no Brasil será obrigado a fazer a conversão para a moeda local. Mas vale pelo estilo e durabilidade do produto e pelo olhar atento da marca à sustentabilidade. Além das opções de cores, que não se encontram em qualquer loja de capas de chuva.

  • Como comprar

    Não há unidades da Rains no Brasil. Por aqui, a grife Foxton começou a vender este ano alguma peças, incluindo a capa clássica, que sai por pouco mais de R$ 1 mil. A dinamarquesa tem lojas físicas em Copenhague, Paris, Nova York e Londres. Dá para comprar pela internet no site da marca, mas ainda sem entrega por aqui. O modelo tradicional sai, em média, € 80, pouco mais de R$ 500 na atual cotação da moeda europeia.

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