Caneca de ágata
Usada pelo serviço militar no século 19, ela dá uma cor diferente ao café da tarde, mas pede cuidado para que não se queime os lábios
-
O que é
Uma caneca feita em aço e revestida por dupla camada de esmalte vítreo em diferentes cores. A placa de aço, já no formato da caneca, é mergulhada em ácido sulfúrico e desengraxante, que tiram a oleosidade e a ferrugem, e deixam a louça pronta para a pintura. A primeira camada de esmalte é preta, só depois entra a cor. Com diferentes tonalidades, do branco ao preto, o objeto também possui tamanhos diversos: pode servir tanto aquele shot de cafeína com seus 70 ml, quanto um balde de chá de 380 ml. O design retrô e rústico lembra a casa da avó, uma fazenda do interior de Minas Gerais ou mesmo filmes do Velho Oeste. Sabe-se que ela foi utilizada por soldados da Primeira e da Segunda Guerra Mundial. Leve, rústica e resistente, hoje é fácil avistá-la pendurada em mochilões de acampantes ou nas mãos de um bom amante de louças de ágata.
-
Quem faz
A história dos utensílios de esmalte é muito mais antiga do que a casa de grande parte das avós – começa em 1760 na Alemanha. Buscava-se um revestimento para panelas que fosse seguro e barato, e que não deixasse alimentos com gosto metálico, mas até meados de 1840, o processo de esmaltação exigia chumbo, antimônio e arsênico, e não era ideal usá-lo em utensílios de cozinha. Foi quando os ingleses Thomas e Charles Clark tentaram (e conseguiram) produzir um revestimento esmaltado sem chumbo, e seguro para alimentos e bebidas. No Brasil, a maioria das fábricas de ágata são dos anos 70. Antes disso, todas as peças eram importadas, principalmente da Inglaterra. Atualmente, as icônicas canecas podem ser encontradas tanto em gigantes como a Tok&Stok, quanto em pequenas lojas de bairro.
-
Por que é tão desejada
O visual retrô e charmoso é o aspecto mais óbvio para colocar a caneca de ágata na lista de desejos. A constituição de aço faz dela sua louça mais duradoura e resistente, além de uma boa companhia quando o destino for um camping, a fazenda ou a praia. As cores variadas podem transformar o armário e a mesa num arco-íris. Também são fáceis de limpar (versões recentes podem, inclusive, ir para a máquina de lavar louças) e leves. Para pais ou cuidadores, fica a dica: a linha de ágata é recomendada para bebês e crianças, e não apenas por sua resistência e leveza – objetos esmaltados são atóxicos, ou seja, não contaminam alimentos com resíduos metálicos, e possuem superfície lisa com baixa porosidade, o que inibe a proliferação de germes e bactérias.
-
Vale?
Comparado a outras louças, que alcançam preços estrondosos, vale. A vasta possibilidade de cores e a resistência a tornam um objeto chave para todo tipo de ocasião, do piquenique ao ar livre com a família ao café da tarde na praia com amigos. O ponto negativo é que ela esquenta demais e pode acabar queimando o lábio de quem está afoito para tomar um cafezinho.
-
Como comprar
Só jogar seu nome no Google e procurar a cor preferida e o frete mais em conta. Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza estão entre as opções, a maioria vendendo produtos da fabricante Ewel, especializada em esmaltados, de Santa Catarina. Se busca uma loja física, pode encontrar o objeto na Tok&Stok. Os preços variam de R$ 12 a R$ 25 por unidade, a depender do tamanho da caneca e da quantidade comprada.