Boneco Labubu

Pelúcia para gente grande, Labubu, que chegou a ter suas vendas suspensas para evitar tumultos, ilustra infantilização da moda adulta

Leonardo Neiva 27 de Maio de 2025
  • O QUE É

    Um boneco peludo e meio pançudinho, com grandes orelhas apontando para cima, bochechinhas rosadas, olhos grandes como os das animações japonesas e um sorriso sapeca cheio de dentes — que você pode considerar fofo ou assustador, dependendo do ponto de vista. Mas não precisa se preocupar. “Apesar da aparência maliciosa, o Labubu tem um bom coração e sempre tenta ajudar, mas acaba acidentalmente fazendo o contrário”, descreve o site da Pop Mart, marca que produz o bichinho. Em apenas 15 carismáticos centímetros, essa pelúcia de vinil feita com PVC e poliéster virou obsessão no mundo todo e hoje surge pendurada em bolsas e mochilas por meio da alça que sai da cabeça do monstrinho. Os bichos, que parecem estar usando casaquinhos peludos, também vêm em várias cores e tipos. Tem Labubu de olhos brilhantes, dormindo, apaixonado… e essa é só a linha básica do brinquedo, chamada “Exciting Macaron”. Fora dela, dá para encontrar o monstrinho na versão sereia, princesa, Halloween ou até em edições especiais, como a coleção com os personagens de “One Piece”. Muitos donos também vêm personalizando seus bonecos com acessórios de marcas como Prada e Louis Vuitton. E, se você gosta de surpresas, a empresa responsável ainda vende a pelúcia em blind boxes, daquelas em que você só sabe o quanto vai pagar, mas não o que vai receber.

  • QUEM FEZ

    O Labubu foi criado em 2015 pelo artista e ilustrador Kasing Lung, de Hong Kong. Os mais atentos talvez notem uma semelhança com as fadas e elfos do folclore nórdico nos traços do monstrinho. Essa de fato é uma das principais inspirações da obra de Lung, com a qual entrou em contato assim que se mudou para a Holanda, ainda criança. O artista, que tinha o hábito de desenhar cenas de conto de fada desde pequeno, criou todo um universo de bichinhos para sua coleção “Os Monstros”, que apareceram primeiro como ilustrações, personagens de livros infantis e em quadros nas suas exposições. O Labubu é o mais popular dentre vários personagens bons e maus que integram a série. Em 2019, o artista acabou fechando contrato com a fabricante chinesa de brinquedos Pop Mart, que popularizou o boneco a nível global. E o resto é história.

  • POR QUE É TÃO DESEJADO

    Você já deve ter visto nas redes alguma celebridade com seu Labubu a tiracolo. Há algum tempo, eles vêm integrando looks de famosos como Rihanna, Dua Lipa e Lisa do grupo de k-pop Blackpink — e da última temporada de “The White Lotus” (2021-). Aqui no Brasil, vem sendo usada por celebridades como a atriz Marina Ruy Barbosa e a influencer Virginia. Mas não é só porque virou queridinho dos ricos e famosos que o boneco está esgotado em quase todos os lugares, teve as vendas presenciais suspensas no Reino Unido sob a justificativa de “preservar a segurança dos consumidores” e já foi alvo de cópias genéricas de todos os tipos por aí — quer maior atestado de sucesso que esse? O Labubu vem bombando em redes sociais como Instagram e, principalmente, no TikTok. Ele também integra duas tendências de sucesso no mercado: o ugly-cute, que popularizou personagens feios mas estranhamente fofinhos; e a estética kawaii, tendência surgida no Japão que traz elementos multicoloridos e infantilizados para a moda e a arte. Uma aposta que vem se mostrando acertada. Até o momento, os monstrinhos geraram um lucro também monstruoso, de mais de US$ 2,3 bilhões para a fabricante Pop Mart. E o fenômeno não dá mostras de estar desacelerando.

  • VALE?

    Se você já se apaixonou pelos Labubus, saiba que infelizmente colecionar os monstrinhos não é um hobby fácil nem barato. Embora as linhas mais básicas do boneco estejam dentro do orçamento de muita gente, elas também são bem mais simples, menos personalizadas e bastante carentes de enfeites. Para além da estranha fofura dos monstrinhos, depende muito da sua lista de prioridades pois é preciso desembolsar algumas centenas ou até milhares de reais para entrar no hype e ostentar versões dos Labubu que vão fazer bonito no look e nas redes sociais.

  • ONDE COMPRAR

    A pergunta de um milhão de dólares. Pelo menos no Brasil, as opções são bastante limitadas, já que a chinesa Pop Mart não existe no país. Portanto, para quem quer ter em mãos o boneco original, é preciso recorrer a importadoras e revendedoras, a preços ainda mais salgados. Além disso, tem outro problema: extremamente populares, boa parte dos bonecos estão fora de estoque até no site oficial da marca. Enquanto em lojas de brinquedos como a Ri Happy todos os modelos já se encontram esgotados, há várias opções pouco confiáveis circulando. Em plataformas revendedoras, os produtos originais não saem por menos de R$ 250 e facilmente ultrapassam os milhares de reais. Uma edição limitada como a versão grande do personagem Chopper, de “One Piece”, com 79 cm de altura, sai por US$ 1.259,90 (R$ 7.150 na cotação atual).

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação