A panqueca de chocolate mais deliciosa e fácil do mundo
Fofinhas e saborosas, elas são servidas com calda de chocolate meio amargo e fazem o maior sucesso no café da manhã do fim de semana
Gama convida Lena Mattar, cozinheira, sommelière e publicitária, para compartilhar uma receita fácil e deliciosa. Ela, que tem um site de cozinha, explica a escolha:
“Eu gosto dessa receita porque, além de gostosa, é simples e o chocolate dá uma variada na panqueca de sempre – e eu valorizo muito essas pequenas variações no dia a dia que tiram a gente do lugar comum com pouco esforço. Além disso, é uma receita que costuma agradar todo mundo (as crianças amam!), pois se é difícil alguém não gostar de panqueca, com chocolate então nem se fala. Para mim, ela é ideal para o café da manhã ou brunch de final de semana, quando temos um pouquinho mais de tempo e podemos curtir o preparo, prestar atenção para dar o ponto perfeito de cada panqueca no fogo brando, empilhá-las cuidadosamente para então regá-las com mais chocolate. Por último, mas não menos importante: é daquelas receitas que também podemos saborear com os olhos”.
E complementa: “Uma vez uma seguidora me mandou uma foto em que a pilha de panquecas virou bolo de aniversário do filho no café da manhã. Morri de amores, pois era o suprassumo das minhas intenções com essa receita”.
Ingredientes
Da panqueca:
1+ 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de sal
2 ovos
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite integral
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de gotas de chocolate
Da calda:
225g de chocolate meio amargo picado grosseiramente
3/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco
1/4 de xícara (chá) de leite integral
Modo de preparo
Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o cacau, o fermento e o sal. Misture e reserve.
Em outra tigela, misture os ovos e o açúcar. Adicione o leite, o óleo e a essência de baunilha e misture.
Adicione os ingredientes molhados ao secos e misture até incorporar, tomando cuidado para não mexer demais. Adicione as gotas de chocolate e misture o suficiente para incorporá-las. Deixe a massa descansar por 15 minutos.
Enquanto isso, faça a calda de chocolate. Misture o chocolate com leite e o creme de leite e leve ao microondas por aproximadamente 20-30 segundos. Misture bem até obter uma calda homogênea. Se quiser fazer no fogão, despeje o leite e o creme de leite em uma panela e aqueça sem deixar ferver. Tire do fogo. Acrescente o chocolate e misture até que ele derreta e a calda esteja homogênea. Reserve.
Aqueça uma frigideira em fogo médio-baixo e unte com uma gotinha de óleo. Para cada panqueca, meça 1/4 de xícara de massa e despeje na frigideira. Deixe de 1 a 2 minutos ou até que bolhas comecem a se formar na superfície. Tomando cuidado, vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Deixe por mais 1 ou 2 minutos e tire do fogo. Eu gosto de colocá-las numa travessa dentro do forno previamente aquecido, porém desligado. Assim, elas se mantém aquecidas.
Repita o procedimento até fazer toda a massa. Sirva com a calda de chocolate.
VEJA TAMBÉM:
Receitas simples (mas exuberantes) de Ottolenghi
Como não cair de amores pela babka?
Uma sopa para cada dia da semana