Ouça essas entrevistas para se inspirar e ter um 2025 pautado pelo bem-estar
Saúde mental, relacionamentos, trabalho, sexualidade, consumo de álcool e organização da casa são alguns dos temas para nos preparar para o Ano Novo
Saúde mental, relacionamentos e trabalho foram alguns dos temas abordados pelo Podcast da Semana ao longo de 2024. A cada sete dias, o programa traz um bate-papo com um convidado especial sobre o tema da edição publicada aos domingos. Selecionamos seis episódios que podem inspirar você a viver melhor em 2025, que discutem não só as áreas já mencionadas, mas também sexualidade, consumo de álcool e organização da casa. Confira a seguir:
-
1
Luciana Saddi, sobre álcool: “Procure saber quando você está realmente com vontade de beber”
Exagerou na bebida?
Como é sua relação com a bebida? A psicanalista Luciana Saddi, entrevistada neste episódio do Podcast da Semana, ressalta a importância de investigar os motivos que nos levam a beber, refletindo se o álcool é recreativo ou uma forma de lidar com questões internas. Saddi é membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e autora de “Educação para a Morte” (Patuá, 2017), além de coautora de “Alcoolismo” (Blucher, 2024) e “Maconha: Os diversos aspectos, da história ao uso” (Blucher, 2021).
-
2
Renata Ceribelli: “O prazer sempre foi proibido para a mulher”
Tá com tesão?
Globo/Manoella Mello Jornalista com longa carreira na televisão, Renata Ceribelli resolveu mergulhar no prazer feminino. Depois de enfrentar resistência nas suas primeiras tentativas de levar o tema para a TV aberta, ela enfim conseguiu o feito com o podcast “Prazer, Renata”, que virou quadro no “Fantástico”, na TV Globo. Nesta entrevista a Gama, ela fala sobre a revolução que a masturbação durante a pandemia trouxe para a vida sexual das mulheres, comenta a importância do autoconhecimento, dos tabus que as mulheres enfrentam e sobre a sua própria relação com o tesão.
-
3
André Alves: “É a insatisfação que nos move”
O que te traz satisfação?
Divulgação Estar satisfeito com a vida, com o trabalho, com os relacionamentos é privilégio de poucos. Até porque, hoje é possível passar o dia se comparando com outras pessoas, rolar o feed do Instagram e do TikTok e achar que a vida, o corpo, a família do outro é mais interessante do que a nossa realidade. Quando nos comparamos fica difícil encontrar a satisfação. Mas será que existe essa possibilidade? Nesta entrevista a Gama, o psicanalista André Alves fala do sentimento de satisfação em diferentes frentes da vida e discute até que ponto é saudável tê-lo como objetivo. “É a insatisfação que nos move. Atender questões que são colocadas dentro de nós ou que brotam dentro de nós é um dos desafios que a gente tem na vida”, diz.
-
4
Camila Fremder: “Para o date ser bom, a gente pode ser mais sincero, ser mais real”
Ainda dá pra flertar?
Divulgação O que está acontecendo com o flerte, com a maneira que a gente tenta se relacionar? Será que as pessoas estão cansadas dos apps de relacionamento, das infinitas mensagens online que muitas vezes não viram nada ou, no máximo, rendem um date ruim? No episódio, a podcaster, roteirista e escritora Camila Fremder, 42, trata desse tema com a experiência de quem coleciona histórias de seus ouvintes. Ela também fala sobre suas próprias experiências e sobre o que, afinal, as pessoas buscam hoje num relacionamento: “Todo mundo quer uma companhia, essa idealização de ver série junto”.
-
5
Taly Jaia Szwarcfiter: “É preciso saber que você nunca vai completar o check-list de tarefas”
Você vive para trabalhar?
Será que estou vivendo ou só pagando boletos? Essa dúvida comum reflete a exaustão no trabalho, tema deste episódio com Taly Jaya Szwarcfiter. Psicóloga pela Universidad de La República Oriental Del Uruguay e pela Universidade Paulista, e coach pela escola chilena Newfield Network, Szwarcfiter aponta a pandemia como marco da mudança na relação com o trabalho. Para lidar com a sensação de viver só para trabalhar, ela defende impor limites. Ela também destaca a dificuldade de distinguir o urgente do importante e a necessidade de pausas. Szwarcfiter discute ainda como o mercado se tornou hostil, o impacto do conflito de gerações e a relevância do propósito na carreira, lembrando que errar faz parte: “O importante é saber levantar”, afirma.
-
6
Cora Fernandes: “O quartinho da bagunça não deve existir”
Sua vida tá uma bagunça?
Uma casa organizada é um espaço em que as coisas estão dispostas em lugares que fazem sentido, agrupadas em categorias que nos ajudam a achar mais fácil e a manter tudo no lugar. Pra isso existe técnica, algo que a entrevistada deste episódio do Podcast da Semana, a profissional da organização Cora Fernandes, conhece bem. Ela é autora do livro “Lições de uma Personal Organizer” (Latitude, 2021), colunista da revista Casa Vogue Brasil e coapresentadora do “Menos é Demais”, da Discovery, que acaba de ganhar uma nova temporada. Na conversa, ela fala da necessidade de personalizar cada espaço da casa para quem 0 ocupa, da organização como um processo contínuo, traz dicas para encontrar o seu jeito de organizar a casa e ressalta a necessidade de identificar quando estamos com coisas demais.