Conteúdos sobre podcast na Gama Revista

podcast

Imagem de destaque do post
Ouvir

Um papo profundo e bem-humorado com Fernanda Torres

Com o seu típico humor ácido, a atriz e escritora Fernanda Torres fala sobre maternidade, menopausa, malhação, amor, dinheiro, luto e medos no episódio de estreia do novo podcast da Folha de S.Paulo, "Se Ela Não Sabe, Quem Sabe?". Apresentado por Tati Bernardi, o programa vai escutar, a cada semana, conselhos de experientes mulheres com mais de 50 anos, como Zezé Motta, Bruna Lombardi e Elisa Lucinda. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O retorno do podcast “Vinte Mil Léguas”

Após um hiato de dois anos, o podcast sobre ciência e livros, realizado pela Livraria Megafauna em parceria com o Serrapilheira, volta para sua terceira temporada. Dedicada a Galileu Galilei, ao telescópio, aos astros, aos pêndulos e ao movimento, a nova coleção de episódios, apresentados pelas escritoras Leda Cartum e Sofia Nestrovski, vai ao ar sempre às segundas-feiras. O primeiro deles já está disponível. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O podcast “A Ditadura Recontada” da CBN

A partir de mais de 200 horas de áudios históricos do jornalista Elio Gaspari, a rádio lança a série documental em podcast que reconta pontos fundamentais da ditadura militar brasileira, do golpe em 1964 ao AI-5, da tortura à redemocratização. Entre os pontos altos, a gravação em que o então ditador Ernesto Geisel (1907-1996) afirma que os presos da luta armada eram mortos depois de capturados: "Esse troço de matar é uma barbaridade, mas acho que tem que ser". (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

A volta do podcast "Foro de Teresina"

Um dos podcasts de política mais queridinhos do Brasil, o “Foro de Teresina” retorna aos tocadores nesta sexta-feira (15) após uma pausa de quase cinco meses. Apresentado pelo jornalista Fernando de Barros e Silva, o programa retorna reformulado, com dois novos membros fixos na bancada — a repórter da piauí Ana Clara Costa e o cientista político Celso Rocha de Barros —, mas mantendo quadros clássicos como o famoso Kinder Ovo. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Garrafas ao Mar”, da Rádio Novelo Apresenta

Qual parte da nossa história deixaremos para o futuro? Essa é a reflexão que permeia o episódio que conta a história da fluminense Alice, que deixou suas marcas, em 1987, em uma edição de “A Mulher Desiludida” (1967), de Simone de Beauvoir; e de uma fita-cassete que traz uma mensagem de amor. Ambas “garrafas” são encontradas por terceiros que buscam encontrar as autoras das mensagens e descobrir o fim de suas histórias. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Um podcast em tributo à Rita Lee

Inspirado no livro "Rita Lee: Outra autobiografia" (2023, Globo Livros) chega na próxima semana a todas as plataformas de streaming o podcast homônimo, produzido pela Trovão Mídia em parceria com o Globoplay. O programa é apresentado por Astrid Fontenelle com a participação do editor do livro, Guilherme Samora, que era bem próximo de Rita. Serão cinco episódios, um tributo em áudio à vida e obra de Rita. A partir de 29/5, com novos episódios a cada semana. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Ouvir

A incrível história de Lourenço Mutarelli

Um acontecimento traumático que durou alguns minutos, no dia em que completou 24 anos, alterou totalmente o curso da vida — e obra — do escritor, ator e quadrinista Lourenço Mutarelli. No episódio "Presentes Inesperados", do podcast Rádio Novelo Apresenta, ele volta àquela noite festiva de mais de três décadas atrás para tentar compreender tudo o que veio depois. Daquelas histórias que não saem da cabeça por dias. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Lembranças de um dia histórico para as escritoras do Brasil

Os bastidores do encontro histórico registrado na fotografia que marcou a literatura feminina brasileira são narrados por Giovana Madalosso e Sandra Acosta no podcast "Um Grande Dia para as Escritoras". No episódio "A explosão do movimento e tudo o que veio depois", 24 autoras relembram os dias 11 e 12 de junho de 2022 e debatem quando uma mulher pode se considerar escritora. Um bonito retrato, descreve Madalosso, "de transformação pelo coletivo". (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Café com Dona Jacira”, o podcast da mãe de Emicida e Fióti

Ao ouvir pela primeira vez o podcast de Dona Jacira, mãe dos rappers Emicida e Fióti, fica evidente de onde vem o carisma deles. “Café com Dona Jacira” volta para uma segunda temporada falando de amadurecimento, autoconhecimento e ancestralidade. A produção lembra uma conversa de família, em que Dona Jacira é a mãe dos ouvintes, que reflete memórias que ressoam em questões sociais. (Emilly Gondim)