Conteúdos sobre teatro na Gama Revista

teatro

Imagem de destaque do post
Assistir

A ópera “Nabucco”, com direção de Christiane Jatahy, em SP

A premiada dramaturga, diretora teatral e cineasta carioca Christiane Jatahy volta à capital paulista após uma temporada em 2023 com a peça “A Hora do Lobo”. Agora, ela assina a direção cênica da ópera “Nabucco”, do italiano Giuseppe Verdi (1813-1901). A montagem, em cartaz no Theatro Municipal de São Paulo até 5/10, narra a situação dos judeus exilados pelo rei babilônico Nabucodonosor II. Os ingressos custam de R$ 31 a R$ 200. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ir

Obra de Elena Ferrante no palco do Sesc Bom Retiro

Após virar filme com Olivia Colman, o livro "A Filha Perdida" (Intrínseca, 2016), de Elena Ferrante, chega ao Sesc Bom Retiro. Com dramaturgia de Juliana Araujo — que também está no elenco — e montagem da Oceânica Cia de Teatro, a peça transporta os espectadores aos incômodos da obra original ao acompanhar as férias de Leda que, ao conhecer uma jovem mãe, acaba obcecada e toma uma atitude, a princípio, inexplicável. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

Débora Falabella em “Prima Facie”, no Rio

Em uma performance solo, a atriz sensibiliza o público com o enredo intenso escrito por Suzie Miller. Na peça, a personagem de Falabella é uma jovem advogada com carreira brilhante que sofre violência sexual. O trágico acontecimento faz ela questionar o sistema jurídico, pois tinha como clientes homens acusados dos mesmos crimes de que foi vítima. A direção é de Yara Novaes e a peça fica em cartaz até 30/06 no Rio de Janeiro. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ir

Teatro de Brasília nos palcos do Rio

Até o dia 26 de maio, a 22ª edição do Festival do Teatro Brasileiro promove uma espécie de intercâmbio artístico teatral no solo do Rio de Janeiro. Serão 12 espetáculos cênicos produzidos por companhias de Brasília e apresentados nos teatros Poeira e Poeirinha, no bairro de Botafogo. Além de encenações de teatro adulto, peça para bebês, apresentações de circo e dança, também haverá oficinas variadas de artes cênicas. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Teoria King Kong” no teatro

O “livro-grito” da francesa Virginie Despentes contra a opressão e em nome das que não se enquadram e fogem de estereótipos chega aos palcos paulistas no Sesc Bom Retiro. Na versão teatral, “Teoria King Kong” traz uma dramaturgia não-realista em que as atrizes Amanda Lyra, Ivy Souza e Verónica Valenttino traduzem o manifesto de Despentes, que aborda violências como o estupro e sua experiência como prostituta, para as cores brasileiras. Até 17/12. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Escute as Feras” no teatro

O livro da antropóloga francesa Nastassja Martin que narra seu encontro com um urso e como foi modificada por ele, publicado no Brasil pela editora 34, agora é adaptado para o teatro pelo trio formado pela atriz Maria Manoella, a editora Fernanda Diamant e a diretora Mika Lins. A peça é ao mesmo tempo um espetáculo solo de Maria Manoella, e uma experiência artístico-sonora ao vivo com o músico Lúcio Maia. No Sesc Ipiranga (SP), de 11/11 a 03/12. (Isabelle Moreira Lima)