Achamos que vale

  • Imagem de destaque do item da lista
    Ir |
    Festival Cidade da Cultura, em São Paulo

    Até 31 de julho, a capital paulista recebe o novo evento que terá apresentações de música, peças de teatro, exibições de filmes e mostras de artes visuais. Quase inteiramente gratuita, a programação inclui mais de 150 espaços culturais. Além de multiartístico, o festival traz atrações internacionais, com performances do coreógrafo australiano Lewis Major e uma exposição da artista indígena e colombiana Julieth Morales, entre outros. (Sarah Kelly)

    03 de Julho de 2025
  • Imagem de destaque do item da lista
    Fazer |
    Curso online do MAM sobre mulheres fotógrafas

    O Museu de Arte Moderna de São Paulo tem inscrições abertas para o curso online "Mulheres Fotógrafas na Modernidade". Ministradas pela professora, pesquisadora e fotógrafa Lúcia Lima, as aulas abrangem o papel feminino desde os primórdios dessa arte e a obra de fotógrafas como Lee Miller e Berenice Abbott — abordando o apagamento das mulheres na história da fotografia. As aulas vão de 13 de julho a 16 de agosto, às quartas. (Leonardo Neiva)

  • Imagem de destaque do item da lista
    Ler |
    “O Desabamento”, novo livro de Édouard Louis

    O francês Édouard Louis continua usando a literatura para investigar a si mesmo, numa reflexão sobre os laços familiares. "O Desabamento" (Todavia, 2025) lida com a morte prematura do irmão, aos 38 anos, com quem ele tinha uma relação complicada. Partindo de sua falta de reação à notícia da morte, Louis entrevista pessoas próximas e relembra momentos decisivos da relação fraternal em uma de suas obras mais sombrias. (Leonardo Neiva)

  • Imagem de destaque do item da lista
    Ouvir |
    O álbum “Virgin”, da neozelandesa Lorde

    Uma nova vida em Nova York, o fim de um relacionamento e um histórico de transtorno alimentar estão entre os combustíveis de "Virgin", quarto disco de estúdio de Lorde. Depois do pop acústico e psicodélico de "Solar Power" (2021), ela retorna às batidas sintéticas que marcaram o início de sua carreira. Em 11 faixas, aborda temas como identidade e fluidez de gênero, intimidade e renascimento — ecos de uma geração em crise. (Amauri Terto)

  • Imagem de destaque do item da lista
    Assistir |
    “Apocalipse nos Trópicos”, novo documentário da diretora Petra Costa

    Dias antes de chegar à Netflix, o longa documental "Apocalipse nos Trópicos" estreia nos cinemas. Narrado sob a perspectiva de Petra Costa — marca registrada da cineasta —, o filme investiga o crescimento da população evangélica no Brasil e, a partir de entrevistas com figuras como o pastor Silas Malafaia, mostra como a poderosa ascensão de líderes evangélicos influencia a vida política do país, além de impactar a democracia. (Ana Elisa Faria)

VER ANTERIORES >>