UOL - O melhor conteúdo

cultura

Imagem de destaque do post
Achamos que vale

O novo prédio do Masp

Um dos museus mais importantes do Brasil inaugura na sexta (28) seu edifício anexo, ao lado do tradicional retângulo suspenso que, com seu vão livre, é uma das marcas da Avenida Paulista. Com 14 andares de galerias, laboratórios, salas de aula, restaurante e loja, o espaço traz a história do museu e obras do acervo, como as pinturas de Renoir, em cinco exposições. Os ingressos permitem visitar os dois prédios. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Achamos que vale

“Novo Mundo”, de Arnaldo Antunes 

Antena do nosso tempo, o cantor, compositor, poeta e “titã” paulistano se debruça sobre as tensões, sentimentos e contradições deste mundo em crise num álbum que transita entre eletricidade e leveza. Produzido por Pupillo, o novo trabalho é recheado de colaborações precisas: a amiga de longa data Marisa Monte, Vandal, Ana Frango Elétrico e David Byrne, líder do Talking Heads — nas faixas bilíngues “Body Corpo” e “Não Dá Pra Ficar Parado Aí na Porta”. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Achamos que vale

A nova edição da biografia de Elis Regina

Vencedor do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 2015, a obra publicada pela Companhia das Letras foi revista e ampliada para celebrar os 80 anos de Elis (1945-1982). Agora, traz novas entrevistas e uma caderneta recuperada com os planos da cantora para 1982 — que incluíam um disco e uma turnê inédita. O autor e repórter Julio Maria explora o caráter ambíguo da intérprete enquanto fala de seu legado para gerações futuras. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Achamos que vale

"Parthenope", novo filme de Paolo Sorrentino

Como de costume, a beleza e a juventude, dois temas-obsessão do italiano Paolo Sorrentino, se sobressaem no novo trabalho do diretor, "Parthenope: Os Amores de Nápoles", uma atualização do mito grego da sereia. No longa, acompanhamos a personagem-título (Celeste Dalla Porta) desde o nascimento, nas águas do mar napolitano, à maturidade — e todos os que foram seduzidos pela protagonista nessa trajetória. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Achamos que vale

A sabedoria de Zadie Smith no podcast “Wild Card”

A vida na meia-idade não é fácil. Mas Zadie Smith parece ter encontrado pequenas estratégias para ter prazer em meio ao caos de um mundo que se transforma rápido demais: dry martini e pista de dança são algumas das senhas, além da companhia de crianças e até mesmo de multidões. Na conversa, a escritora britânica fala sobre vida e literatura e comemora os 20 anos de seu primeiro romance, “Dentes Brancos”. Depois de ouvir esse episódio, você vai querer ser amigo da Smith. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

"Adolescência", novo fenômeno da Netflix

Tanto forma quanto conteúdo fazem o sucesso da minissérie britânica "Adolescência", da Netflix, que, em menos de uma semana, se tornou o top um no ranking das mais vistas em 71 países. Com quatro episódios gravados em plano-sequência, a obra acompanha a angustiante e chocante história de Jamie (o novato Owen Cooper, incrível), um menino de 13 anos acusado de assassinar uma colega de escola. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Quanto Mais Eu Como, Mais Fome eu Sinto”, de Djonga

“Usando roupa cara pra fazer valer / O algodão colhido pelos ancestrais / Isso é Deus escrevendo em suas linhas tortas”, dispara Djonga logo nos primeiros minutos de seu oitavo álbum. Nele, um dos rappers mais influentes do país reflete sobre os desdobramentos do sucesso, angústias e decepções. Destaque para "Melhor Que Ontem", com sample de Los Hermanos e as parcerias com Milton Nascimento ("Demoro a Dormir"), e Samuel Rosa (“Te Espero Lá"). (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ler

A trilogia inicial de Ripley, em nova edição da Intrínseca

Os fãs da escritora Patricia Highsmith e de seu personagem mais conhecido — e controverso — têm motivo para comemorar. A Intrínseca acaba de lançar uma coleção com os três primeiros livros protagonizados por Ripley: “O Talentoso Ripley”, “Ripley Subterrâneo” e “O Jogo de Ripley”. Com uma nova roupagem visual, a trilogia acompanha a ascensão (ou queda) do emblemático sociopata numa série de desventuras e vigarices. (Leonardo Neiva)