cultura

Imagem de destaque do post
Assistir

O show de Bad Bunny no Super Bowl 2026, na Globo

O porto-riquenho faz sua aguardada apresentação no intervalo da final da NFL neste domingo (8), dias após ter seu “Debí Tirar Más Fotos” consagrado como Álbum do Ano no Grammy. A expectativa é de uma grande celebração da cultura latino-americana como nova resposta às políticas anti-imigração do governo Trump. A Globo exibe o evento a partir das 23h30. Antes do show, vale ler a entrevista que o artista concedeu à Vogue Brasil e à GQ. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ler

A reedição de “O Livro Amarelo do Terminal", de Vanessa Barbara, pela Fósforo

O cotidiano, os personagens e as histórias das pessoas que passam pelo segundo maior terminal rodoviário do mundo, o do Tietê, em São Paulo. Lançado originalmente em 2008, e premiado com o Jabuti de reportagem, o livro da jornalista e escritora navega por histórias absurdas, como um braço mecânico esquecido no setor de Achados e Perdidos, e faz de seu livro um dos grandes exemplos do jornalismo literário no país. No prefácio, João Moreira Salles escreve que Barbara “chegou à conclusão de que o Terminal Rodoviário do Tietê […] é uma versão condensada do mundo”. Do Brasil, certamente. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Assistir

O desesperador "A Voz de Hind Rajab", indicado ao Oscar, nos cinemas

Mais uma obra que disputa o prêmio de filme internacional com "O Agente Secreto" em Hollywood entra em cartaz. O longa tunisiano de Kaouther Ben Hania mostra a triste história de Hind Rajab, garotinha palestina que estava no carro com a família quando o automóvel é atingido por tiros e quase todos morrem imediatamente. Ela consegue contato com voluntários do Crescente Vermelho e passa horas ao telefone com eles, à espera de ajuda — que não chega a tempo. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Dance Para se Salvar", novo álbum de Diogo Strausz

Como o título sugere, o quarto trabalho solo do produtor musical, arranjador e multi-instrumentista carioca é ideal para animar uma festinha (ou playlist). Inspirado por ícones brasileiros da disco-funk, como Lincoln Olivetti e Robson Jorge, Diogo Strausz apresenta sete faixas mergulhadas nesse universo, com arranjos que combinam sintetizadores, guitarras e instrumentos de sopro. Destaque para a releitura de “Frevo Mulher”, com vocais de Dani Vie e Heloá Holanda. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Chapter 1”, novo álbum do Sault

Não dá para saber muito sobre o coletivo britânico, mas dá pra dizer que é uma das grandes bandas deste século. Desde 2019, já são 13 álbuns, numa energia prolífera invejável. Neste último, o estilo do produtor Inflo, a linda voz de Cleo Sol e uma orquestração de deixar o queixo caído, misturando jazz, soul, funk e gospel, fazem com que não se queira tirar as dez faixas dos headphones. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

O drama argentino “Belén: Uma História de Injustiça”, no Prime Video

Escolhido para representar o país na corrida pelo Oscar, o longa narra a história real da jovem que, em 2014, foi acusada de homícidio após um aborto espontâneo em Tucumán. Símbolo da luta pelo avanço do aborto legal na Argentina, Belén é encarnada pela atriz Camila Plaate. O filme se baseia no livro “Somos Belén”, de Ana Correa e acompanha a advogada Soledad Deza, vivida por Dolores Fonzi, que também assina a direção e o roteiro. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Jessé – As Canções de Zeca Pagodinho”, novo álbum de Teresa Cristina

A cantora carioca já dedicou discos inteiros às obras de Cartola, Noel Rosa e Paulinho da Viola. Agora, em seu novo trabalho de estúdio, ela ilumina o repertório autoral menos conhecido de outro mestre do samba: Jessé Gomes da Silva Filho, o nosso Zeca Pagodinho. Com produção musical de Pretinho da Serrinha, o álbum traz pérolas como “Voo de Paz” (1986), “Vem Pra Ser Meu Refrão” (1989) e “Falsa Alegria” (1992). (Amauri Terto)