Coluna da Maria Ribeiro: Carta a Ciro (Volta pra mim?) — Gama Revista
COLUNA

Maria Ribeiro

Carta a Ciro (Volta pra mim?)

Te quero de volta. Não vou desistir de você. Já somos menos 600 mil pessoas aqui nessa terra arrasada e vamos precisar de todo mundo

18 de Outubro de 2021

Ciro,

Eu não aguento mais perder ninguém. Eu não posso mais. É sério. Tô cansada de ficar triste. Eu sei que a gente não se conhece e que talvez você não ligue a mínima pro meu luto mas, como o pronome já diz — e quase tudo na vida é mesmo autorreferente –, ele é o meu luto e portanto será vivido no velho estilo egotrip. E será em voz alta, ainda que só pra mim e pra minha sanidade mental.

Voilà.

Ciro, eu ja tinha superado Paris. Quer dizer… Superado, superado talvez seja uma mentira sincera, mas, como a essa altura da vida quase tudo é remendo, tenho fechado de forma definitiva — e até bonita — com os consertos. De sapatos à relações. Colas e conversas, se aprocheguem, tô aqui pra vocês. Cancelamento e desamor só quando não há realmente mais nada a fazer. Tipo luz branca e assento no meio, último caso. De modo que eu tenho perdoado pacas, inclusive por interesse. Por que, afinal, sou uma mulher de 45 anos que mora no Brasil do Jair Bolsonaro.

Estamos vivendo tempos difíceis demais pra você ser tão deselegante. Não podemos nos dar a esse luxo

Eu já perdi pai e país, candidato. Já vi dois casamentos acabarem, já vi crianças com armas na mão, gente que zomba da ciência, que não reza pro Tom Zé, que relativiza lugar de fala. Estamos vivendo tempos difíceis demais pra você ser tão deselegante. Não podemos nos dar a esse luxo. Não agora. Dilma Rousseff merece desculpas. Porque eu te quero de volta. Porque eu não vou desistir de você. Porque já somos menos 600 mil pessoas aqui nessa terra arrasada e vamos precisar de todo mundo.

Volta pra mim?

Maria Ribeiro é atriz, mas também escreve livros e dirige documentários, além de falar muito do Domingos Oliveira. Entre seus trabalhos, destacam-se os filmes "Como Nossos Pais" (2017) e "Tropa de Elite" (2007), a peça "Pós-F" (2020), e o programa "Saia Justa" (2013-2016)

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da Gama.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação