Podcasts sobre uso excessivo de telas
Pediatras, psicólogos e psicanalistas falam ao Podcast da Semana, da Gama, sobre o impacto do uso excessivo de tecnologia na vida dos mais jovens e sugerem soluções práticas para lidar com o problema
Uma das maiores preocupações da parentalidade atualmente está relacionada ao uso exagerado de telas durante a infância e adolescência. Para ajudar pais e cuidadores a entender melhor as consequências desse comportamento e a combatê-lo de forma saudável, selecionamos quatro episódios do nosso Podcast da Semana. Neles, especialistas discutem o impacto do excesso de tecnologia nas habilidades sociais, o vício digital e o FoMO, o medo de estar perdendo algo, entre outras questões. As conversas oferecem orientações práticas para uma criação mais equilibrada e saudável. Confira:
-
1
Felipe Fortes: “O abuso de telas é o grande tema da parentalidade contemporânea”
Seu filho passa a vida no celular?
Isabela Durão Especialista em saúde do adolescente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o médico hebiatra Felipe Fortes faz parte do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da instituição e atende adolescentes em consultórios no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, além de fazer vídeos para conscientizar pais e jovens sobre saúde física e mental nessa fase da vida. Neste episódio, ele fala da importância de se aproximar dos filhos, de regular o uso do celular e das redes sociais pelos mais jovens e dá dicas de como fazer isso.
-
2
Andréa Jotta: “A tecnologia está na rotina das crianças quase que como uma obrigação”
Tá jogando muito?
Isabela Durão A psicóloga Andréa Jotta aponta diferentes caminhos para auxiliar – e convencer – os mais jovens a dosarem o uso da tecnologia. Neste episódio, a especialista em ciberpsicologia e pesquisadora da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) discute também algumas habilidades sociais que são essenciais para a formação emocional e psíquica das crianças e adolescentes. “Se a interação humana não é atrativa para a criança, quanto mais velha ela for, mais difícil vai ser lidar com isso”, diz a Gama.
-
3
Daniel Becker: “Há uma crise mental e emocional na infância sem precedentes”
Tá todo mundo ansioso?
Isabela Durão Neste episódio, Daniel Becker, que é pediatra, sanitarista, médico do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colunista do jornal O Globo, discute o uso de celulares nas escolas, aponta os problemas da rotina das crianças hoje em dia, dos vícios a que elas estão suscetíveis e como pais e cuidadores podem proporcionar uma infância mais saudável aos pequenos. “O recreio é o último reduto do brincar na nossa sociedade, deveria ser ampliado. Se tem celular, vira um funeral, cada criança no seu aparelho”, diz.
-
4
André Alves: “As redes sociais mostram momentos idealizados ao máximo”
Qual é a sua fantasia?