Médico fala da importância de regular o uso de celulares por jovens
Seu filho passa a vida no celular?
Icone para abrir

4

Podcast da semana

Felipe Fortes: "O abuso de telas é o grande tema da parentalidade contemporânea"

Médico hebiatra, especializado em adolescentes, fala sobre a importância de regular o uso de celular e redes sociais dos jovens e dá dicas de como encarar este desafio

Isabelle Moreira Lima 12 de Maio de 2024

Felipe Fortes: “O abuso de telas é o grande tema da parentalidade contemporânea”

Isabelle Moreira Lima 12 de Maio de 2024
Isabela Durão

Médico hebiatra, especializado em adolescentes, fala sobre a importância de regular o uso de celular e redes sociais dos jovens e dá dicas de como encarar este desafio

A vida digital dos adolescentes virou um assunto emergencial. Isso porque problemas de saúde mental como ansiedade e depressão estão cada vez mais comuns e presentes nas vidas dos jovens e são vistos por muitos especialistas como efeitos do uso do celular. O médico hebiatra, especialidade focada em adolescentes, Felipe Fortes afirma ao Podcast da Semana que vê esse como o grande desafio da parentalidade contemporânea.

“Telas é algo muito recente e esse é um dos grandes problemas também. Temos que trocar o pneu do carro com ele andando e principalmente depois do momento pandêmico. Fomos obrigados, para poder sobreviver, a mergulhar de cabeça dentro do mundo conectado”, disse em entrevista a Gama. “Demos o doce na boca da criança e agora temos que tirar. (…) E esse tem que ser um esforço coletivo, precisamos estar juntos enquanto sociedade: o poder público, escolas, ciência, big techs”, afirma o hebiatra.

 Divulgação

Fortes, que há 22 anos se especializou na saúde do adolescente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, hoje faz parte do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da instituição e atende adolescentes em consultórios no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, além de fazer vídeos para conscientizar pais e jovens sobre saúde física e mental nessa fase da vida. Em suas duas décadas como hebiatra, ele diz notar uma diferença no jeito que o adolescente se porta, hoje com muito mais dificuldade para se expressar e entender o que está acontecendo com ele mesmo, quase como se o raciocínio tivesse dificuldade de seguir.

Neste episódio, o entrevistado aponta caminhos e fala da importância de se aproximar dos filhos. Ele fala da importância de regular o uso do celular e das redes sociais pelos jovens e dá dicas de como fazê-lo.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, no Apple Podcast e no Google Podcast, você escuta este episódio.