Dez episódios imperdíveis do Podcast da Semana em 2023 — Gama Revista

Dez episódios imperdíveis do Podcast da Semana em 2023

Os dez melhores episódio do podcast semanal da Gama que trataram de luto, maternidade, paternidade e mais uma pluralidade de assuntos

27 de Dezembro de 2023

A cada semana, Gama traz um bate-papo com um convidado sobre o tema da edição que é publicada aos domingos. Em 2023, o podcast trouxe reflexões sobre o que contar e ouvir histórias de vida nos trazem, o que muda quando nos tornamos avós, os desafios de ser mãe, a liberdade que cozinhar sua própria comida traz, a relação de um pai caminhoneiro com seu filho, a interação dos brasileiros com a Amazônia, importância dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher negra e a dor do luto por um pet, além de reflexões sobre a força da educação para combater a violência. Veja a seleção que fizemos de dez episódios marcantes do ano.

  • 1

    Denise Fraga: “A arte existe para nos libertar da mediocridade da vida”

    Me conta a sua história?
    Imagem de destaque

    Estrela da peça “Eu de Você”, um monólogo inspirado em 300 relatos reais, a atriz Denise Fraga é a convidada do episódio que fala sobre desvendar o fascínio por trás de contar e ouvir uma história de vida, como ela se sente quando narra a própria história e sobre o interesse que outros têm pela vida dela. 

     

  • 2

    Flávia Oliveira: “Ter um neto dá a sensação de permanência, mas também de finitude”

    O que você aprendeu com seus avós?
    Imagem de destaque

    A jornalista da Globonews Flávia Oliveira é avó de Martin, de três anos. Ela relata um mix de realização e desconforto ao ter assumido o novo papel, “Talvez tenha sido a experiência mais bonita e profunda que eu tive em um momento de tragédia global”. No episódio, ela também tangencia temas como envelhecimento da população brasileira, etarismo no mercado de trabalho, ancestralidade e rede apoio feminino nas posições de maternidade.

  • 3

    Miá Mello: “Ter filhos é perder o controle”

    Tá difícil ser mãe?
    Imagem de destaque

    Miá Mello é atriz, humorista, apresentadora e mãe. Com a chegada do segundo filho, alguns dos perrengues já conhecidos da primeira experiência e outros novos passam a fazer parte da rotina dela, o que gerou “Mãe Fora da Caixa”, um monólogo que trata da maternidade real. No episódio, ela comenta sobre os dilemas do segundo filho, adolescência e conciliação de trabalho e maternidade.

  • 4

    Rita Lobo: “Quem não sabe cozinhar vira presa da indústria de ultraprocessados e cai em modismos”

    O que o brasileiro cozinha?
    Imagem de destaque

    Rita Lobo é criadora do site Panelinha, que virou editora, escola, loja, canal no YouTube e conta com a publicação de um livro com 550 receitas. “Quem não sabe cozinhar vira presa dessa indústria de ultraprocessados, cai nas pegadinhas, nos modismos, e tem menos chances de ter uma alimentação variada, saborosa”, diz Rita Lobo ao podcast da Gama. O episódio fala sobre como a cozinha é lugar para a família inteira, os novos planos do Panelinha e sua rotina de exercícios.

  • 5

    Ana Suy: “Traição: não dá pra fingir que nada aconteceu”

    Já traiu?
    Imagem de destaque

    Psicanalista e autora de livros sobre amor, incluindo, “A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão” (Paidós, 2022), Ana Suy conversou com a Gama sobre o que significa traição. Ela também ajuda a identificar em que tipo de relacionamento amoroso estamos inseridos e fala sobre as dificuldades de lidarmos com essa quebra de confiança.

  • 6

    José Henrique Bortoluci: “A busca da história de um pai é uma busca sobre quem nós somos”

    Como ser um bom pai?
    Imagem de destaque

    José Bortoluci passou 50 anos de sua vida na estrada como caminhoneiro e esta história é contada pelo seu filho José Henrique Bortoluci no ensaio biográfico “O Que É Meu” (Fósforo, 2023) escrito durante a pandemia de covid-19, enquanto José tratava um câncer. Neste episódio, Gama trata da relação de pai e filho, distanciamentos e aproximações e sobre uma classe trabalhadora desvalorizada, porém essencial para o país.

  • 7

    João Moreira Salles: “A nossa ocupação da Amazônia sempre foi desinteressada”

    Já foi à Amazônia?
    Imagem de destaque

    A partir de uma viagem de seis meses à Amazônia, o documentarista e escritor João Moreira Salles conversou com Gama sobre a relação dos brasileiros com a maior floresta tropical do mundo. “Nós somos um país que tem em 60% do seu território a maior floresta tropical do mundo. No entanto, a floresta não nos define como brasileiros”, diz neste episódio do Podcast da Semana.

  • 8

    Valdecir Nascimento: “Como um médico pode decidir que uma mulher negra pode sentir mais dor que uma branca?”

    Quem manda no seu corpo?
    Imagem de destaque

    Fundadora do Instituto Odara, Valdecir Nascimento fala sobre os direitos sexuais e reprodutivos da mulher negra no podcast. A conversa aborda a discriminalização do aborto, o direito a um acompanhamento durante a gravidez, o parto humanizado e até o acesso a absorventes íntimos para todas as mulheres. Além disso, ela discorre sobre a diversidade da mulher negra brasileira.

  • 9

    Alexandre Rossi: “O luto vai além do animal. Você questiona a vida como um todo”

    Como vai seu pet?
    Imagem de destaque

    Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet era tutor da Estopinha, que faleceu durante este ano. Ao Podcast da Semana, ele contou como o luto pela perda de um animal de estimação pode ser doloroso e longo. No episódio, Rossi também compartilhou reflexões sobre outros tipos de luto e como tem se cuidado.

  • 10

    Jéssika de Oliveira: “O Clube de Leitura Preta potencializou a autoestima dos alunos”

    O que motiva os professores?
    Imagem de destaque

    Em Jequié, a 365 quilômetros de Salvador, na Bahia, considerada a cidade mais violenta do país, a professora Jéssika de Oliveira fundou um clube de leitura, que reúne jovens de 13 a 16 anos do Colégio Estadual Doutor Milton Santos. O grupo lê apenas autores negros para potencializar a consciência racial, combater o racismo, celebrar a literatura negra e reduzir a índice evasão escolar no local. Além disso, a professora contou no programa que os estudantes escondiam o rosto com as mãos ao tirar fotografias, mas isso mudou depois de participarem das sessões de leitura e debate. “O clube tem potencializado é a autoestima desses meninos e dessas meninas.”

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação