Dez ótimos filmes brasileiros de suspense — Gama Revista
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Bloco de notas

Filmes brasileiros de suspense

Dez suspenses nacionais para assistir nas principais plataformas de streaming

Filmes brasileiros de suspense

Emilly Gondim 04 de Agosto de 2024

Dez suspenses nacionais para assistir nas principais plataformas de streaming

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    Uma família interiorana recebe uma proposta horrível, porém tentadora, vinda de uma enfermeira em troca de dinheiro: matar o patriarca doente para que um traficante argentino assuma o lugar do idoso e se esconda da polícia. Em “Carvão” (2022), de Carolina Markowicz, a moral do grupo é questionada em relação à ética católica. As escolhas dos personagens revelam assustadoramente a barbárie de uma sociedade corrompida pelo dinheiro e até onde as pessoas são capazes de ir pela ganância. Disponível em Globoplay, Prime Video e Youtube Filmes.

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    Um restaurante de classe média é assaltado no fim do expediente quando havia apenas os funcionários, três clientes e o dono do estabelecimento, Inácio (Murilo Benício). Ele se recusa a acionar a polícia e mantém todos trancados no local. Em “O Animal Cordial” (2017), de Gabriela Amaral, a situação intensa força Inácio a revelar uma agressividade possessiva que o faz atacar gradativamente todos os presentes de forma assustadora. A atuação de Benício nesse longa-metragem lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio em 2017. Disponível no Globoplay, Youtube Filmes e AppleTV.

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    Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2019, “Bacurau” (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, é um filme que mistura fantasia, drama e ficção científica. Os moradores da cidade homônima ao título se surpreendem ao descobrir que
    não há mais registros do local nos mapas, o que ocasiona em uma série de disputa pelo território. Eles são ameaçados por antagonistas equipados com armas e tecnologia e buscam ocupar o espaço “sem dono” a qualquer custo. Disponível em Globoplay, Prime Video, Youtube Filmes e Apple TV.

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    Acostumado a roubar carros na região, Djalma (Chay Suede) entra em um carro de luxo com muita facilidade. O ladrão, no entanto, se surpreende ao descobrir que o problema é que o automóvel fica completamente trancado com ele dentro. O dono do veículo é o médico Henrique Ferrari (Alexandre Nero) que está cansado de ser roubado, por isso ele decidiu manter o assaltante em cárcere privado e tornar a vida dele um pesadelo durante “A Jaula” (2022), de João Wainer. A tortura realizada pode incomodar telespectadores mais sensíveis e tirar o fôlego nos momentos de tensão. Disponível em Disney+.

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    “Propriedade” (2022), de Daniel Bandeira, acompanha a vida de Tereza (Malu Galli), uma famosa estilista que foge da cidade para uma fazenda após traumas com a intensa criminalidade urbana. Pelo mesmo motivo, a artista também compra um carro blindado para se proteger. No campo, os trabalhadores temem o fim da terra que os dá sustento e se revoltam contra a dona que imediatamente se esconde dentro do veículo. Nesse momento se instaura um intenso conflito: os camponeses estão tomados pelo senso de proteção e se unem para matar a estilista. O carro que era para proteger Tereza, por ironia do roteiro, se torna a arma fatal contra ela. Disponível em Netflix, Prime Video e Youtube Filmes.

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    O filme “Mate-me Por Favor” (2015), de Anita Rocha da Silveira, lembra o slasher estadunidense “Garota Infernal” (2009), de Karyn Kusama, pela trama adolescente envolvendo uma série de assassinatos, mas sem as possessões de demônios — o medo na obra brasileira são os perigos do mundo real. O longa acompanha um grupo de adolescentes na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que tem suas rotinas alteradas após um estupro seguido de assassinato em um terreno baldio. Interessadas na morbidez, quatro amigas vão até o local do crime. É nesse momento que a personagem principal, Bia (Valentina Herszage) encontra um corpo e imagina se fosse ela a morta. Em estado de choque, ela tenta provar para si mesma que está viva, então toma decisões que a colocam em risco. Disponível em Netflix.

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    O espaço sugestivo do que é possível acontecer no roteiro de “A Sombra do Pai” (2018), de Gabriela Amaral, é um elemento fundamental para que o filme tenha uma aura ainda mais intrigante e surpreendente. O longa acompanha Dalva (Nina Medeiros), uma criança que acabou de perder a mãe e é forçada a cuidar sozinha da casa e de seu pai doente. A dor do luto faz revelar nela supostos poderes sobrenaturais e, no pai, evidencia a grosseria. Rituais, animais mortos e a inversão dos papéis familiares são responsáveis pelo choque constante. Disponível em Prime Video.

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    Os efeitos sonoros ganham o papel de personagens principais na criação do suspense “O Som Ao Redor” (2012), de Kleber Mendonça Filho. O longa se passa em uma rua de classe média, em Recife, em que a vizinhança contrata um serviço de segurança privado. A partir disso, a rotina dos moradores é alterada, o que faz transparecer preconceitos como racismo e classicismo dos residentes contra os trabalhadores. Os crimes e as banalidades de uma rua comum se misturam para dimensionar a realidade brasileira que segue surpreendentemente atual. O longa recebeu o Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro de melhor roteiro original. Disponível em Netflix e AppleTV.

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    Durante as férias de verão em 1992, um grupo de amigos decide escrever cartas para o futuro que só poderão ser lidas em 2002. Pouco depois, um acidente de carro mata um integrante da turma. Em  “Entre Nós” (2013), de Paulo e Pedro Morelli, romances, dúvidas do que realmente aconteceu e um livro escrito pelo falecido, que pode ter motivado a morte, retornam quando o grupo se reúne novamente após uma década afastados. Disponível em Globoplay e Prime Video.

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    Em “Trabalhar Cansa” (2011), de Marco Dutra e Juliana Rojas, Helena (Helena Albergaria) é uma dona de casa que decide montar um mercadinho de bairro, sonhando em ser patroa. No meio da negociação, o seu esposo é demitido e se torna um homem inútil, assolado pelo ócio do desemprego. A mulher, então, se torna a possível fonte de renda da casa, porém o comércio dá mais prejuízos do que lucro. É nesse contexto que o realismo fantástico transforma os problemas de uma família de classe média em um assombro paranoico, como se fosse um demônio a ser exorcizado. Resta saber se Helena vai conseguir se livrar ou não dos fantasmas que a assombram. Disponível em Mubi.