Conteúdos sobre filmes na Gama Revista

filmes

Imagem de destaque do post
Assistir

A obra de Léa Garcia em mostra no CCBB-SP

A partir do dia 25/05, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo expõe 15 longas protagonizados pela atriz brasileira que já foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes pelo papel em “Orfeu Negro” (1959), de Marcel Camus. A programação, que celébra os 90 anos de Léa Garcia, também contará com três sessões com pesquisadores e colegas de trabalho que comentarão o pioneirismo negro da intérprete na industria cinematográfica. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Assistir

Festival Sesc Melhores Filmes

O Cinesesc está realizando a 50ª edição do festival que elege os melhores filmes em categorias diversas com votação do público e de especialistas. Paralela à premiação, apresenta uma programação que inclui títulos como “Só Tinha de Ser com Você” e “Pearl”, entre outros, com audiodescrição, legendas e libras. O programa dura até 24/4, tanto presencialmente, quanto online no Sesc Digital. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ir

Filmes de diretoras que marcaram o cinema, na Cinemateca

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, recebe até 17 de dezembro a mostra Mulheres Pioneiras no Cinema, com obras de cineastas invisibilizadas e esquecidas, apesar da sua contribuição crucial para a linguagem audiovisual. Além da exibição de longas de diretoras como Alice Guy, Lois Weber e Lotte Reiniger, a Cinemateca oferece um curso sobre o tema, abordando pioneiras de diferentes países, como a brasileira Cléo de Verberena. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

Estreias de cinema premiadas em festivais mundo afora

Esta semana, chegam às telas filmes que foram destaque nos principais festivais do mundo ao longo do ano. "Folhas de Outono", do finlandês Aki Kaurismäki, faturou nada menos que o Prêmio do Júri em Cannes, enquanto o japonês "Monster", de Hirokazu Kore-Eda ("Assunto de Família"), ficou com melhor roteiro. Na prateleira nacional, tem ainda "Pedágio", de Carolina Markowicz ("Carvão"), premiado no Festival do Rio e eleito melhor filme no Festival de Roma. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

Três festivais de cinema

O tradicional Festival Varilux, que celebra o cinema francês, vai até 22/11 em mais de 60 cidades ao redor do país. Já o Nicho Novembro, que foca no cinema negro, é realizado até 18/11 no Centro Cultural São Paulo e no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Por fim, o São Paulo Food Film Fest une cinema e gastronomia com mais de 30 filmes temáticos. Até 30/11 com programação online e presencial. (Daniel Vila Nova)