Conteúdos sobre filme na Gama Revista

filme

Imagem de destaque do post
Assistir

A primeira mulher a dirigir um filme no Mubi

O streaming traz três obras importantes da francesa Alice Guy-Blaché (1873-1968), pioneira no cinema. São dois curta-metragens: “O Cair da Folha” (1912), que aborda uma tentativa infantil de parar o tempo na intenção de aproveitar a vida com o pai; e “A Garota na Poltrona” (1912), que retrata a descoberta do amor de uma donzela desafortunada. Além desses, também chega “A Órfã do Oceano” (1916), a versão feminista do mito grego Pigmalião. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Dias Perfeitos”, de Wim Wenders

Um faxineiro japonês viaja diariamente de banheiro a banheiro, limpando a cidade de Tóquio. A premissa do longa, que não parece muito interessante à primeira vista, transforma-se em uma bonita reflexão sobre a vida, a rotina e a felicidade pelas lentes de Wenders. Estrelado por Koji Yakusho, que ganhou o prêmio de Melhor Ator em Cannes, o filme está disponível nos cinemas brasileiros e no Mubi. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

Chalamet e Zendaya em “Duna 2”

Uma guerra santa pela terra prometida, um messias que nega o próprio destino e batalhas sanguinárias. “Duna 2” traz mais cenas de combate e se aprofunda em assuntos sensíveis do nosso mundo de guerras desenfreadas, longe da lentidão da primeira parte. Aos fãs, a pré-estreia revelou uma participação escondida de Anya Taylor-Joy nesta sequência da ficção científica estrelada por Timothée Chalamet e Zendaya. Já está nos cinemas brasileiros. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Levante”, filme nacional sobre aborto, premiado em Cannes

A jovem Sofia vê no vôlei uma forma de deixar o cotidiano difícil que vive na periferia de São Paulo. Mas, ao receber uma bolsa para estudar no exterior, descobre que está grávida. É em sua decisão de abortar que se centra “Levante”, longa que acaba de estrear nos cinemas, além da pressão social para impedi-la de seguir o caminho que escolheu. Com Rômulo Braga e Ayomi Domenica no papel de Sofia, o filme foi premiado em Cannes. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

A animação "O Menino e a Garça", de Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki, mestre japonês da animação, responsável por clássicos como "Meu Amigo Totoro" (1988) e "A Viagem de Chihiro" (2001), volta ao cinema após dez anos com um filme já premiado no Globo de Ouro e indicado ao Oscar. Baseado na infância do diretor, o longa do Studio Ghibli acompanha o garoto Mahito, que se muda de Tóquio para o campo após perder a mãe durante a Segunda Guerra Mundial e, lá, se depara com um mundo paralelo fantástico. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

O acidente que chocou o mundo em “Sociedade da Neve”

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Tragédia dos Andes, acidente de avião que vitimou 29 pessoas na cordilheira do Chile em 1972, e a história dos seus 16 sobreviventes. A narrativa ganha sua versão definitiva no longa que agora concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional e já está disponível na Netflix. Nele, acompanhamos os dilemas morais enfrentados pelos homens na luta pela sobrevivência. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

Cineastas indicados ao Oscar no streaming

Conhecer os trabalhos prévios de diretores menos populares (mas muito interessantes) que concorrem ao Oscar é um bom esquenta para quem já assistiu às obras atuais em disputa pela estatueta da categoria. No Mubi, é possível ver "Sibyl" (2019), da francesa Justine Triet. A plataforma disponibiliza ainda três filmes do grego Yorgos Lanthimos, assim como a Netflix, que exibe “A Favorita” (2018), também do realizador. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Paramore e o álbum tributo a “Stop Making Sense”

O documentário que acompanha uma turnê musical da banda Talking Heads chega aos 40 anos neste ano com uma homenagem feita pela produtora A24, que remasterizou o filme: um álbum em homenagem à carreira de David Byrne e companhia. Cada faixa é interpretada por um artista diferente de peso como Miley Cyrus, Lorde, entre outros. O primeiro single, “Burning Down The House”, acaba de ser lançado e é interpretado pelo Paramore. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

"Anatomia de uma Queda", premiado em Cannes e indicado ao Oscar

O vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cannes chega ao país com cinco indicações ao Oscar. A obra da francesa Justine Triet, que concorre à estatueta de direção, investiga a morte de um homem que vivia numa casa nos Alpes com a esposa e o filho, um garoto com deficiência visual. Cheio de questionamentos (Ele cometeu suicídio? Foi um acidente? Ou um assassinato?), o longa também faz a anatomia de um casamento em crise. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Vidas Passadas” e a melancolia do “e se”

Quem nunca imaginou uma vida diferente que se encaminharia depois de algum evento ou decisão alternativa à que tomamos? Este romance melancólico que marca a estreia da dramaturga canadense-coreana Celine Song no cinema e é estrelado pela genial Greta Lee (“The Morning Show”), traz a história de uma mulher adulta e já casada que reencontra seu primeiro amor e se depara com a possibilidade dessa outra vida imaginada. (Isabelle Moreira Lima)