Quando as mães descansam? — Gama Revista
Vai conseguir descansar?
Icone para abrir

4

Depoimento

Quando as mães descansam?

Mães de diferentes realidades tentam lembrar de um momento na rotinha diária que conseguem chamar de descanso

17 de Dezembro de 2023

Quando as mães descansam?

17 de Dezembro de 2023
Isabela Durão

Mães de diferentes realidades tentam lembrar de um momento na rotinha diária que conseguem chamar de descanso

Ao se tornar mãe, é como se as mulheres estivessem recebendo um novo cargo, só que esse não remunerado. O trabalho costuma ser integral — seja presencial ou mental —, exige atenção, cuidado e não aceita erros. E, muitas vezes, é necessário conciliar com a vida social e profissional. Em um dia que dura 24h, em que momento essas mulheres conseguem descansar?

Uma pesquisa realizada pela FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), sobre a chamada economia do cuidado, mostra que 65% do trabalho doméstico, o que inclui o cuidado com os filhos e com idosos, é feito por mulheres.

O assunto, que gerou debates recentes por ser o tema da redação do Enem de 2023, mostra que o trabalho não pago de afazeres domésticos e cuidados nas famílias, se contabilizado, acrescentaria 8,5% ao PIB brasileiro.

Gama ouviu mulheres e perguntou: “Quando você descansa?”

  • “HAHAHAHAHA. A resposta curta é: a mãe não descansa”

    Luciana Obniski, diretora de pesquisas qualitativas, duas filhas

    “De forma mais elaborada: o descanso está atrelado ao paradoxo da maternidade. Nós não descansamos, pois estamos sempre preocupadas com nossos filhos. Mas o descanso pode ser muito mais reparador quando você respira fundo e sente o cheiro do cabelo da sua criança. Eu vejo que também não descansamos muito, mas quando acontece é pleno, Isso porque quando você está com a atenção em sua criança e você entende que aquilo é boa parte do seu mundo, estar agarrada com seu filho é descanso — mesmo quando o dia é longo ou mesmo depois de estar sem energia por ter levantado mais de 15 vezes para pegar fruta, comida, leite e ajudar a ir no banheiro. É perceber que está todo mundo aqui, com saúde, é reparador.
    E quando pensamos no descanso da mãe em oposição a outras pessoas que não tem filhos, é aquela história: o descanso é valioso para essas pessoas? Penso que o descanso só é tão valioso porque as mães finalmente descortinam o véu da exaustão. A risada mais gostosa que eu dou é quando gente sem filho vem dizer para mim que está cansado. Não tá, né?

  • “Sinto que preciso de férias das férias”

    Bruna Oliveira, motion designer, uma filha

    “De férias e com a criança, essa pergunta me pega! Porque mesmo viajando a lazer, sinto que preciso de férias das férias! Como mãe solo, sempre tentei ter a vida organizada para que conseguisse descansar nos mesmos horários em que a Maria (agora com sete anos) descansa. Por ser separada, pelo menos um dia da semana ela fica com o pai, e também em fins de semana alternados. Esses são os dias de ‘descanso’ da maternidade normalmente. Porém, são dias em que tento resolver tudo que não consigo resolver quando estou com ela, ou dias em que tiro para o meu lazer. Acho que descanso propriamente dito, no dia a dia, é apenas na hora de dormir!

  • “Quando vou tomar banho”

    Fabiana Machado, CEO Radar Borrachas, duas filhas

    Consigo descansar quando vou tomar meu banho, porque é um momento que é só meu. E quando estou prestes a dormir, que aí deito e esqueço um pouco da vida. Mas nem sempre, porque às vezes minha cabeça fica pensando a noite inteira, então não tenho um sono profundo. No meu caso, também tem as férias coletivas da empresa que é quando tudo para, entre o natal e o ano novo. Fora isso, o descanso tem se tornado um momento raro na minha vida”

  • “O que é isso?”

    Samia Jacintho, designer gráfica, dois filhos

    “Descanso? O que é isso? [risos]. Só o fato de que eu não estou encontrando resposta é preocupante. Porque estou pensando no descanso real: deitar, dormir, ver um filme e ler um livro, e isso acontece com muito menos frequência

  • “Todos os sábados, às 9h”

    Maria Flor Calil, jornalista, três filhos

    “Desde a gestação do meu terceiro filho, todos os sábados, às 9h, recebo uma drenagem linfática seguida de reike. Por 1h30 não escuto nenhuma vez a palavra ‘mamãe’. É o meu momento. Espero por ele a semana toda e não abro mão por nada!

  • “Descansar é somente com eles debaixo das asas”

    Walquiria Carvalho, orientadora educacional da secretaria municipal de Rio Verde, Goiás, dois filhos

    Como professora e mãe, eu não descanso nunca. As mães, mesmo enquanto dormem, estão ligadas aos filhos, preocupadas e orando por eles. Quando se torna mãe, descansar é somente com eles debaixo das asas”

  • “Consigo relaxar por meia hora”

    Aline Lara Bueno Nogueira de Souza, professora e mãe de gemêos recém-nascidos

    “Com toda a certeza, mãe não descansa. Quando meus filhos estão acordados, eu estou cuidando deles, dando de mamar, colocando para arrotar, trocando fralda, brincando e colocando para dormir. Quando eles dormem, tem todo o trabalho doméstico para fazer. Logo eles acordam novamente e eu retorno para os cuidados maternos. Como recém-mamãe, não há descanso. À noite, que você pensa que terá descanso, eu acordo com frequência para ver se meus bebês estão bem, respirando, dormindo ou se precisam de alguma coisa. Porém, seria radical dizer que nesse período eu não tive nenhum tipo de descanso. Eu tenho uma rede de apoio. Minha mãe e minha sogra me ajudam nos cuidados dos pequenos e consigo relaxar um pouco por meia hora.”

  • “Quando faço as unhas ou o cabelo”

    Maria Aparecida da Silva Affonso, terapeuta integrativa, dois filhos

    “Fiquei pensando… é preocupante essa pergunta. Só tenho dois momentos, que é quando faço as unhas ou o cabelo. Mas o cabelo nunca faço, eu corto em casa. Então só quando estou fazendo a unha de 15 em 15 dias, às vezes uma vez no mês quando a vida está corrida”