5
Bloco de notasPerfis do Instagram que tratam de autoimagem
Dez perfis que falam sobre beleza e bem-estar com o propósito de refletir sobre a maneira como nos enxergamos na sociedade
- @gamarevista
- brasil
- comportamento
- redes sociais
- sociedade
Perfis do Instagram que tratam de autoimagem
Dez perfis que falam sobre beleza e bem-estar com o propósito de refletir sobre a maneira como nos enxergamos na sociedade
Dona do podcast “Gostosas também choram”, Lela Brandão (@lela.brandao) fala para seus 275 mil seguidores sobre o lugar das mulheres na sociedade e sobre a autoestima delas. Ela também é dona da marca de roupas “Lela Brandão Co.”, que entrega peças pensadas no conforto.
Cerca de dez milhões de brasileiros lidam com transtornos alimentares, segundo pesquisa da USP. Considerando a vasta quantidade de pessoas que lidam com esse problema, a jornalista Mirian Bottan (@mbottan) compartilha com quase meio milhão de seguidores os seus conhecimentos sobre alimentação, transtornos de imagens e como ter uma vida mais saudável.
Quando se pensa em envelhecer a imagem que se cria é de rugas, cabelos brancos e pele enrugada. Para desconstruir essa ideia, Camila Faus e Fê Guerreiro criaram o @she_______t, voltada para a comunidade feminina de 40 anos ou mais. O perfil convida artistas de todos os nichos para pautar diferentes assuntos ligados à idade, como menopausa e como a mulher é vista pela sociedade durante esse período da vida.
Luca Scarpelli (@olucascarpelli), primeiro homem trans a apresentar o “Queer Eye Brasil” (2022), da Netflix, posta sobre cuidado pessoal. Seus conteúdos são abrangentes e tangenciam temas como beleza e saúde. O apresentador já deu seu depoimento sobre autocuidado para a Gama em “O que é autocuidado para você?”.
O perfil @movimentocorpolivre se descreve como “uma comunidade pra aprender a se amar”. Reunindo uma diversidade de relatos e pessoas diferentes para quebrar os padrões de imagem e enaltecer a beleza singular de cada um, traz ainda publicações de Liniker (@linikeroficial), Preta Gil (@pretagil) e Lorena Eltz (@lorenaeltzz).
Bielo Pereira (@hellobielo) é uma empresária e apresentadora do programa “Pra Variar”, da DiaTV. Como mulher trans, negra e gorda, sua imagem sempre foi transgressora dos padrões estipulados pela sociedade. No perfil, ela ressalta a própria beleza com o propósito de inspirar e também fala sobre como a sociedade agride minorias e pessoas LGBTQIA+.
Com 970 mil seguidores, Alexandra Gurgel (@alexandrismos) questiona como a beleza da mulher gorda é pouco retratada na mídia tradicional. De acordo com a Vogue ela “revoluncionou o mercado influência com o movimento corpo livre”.
Em 2021, Maria Júlia (@majudearaujo) saiu na lista da Forbes Under30 por ser a primeira modelo brasileira com síndrome de Down a desfilar em uma Semana de Moda nacional. Como modelo, seu foco é a beleza e a superação dos preconceitos.
Em seu canal do Youtube, Nátaly Neri (@natalyneri) fala sobre beleza vegana, moda de brechó e traz reflexões cotidianas. No instagram ela tem mais de 680 mil seguidores, onde compartilha o propósito de construir uma sociedade e estar no mundo de forma mais sustentável.
Dona do salão “Miara Conceito”, Michelle Araújo (@michelllearaujo) fala sobre como o cabelo é um elemento determinante na autoestima e bem-estar da mulher negra. Ela realça o cabelo natural de suas clientes, fazendo um trabalho de transição para fios crespos, cacheados e ondulados. Os relatos publicados em seu perfil emocionam.
-
CAPA Tá feliz com a sua imagem?
-
1Conversas Giselle Beiguelman: "Toda imagem que você faz alimenta uma rede de dados, mesmo que você não poste"
-
2Reportagem Por que crianças não devem usar as redes sociais?
-
3Podcast da semana Helena Rizzo: "Como as pessoas constroem a tua imagem diz mais respeito a elas do que a ti"
-
4Semana Como o mercado de trabalho lida com as redes sociais
-
5Bloco de notas Perfis do Instagram que tratam de autoimagem