Bloco de notas da Semana "Tá com pressa?" — Gama Revista
Tá com pressa?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Como organizar a mente com tanta informação disponível, escrita terapêutica para lidar com questões emocionais, aulas para viver no campo e as consequências da falta de contato com a natureza na infância. Confira a seleção de dicas da equipe Gama

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Como organizar a mente com tanta informação disponível, escrita terapêutica para lidar com questões emocionais, aulas para viver no campo e as consequências da falta de contato com a natureza na infância. Confira a seleção de dicas da equipe Gama

04 de Julho de 2021
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    School of Life

    A unidade brasileira da School of Life, fundada pelo filósofo suíço Alain de Botton, oferece workshops online com temas como “Como manter a mente sã”, “O poder da inteligência emocional” e DESENVOLVENDO A CALMA, ministrados por profissionais como o psiquiatra Guilherme Spadini e a psicóloga Desirée da Cruz Cassado, ambos mestres pela USP. 

  • “Cada atualização de status nas redes compete no seu cérebro por recursos para lidar com coisas importantes”

    No livro “A Mente Organizada: Como pensar com clareza na era da sobrecarga de informação” (Objetiva, 2015), o neurocientista americano Daniel J. Levitin aborda a questão do EXCESSO DE INFORMAÇÃO no século 21 e apresenta caminhos para assumir o controle de nossos sistemas de atenção e memória para viver com mais tranquilidade.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Valentina Miozzo / Viaggiare Libera

    Isso é que é desacelerar: a italiana Valentina Miozzo foi sozinha passar a pandemia administrando uma pousada em uma cidade de 28 habitantes no norte da Noruega, em pleno Círculo Polar Ártico. Reportagem da CNN conta um pouco sobre a vivência dela nesse lugar inóspito, onde sol não se põe de meados de maio a julho e, no inverno, faz dois meses de completa escuridão. 


  • Para repensar prioridades, “Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes” (2016), disponível na Netflix, traz reflexões interessantes para cultivar a simplicidade ainda que deixe de lado discussões importantes sobre diferenças culturais e de classe. O filme gira em torno da turnê literária dos americanos Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, criadores do site The Minimalists, e mostra experiências de pessoas engajadas em ter uma VIDA MAIS MINIMALISTA e menos materialista.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Manuela Eichner

    A artista gaúcha Manuela Eichner criou seu projeto de colagem mais recente, chamado “O que corpo lembra”, inspirada em uma temporada em uma moradia artística que a ajudou a FAZER AS PAZES COM O TEMPO: “Não podemos controlar, desprezar, contestar, renunciar o tempo; é preciso reverenciar, cultivar, acatar o tempo, com todo o corpo. Nossa relação com o tempo não pode ser uma luta, precisa ser uma dança.”

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Editora Sextante

    A ESCRITA TERAPÊUTICA, usada para lidar com questões emocionais e desbloquear a criatividade, tem ganhado adeptos. O psicólogo americano James Pennebaker escreveu livros sobre o assunto nos anos 1980, mas a ideia ganhou mais popularidade com “O Caminho do Artista” (Sextante, 2017), da romancista, dramaturga e professora americana Julia Cameron. Ela apresenta a prática das “morning pages”, que consiste em escrever três páginas todos os dias logo depois de acordar com qualquer coisa que venha à cabeça segundo ela, é um exercício de autoconhecimento e de “drenagem mental”. A marca de produtos de bem-estar Holistix criou até um caderninho inspirado no livro.

  • Ilustração do pernambucano Pedro Vinício, um menino de 15 anos que viralizou com suas mensagens irônicas (e certeiras) sobre saúde mental.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução/Instagram: @institutopindorama2

    Em algumas bolhas pelo Brasil se fala em um movimento “neo-rural”, de pessoas saindo dos grandes centros urbanos para VIVER NO CAMPO. Se você tem considerado essa ideia, projetos como o Instituto Pindorama, na região serrana do Rio, dão cursos presenciais e online sobre como criar um sítio rentável, construir casas ecológicas e se mudar para o campo mesmo sem ter terras.


  • Como a FALTA DE CONTATO COM A NATUREZA afeta crianças de ambientes urbanos? O documentário brasileiro “O Começo da Vida 2” (2020) viaja por países como Brasil, Estados Unidos e Peru e entrevista autoridades no tema como o americano Richard Louv, que cunhou o termo “TRANSTORNO DE DÉFICIT DE NATUREZA”. O filme revela que a vida no concreto prejudica a saúde mental e física dos mais jovens e mostra escolas e organizações que se dedicam a trazer mais verde para a vida deles.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Às vezes, para desacelerar, é preciso MUDAR DE ARES. Movimento comum na pandemia entre uma parcela da população foi o de alugar casas de temporada no interior ou no litoral essa seleção traz boas opções a menos de 100 km de São Paulo (SP). Para uma vibe mais zen, pousadas, hotéis e centros de yoga e meditação pelo Brasil dão a oportunidade de relaxar em meio à natureza com programações diversas e alimentação saudável.