Podcasts sobre histórias
Onze programas que relatam a vida das pessoas em diferentes contextos de forma sensível e com bom-humor
-
Com relatos da vida de imigrantes falantes da língua portuguesa nos Estados Unidos e no mundo, o “Faxina” conta com três temporadas. A mediadora Heloísa Barbosa descreve o programa como um espaço de sons e histórias. Os episódios narram histórias emocionantes de gente que parte em busca de uma vida diferente, com entrevistas repletas de sotaques distintos e muita emoção.
-
O podcast “Baseado Em Fatos Surreais” conta histórias de mulheres de forma anônima. A narração em primeira pessoa possibilita trazer uma versão dos fatos sem julgamentos, empática e íntima, como se estivesse na presença de uma amiga. Os episódios ressignificam as experiências femininas para transformar em uma rede de apoio compartilhada e plural.
-
Produzido pela Livraria Megafauna, o “Livros no Centro“ conta a história de livreiros, escritores e, claro, leitores. O podcast traz às vidas que mudaram ao ler páginas de um livro. Os causos vão desde conhecer um novo amor, encontrar o escritor favorito até se tornar um jogador-leitor como Gustavo Scarpa, com bate-papos e entrevistas. A primeira temporada está chegando ao fim, com o último episódio marcado para o dia 5 de dezembro.
-
Se você procura uma boa fofoquinha que edifica, o papo é com Déia Freitas, do programa “Não Inviabilize”. O principal quadro é o “Picolé de Limão” que contém as histórias mais ácidas. Mas não pare por aí, o programa reúne mais quadros, como o “Pimenta No Dos Outros” para os mais de 18 anos, “Amor Nas Redes” e “Luz Acesa”, que traz histórias de terror ao programa.
-
Colocar um novo ser humano no mundo é uma das experiências mais intensas por que uma pessoa pode passar. “Parir”, produzido pela Trovão Mídia, conta 26 histórias sobre o parto, envolvendo os medos, as ansiedades e as alegrias. A iniciativa visa compartilhar um momento tão íntimo e singular da humanidade que ainda é visto como tabu, mas sem romantizar.
-
Se você tem curiosidade por crimes reais, o “Café Com Crime”, de Stefanie Zorub, criado em 2018, já contou mais de 120 casos com muitos detalhes. Os ouvintes mais entusiasmados podem sugerir temas de episódios e depois são mencionados como colaboradores. Os episódios levam a refletir sobre os casos e as auras mitológicas que os cercam.
-
Com uma linha de apuração jornalística, escrita literária e reflexões filosóficas, a “Rádio Escafandro”, produzida pela Rádio Guarda-Chuva, trata de diversos temas, desde política a urbanismo, da monogamia ao uso de Zolpidem. Os episódios tem em média uma hora de duração e se aprofundam a partir de entrevistas com diferentes perspectivas sobre o assunto tratado.
-
O programa de televisão “Que história é essa, Porchat?” também possui uma versão em podcast nas principais plataformas de áudio. Neste formato, há dois tipos diferentes de episódios: o primeiro com aproximadamente uma hora de duração, com três convidados e participação da plateia; e o segundo, com dez minutos em média, traz uma história única e recortada do programa.
-
Na maioria das vezes não sabemos o contexto que está por trás de um meme. É isso que o jornalista Chico Felitti investiga no podcast “Além do Meme”. Conjuntamente, também são apresentadas as consequências de viralizar nas redes sociais. A grávida de Taubaté, os atrasados do Enem, Regina rouca, Bota Pó e muito outros foram tema dos 26 episódios.
-
Grandes referência do gênero, “Heavyweight” chega à sua oitava temporada, tendo sido indicado ao “IDA Documentary Awards” em 2018, 2019 e 2020. Além de contar as histórias de personagens comuns, o podcast tem como conceito ajudá-los, seja para encontrar uma pessoa ou desvendar os porquês de acontecimentos.
-
A principal referência em produções de áudio nacional não poderia ficar de fora deste Bloco de Notas. A Rádio Novelo foi a produtora responsável pelo podcast exclusivo da Globoplay, “Collor versus Collor”, da jornalista Évelin Argenta. O programa conta como uma briga familiar motivou o impeachment de Fernando Collor, a partir de áudios brutos de uma entrevista nunca publicada com Pedro Collor, irmão do ex-presidente brasileiro.
-
CAPA Qual é a sua história?
-
1Conversas "O silêncio e o poder moldam as narrativas que aceitamos como verdadeiras"
-
2Depoimento Já teve um date ruim?
-
3Podcast da semana Astrid Fontenelle: "O Brasil precisa se emocionar com histórias de amor"
-
4Reportagem Por que a fanfic queer é tão relevante?
-
5Bloco de notas Podcasts sobre as histórias das pessoas