5
Bloco de notasBloco de notas
Um documentário sobre obesidade infantil, uma startup para reduzir a fome e o desperdício de comida, uma pesquisadora de agrotóxicos que teve que deixar o país, mulheres negras e o veganismo popular. Os achados da equipe Gama
- @gamarevista
- comida
- sociedade
Bloco de notas
Um documentário sobre obesidade infantil, uma startup para reduzir a fome e o desperdício de comida, uma pesquisadora de agrotóxicos que teve que deixar o país, mulheres negras e o veganismo popular. Os achados da equipe Gama
-
The Museum of Endangered Foods
Pensado por um estúdio de design espanhol, The Museum of Endangered Foods é uma exposição online e presencial para refletir sobre a possível EXTINÇÃO DE ESPÉCIES ALIMENTÍCIAS em decorrência da crise climática. Abacates, bananas, batatas, uvas e grãos de bico aparecem protegidos por redomas de vidro com textos que explicam sua origem e porque estão ameaçados.
-
Reprodução O Joio e O Trigo
O Joio e o Trigo é um portal brasileiro de jornalismo investigativo sobre ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E PODER. O site, as redes sociais, o podcast e os livros publicados agregam reportagens aprofundadas que fomentam a reflexão sobre o sistema alimentar atual, guiado por corporações e pelo agronegócio. Eles denunciam, por exemplo, a ligação entre a fome e as grandes cadeias de supermercados.
-
“Muito além do peso” (2012), disponível no Youtube, foi produzido há uma década, mas é assustadoramente atual. O documentário brasileiro revela que vivemos a maior epidemia de OBESIDADE INFANTIL da história, e como as crianças têm apresentado doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Essa realidade está ligada à desigualdade social, à indústria de alimentos ultraprocessados e à publicidade.
-
No livro “EM DEFESA DA COMIDA” (Intrínseca, 2008), o americano Micheal Pollan, uma das principais vozes no mundo a falar sobre alimentação saudável e sustentável, denuncia os efeitos nocivos da indústria de ultraprocessados, defende a comida de verdade – aquela que nossas avós reconheceriam – e crava uma de suas máximas mais conhecidas: “Coma comida de verdade, não muita, e priorize vegetais.”
-
Divulgação/Netflix
Com duas temporadas, a série “Rotten” (2018), da Netflix, expõe DETALHES INDIGESTOS SOBRE A CADEIA DE PRODUÇÃO de alimentos no mundo. Há episódios sobre a indústria de água mineral e a crise no fornecimento público de água, a exploração de trabalhadores e destruição de ecossistemas pela indústria do açúcar e a violência e os problemas ambientais por trás dos cartéis de produção de abacate.
-
“No Brasil eu não tinha sossego. No dia que eu acordei aqui na Bélgica, senti um alívio. Para você ter uma ideia, eu não falava o nome do Bolsonaro em nenhuma entrevista”
Larissa Bombardi, pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à revista Marie Claire. Voz ressoante na crítica aos impactos do uso de agrotóxicos, ela se mudou para a Bélgica com os dois filhos pequenos em abril de 2021 por se sentir em perigo ao tratar do tema no Brasil diante do atual governo.
-
Fazenda Vista Alegre
Na Gama, já discutimos diversas facetas do sistema alimentar. Já falamos, por exemplo, do RESGATE DOS GRÃOS NATIVOS que vêm sendo feito por pequenos produtores e chefs de cozinha para salvar milhos, feijões e arrozes do esquecimento. Também conversamos com o chef e empreendedor social David Hertz, fundador da Gastromotiva, voltada para jovens de baixa renda, sobre comida e resiliência. E consultamos com um time de especialistas para entender os caminhos que a alimentação deve seguir nas próximas décadas.
-
Dedicada a trabalhar pela redução da fome e do desperdício de alimentos, a startup social brasileira COMIDA INVISÍVEL utiliza geolocalização para aproximar empresas que possuem alimentos bons e ainda adequados para consumo com ONGs que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da plataforma, em 2019, mais de 150 toneladas de alimentos beneficiaram cerca de 2,5 milhões de pessoas.
-
Reprodução Piauí
Enquanto milhões de pessoas vivem na pobreza extrema, o MUNDO DESPERDIÇA COMIDA numa escala assustadora: treze navios cargueiros cheios de comida são desperdiçados todo dia. No Brasil, a quantidade de comida desperdiçada por ano é suficiente para encher um Maracanã inteiro. Infográfico da revista Piauí destrincha essa situação alarmante.
-
Mulheres negras têm protagonizado movimentos a favor do VEGANISMO POPULAR, ajudando a mostrar que é possível aderir a dieta de forma acessível. A chef carioca Thallita Xavier, dona de um bufê vegano, por exemplo, ensina receitas em seu perfil. A paulistana Luciene Santos, conhecida como Sapa Vegana, divide vivências dentro do veganismo antirracista junto a receitas simples. E a baiana Carla Candace, do Veggie sem Grana, fala de alimentação 100% vegetal, acessível e intuitiva.
-
CAPA Por que comemos mal?
-
1Conversas Bela Gil: 'Quem tem poder aquisitivo deve pagar por um orgânico'
-
2Reportagem Quanto tem de política num prato de comida?
-
3Repertório Agrotóxicos: é possível desviar do veneno?
-
4Podcast da semana Elaine de Azevedo: 'Para comer melhor tem que apoiar quem produz; não o agro'
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana