2
DepoimentoQual seu pequeno prazer do dia?
Personalidades de diferentes áreas compartilham com Gama o que lhes dá satisfação em meio à rotina diária
- @gamarevista
- brasil
- comportamento
- cultura
Qual seu pequeno prazer do dia?
Personalidades de diferentes áreas compartilham com Gama o que lhes dá satisfação em meio à rotina diária
-
Divulgação
“Meu pequeno prazer é preparar o silêncio e o espaço para a escrita: filho na escola, casa vazia, meus livros empilhados e o texto aberto”
Andrea Del Fuego, escritora, autora de “A Pediatra” (Companhia das Letras, 2021)
-
Léo Sguaçabia
“Meu prazer diário é ter minha família, minha namorada, as pessoas que eu amo por perto. E claro, fazer aquilo que eu mais gosto hoje, que é estar no Palmeiras e na seleção com meus companheiros treinando, jogando e desfrutando desse momento mágico que é o futebol”
Endrick de Sousa, jogador de futebol pelo Palmeiras
-
Divulgação
“Sou uma pessoa ultraorganizada com meus textos da novela. E tenho todo um sistema de post-it para marcar as cenas estudadas, cenas que vão ser gravadas e as já gravadas. Um dos meus pequenos prazeres do dia é quando estou com uma cena marcada com o post-it pra gravar e mudo ele de posição, sinalizando que ela já foi gravada. Me dá a sensação, no fim do dia, de dever cumprido. Eu amo essa sensação”
Ana Hikari, atriz, que atualmente está na novela “Família É Tudo”, da Globo
-
Divulgação
“O maior prazer do dia, sem nenhuma dúvida, é estar vivo, não é? Todos os prognósticos indicam que o contrário, nem mesmo nascer, teria sido o óbvio. No entanto, aqui estou. Já o pequeno prazer no dia é não fazer absolutamente nada. Se bem que “absolutamente” nada é quase impossível, pois é preciso respirar, cruzar os braços na nuca, o coração continuar a bater, às vezes dá uma coceirinha aqui e ali e a umidade faz a gente espirrar… Mas o primeiro passo para se obter o pequeno prazer do dia foi dado: não estou fazendo nada, eu me deitei, apoiei a cabeça no travesseiro, e ela, a cabeça, começa a esvaziar e esvaziar até ficar vazia. Totalmente sem anseios, preocupações e desejo. É então que mergulho no sono. Não existe maior (ou menor) prazer do que adormecer. A não ser estar vivo”
Joca Reiners Terron, escritor, autor de “Onde Pastam os Minotauros” (Todavia, 2023)
-
Divulgação
“Depende um pouco do dia: se der mais trabalho que o normal, dia de cachorro louco, o combo é uma taça de vinho (barato, caro, o que tiver) + RuPaul e sua drag race no fim do expediente. Outro é colocar meus fones de ouvido e ir andar, correr e visitar duas criaturas pela manhã: um baobá, à beira do rio Capibaribe. E um ficus gigante, no parque da Jaqueira [ambos em Recife]”
Fabiana Moraes, jornalista e colunista da Gama
-
Acervo pessoal
“Sempre que possível, eu paro no meio da tarde durante uma meia hora. Tomo café, como um pão com manteiga ou alguma outra coisa que tiver disponível. Fico na cozinha sentada lendo jornal ou não fazendo nada. Simplesmente saboreando o café e o pão, como se eu fosse uma pessoa livre, sem outras ocupações, me sentindo assim: uma rainha, porque eu posso me dar a esse luxo e isso me faz sentir revigorada para conseguir retomar as minhas atividades depois, e também, me curar de todo o excesso de trabalho que eu já tiver feito ao longo do dia. É um momento realmente prazeroso e restaurador. Para mim é fundamental”
Noemi Jaffe, escritora, autora de “Escrita em Movimento: Sete Princípios do Fazer Literário” (Companhia das Letras, 2023)
-
Tiago Rodrigues
“O pequeno prazer no dia para as mães é ficar 30 minutos em silêncio sem que você tenha que resolver nada. Só contemplar o silêncio”
Vanessa Rozan, maquiadora, apresentadora de TV e colunista da Gama
-
Julia Rodrigues
“Todo dia tento me conectar com uma arte de alguma forma não obrigatória, algo com o que eu não trabalhe diariamente. Eu gosto de tocar bateria, tocar violão, cantar, escrever ou desenhar (estou estudando bastante desenho). Também gosto de trabalhar com cerâmica para fazer um kintsugi [arte japonesa de reparação de uma cerâmica] ou fazer um origami. Além de um grande prazer, é uma forma de me conectar com a minha criatividade e me inspirar”
Tuca Mezzomo, chef do Charco
-
Divulgação
“O pequeno prazer do meu dia é dormir uma ‘siesta’ depois do almoço, sempre que consigo. Adoro dar uma pausa, colocar até pijama, e dormir (no mínimo uma horinha). É revigorante!”
Marcelo Knobel, físico, professor e colunista da Gama
-
Divulgação
“O meu pequeno prazer do dia é ver alguma série ou filme à noite, fechando o dia”
Laerte Coutinho, cartunista e chargista
-
Divulgação
“Tenho alguns pequenos prazeres no meu dia. Um deles é levar para passear os meus dois cachorros, Boris e Lia. Além de estar com eles, aproveitamos para passear pelo bairro, ficar mais próximos de vizinhos e do comércio local. Além disso, eu toco violão desde os 12 anos. Não posso dizer que sou músico, mas é um hobbie que me dá muito prazer”
José Guerra, chef do Dalva e Dito
-
Divulgação
“O pequeno prazer do meu dia é alongar a serpente de ossos que estrutura meu corpo e revirar o baú de ideias semi-inconscientes que existe na minha alma”
Maria Homem, psicanalista e colunista da Gama
-
Claudia Cavalcanti
“Ver um ponto ou um game ou um set ou uma partida inteira de tênis, de algum torneio dos tantos que hoje passam em regime quase contínuo nos canais de streaming”
Arthur Nestrovski, compositor
-
CAPA O que te traz satisfação?
-
1Conversas Renata Rivetti: "Se antes o trabalho era um fardo, as novas gerações buscam sentido e realização"
-
2Depoimento Qual seu pequeno prazer do dia?
-
3Podcast da semana André Alves: "É a insatisfação que nos move"
-
45 dicas Como ter uma vida sexual satisfatória na solteirice
-
5Bloco de notas 10 filmes que trazem satisfação