Bloco de notas da Semana "O que os jovens querem?" — Gama Revista
O que os jovens querem?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um filme de terror com jovens da geração Z, o conceito de ‘juvenoia’, as ilustrações do cotidiano de um jovem. Esses e outros conteúdos estão entre as dicas da redação

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um filme de terror com jovens da geração Z, o conceito de ‘juvenoia’, as ilustrações do cotidiano de um jovem. Esses e outros conteúdos estão entre as dicas da redação

30 de Outubro de 2022
  • Jogar beer pong em uma festa a fantasia, abrir uma garrafa de vinho e tricotar depois do expediente, preparar um jantar especial para si mesma – todos são tipos de entretenimento CARACTERÍSTICOS DA GERAÇÃO JOVEM, e parecem ser uma das grandes inspirações para as ilustrações desta artista. 

  • Depois de Van Gogh, o quadro “Les Meules” de Claude Monet foi o novo alvo de manifestações de ativistas, na Alemanha. Os ataques a obras de arte como protesto são recorrentes. Mas o que chama a atenção neste último é o nome do grupo de ativistas: LETZTE GENERATION. Em português, “a última geração”, uma apologia ao agravamento da crise climática.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Mariana Simonetti

    Adolescência é aquele estranho momento em que os jovens questionam a tudo e a todos, se afastam da família e procuram seus pares entre colegas da escola, do clube, da vizinhança. COMO ADOLESCENTES FAZEM AMIGOS? Ainda mais na era da internet, pós pandemia e com inúmeros jeitos de interagir. Nesta reportagem, Gama investiga como os jovens fazem seus amigos do peito.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução Folha de São Paulo/ Karime Xavier / Folhapress

    A INCERTEZA PROFISSIONAL parece ser um dos grandes dramas da juventude hoje – e as redes sociais e a instabilidade econômica não tem ajudado a resolver o problema. Chamada de “crise dos 25”, a ansiedade e a angústia sobre o futuro têm acometido grande parte dos jovens recém-formados.

  • Um jogo que dá errado, um assassino misterioso à solta e um grupo de adolescentes sem confiança entre si. O novo filme de terror slasher do estúdio A24, “Morte Morte Morte” (2022), varia entre o suspense e a comédia com uma busca cautelosa pelo autor de um crime e alguns diálogos cheios de gírias e termos POPULARES ENTRE JOVENS DA GERAÇÃO Z.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Unsplash

    A adolescência é um período de formação social. Ser marcada por uma pandemia pode ser um evento desolador e com consequências duradouras. Esta reportagem analisa os impactos do isolamento social nos adolescentes e afirma que o “excesso de uso das telas, relações virtuais e a perda de contato ao longo da última década levam adolescentes a uma ATROFIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS”.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução Bustle

    Geração Z: o que comem, onde vivem, do que se alimentam, e por que têm hábitos tão diferentes das gerações anteriores? Eles BEBEM MENOS, são ESTEREOTIPADOS COMO MIMADOS, NÃO ATENDEM O CELULAR e nos stories do Instagram, praticam o “SOFT TAG”, uma espécie de marcação do @ dos amigos quase imperceptível. As tendências são inúmeras e talvez só os jovens consigam de fato entendê-las.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Mateus Morbeck / Divulgação / Acervo Pessoal

    Gama já conversou com alguns JOVENS PREOCUPADOS COM AS GERAÇÕES SEGUINTES e focados em resolver os problemas do agora. Neste Uma Turma, o papo foi pequenos grandes militantes sobre pautas ambientais, negras e de pessoas com deficiência, todos com projetos importantes para a sociedade e o meio ambiente.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Woman background, feminine illustration design
    Unsplash

    Durante a pandemia, a SAÚDE MENTAL DOS MAIS JOVENS virou tema de debate e preocupação. O sofrimento mental de crianças e adolescentes com tarefas de casa, da escola e o nervosismo alcançou níveis alarmantes, e até coletivos, como no caso de 26 alunos que tiveram uma CRISE DE ANSIEDADE EM CONJUNTO em uma escola de Recife, no Pernambuco.

  • “Esqueletos são assustadores e aterrorizantes, mas sabe também é? Adolescentes.” Com esta frase, Michael Stephens, apresentador do canal Vsauce, apresenta em um vídeo cheio de referências o conceito de JUVENOIA, cunhado pelo sociólogo David Finkelhor, que representa aquela velha ideia de que a geração mais jovem “está perdida”.