5
Bloco de notasFilmes e livros sobre corrida
Dez filmes e livros sobre os prazeres, as dificuldades e o poder de sair correndo por aí
- @gamarevista
- cinema
- cultura
- filmes
- literatura
Filmes e livros sobre corrida
Dez filmes e livros sobre os prazeres, as dificuldades e o poder de sair correndo por aí
-
Ganhador do Oscar de melhor filme em 1995, “Forrest Gump – O Contador de Histórias” (1994), de Robert Zemeckis, se passa nos Estados Unidos no contexto da guerra do Vietnã, dos Panteras Negras e da ascensão do movimento hippie. O personagem principal, Forrest Gump (Tom Hanks) apresenta um distúrbio de neurodesenvolvimento ainda na infância, momento em que conhece a única amiga. Ele é marcado pela simpatia e ingenuidade, e corre em diferentes situação — inclusive para salvar seus amigo entre bombas em meio a guerra e que colocam sua própria vida em risco. Disponível na Netflix.
-
Em seu livro de memórias, o escritor japonês Haruki Murakami, “Do Que Eu Falo Quando Falo De Corrida” (Companhia das Letras, 2007), reflete sobre a importância da atividade no momento inicial de sua carreira como escritor. A satisfação encontrada nessa prática oi fundamental para o autocuidado e também no seu trabalho como escritor.
-
Baseado em uma história real, o filme “Carruagens de Fogo” (1981), de Hugh Hudson, acompanha a jornada de dois jovens para defender a Inglaterra nas Olimpíadas de 1924. Eric Liddell (Ian Charleson) é um missionário escocês e aposta no dom natural para correr, já Harold Abrahams (Ben Cross) é filho de um judeu que ascendeu socialmente, e para a corrida ele contrata um treinador. Ambos colegas de faculdade em Cambridge buscam se provar por meio da corrida e da vitória. Disponível no Star+.
-
Para Drauzio Varella correr é o que lhe dá o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida. No livro “Correr” (Companhia das Letras, 2015), ele conta a experiência pessoal para refletir sobre as relações da alma com o mundo físico. Ele traz dicas para se ter uma melhor prática em corridas e uma vida mais saudável. Além disso, Varella reúne um panorama histórico das corridas desde a origem, atribuída à Grécia antiga.
-
A personagem principal entra em uma corrida frenética contra o tempo e por dinheiro em “Corra, Lolla, Corra” (1998), de Tom Tykwer. Toda vez que Lolla (Franka Potente) fracassa ao tentar recuperar 100 mil marcos alemães, e levá-los ao chefe gangster de seu namorado, a jornada recomeça. As ações diferentes revelam novos finais, como um jogo de videogame: ser mais rápido e inteligente é chave. Disponível no Prime Video.
-
Finalista do National Book Award de 2016 na categoria de literatura jovem, “Fantasma” (Intrínseca, 2017), de Jason Reynolds, é o primeiro volume de uma série sobre um grupo de corredores. O personagem-título lida com o trauma de seu pai estar na prisão e sonha em ser jogador de basquete e entrar no livro dos recordes, até que vence uma corrida contra um dos melhores da equipe de atletismo. No mesmo instante, o técnico percebe o talento natural e convoca Fantasma, apelido do jovem, para treinar. Durante a história, a corrida passa a unir todos do grupo como uma grande família.
-
Baseado na história de Jesse Owens, o filme “Race” (2016), de Stephen Hopkins, conta a trajetória do atleta afro-estadunidense em meio a Segunda Guerra Mundial. O longa começa ainda nos treinos em território norte-americano, e aos conflitos entre ir ou não disputar os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, que estava sob o regime nazista de Hitler. Owens (Stephan James) topa ir e quebra diversos recordes, levando quatro medalhas de ouro. A corrida olímpica foi crucial para que ele pulasse as barreiras do racismo em meio ao nazismo. Disponível no Prime Video.
-
O documentário “Lorena – la de Piés Ligeros” (2019), de Juan Carlos Rulfo, conta a vida da ultramaratonista mexicana Lorena Ramírez, que faz as provas de saias e sandálias. Ela vive com a família em Guachochi, cidade pequena no México, onde para chegar aos comércios as mulheres precisam caminhar por 3h. Já para estudar, os homens fazem o mesmo por 5h. A fama que conquista não parece fazer muita diferença na rotina de Ramírez, que quando ganha prêmios compartilha o dinheiro entre os parentes e segue com a vida simples. Disponível na Netflix.
-
O velocista multicampeão e referência quando o assunto é corrida teve sua história contada no documentário “Eu sou Bolt” (2016), de Gabe Turner e Benjamin Turner. As gravações ocorreram durante a preparação de Usain Bolt para competir em sua última Olimpíada, a do Rio de Janeiro, em 2016. O filme mergulha nas tensões dos treinos, nos momentos de lazer e revela detalhes da trajetória do atleta que saiu da Jamaica para pistas de todos lugares do mundo. Disponível no Prime Video.
-
Primeiro romance gay a entrar para a lista de best-sellers do New York Times, em 1974, “O Corredor de Fundo” (1974), de Patricia Nell Warren, possui uma versão digital em português. O livro é narrado a partir do ponto de vista do treinador de atletismo conservador, que se apaixona por um jovem e brilhante atleta assumidamente gay — e que não se envergonha da própria sexualidade. A corrida contra o ódio e o preconceito interno e externo os levam até os Jogos Olímpicos de 1976.
-
CAPA Já pensou em sair correndo?
-
1Conversas Verônica Hipólito: "Quando está dentro da pista, não existe deficiência, e sim muito treinamento"
-
2Depoimento Qual o barato de correr?
-
3Podcast da semana Danrley Ferreira: "A maratona é uma prova que te leva ao extremo"
-
45 dicas Como correr melhor
-
5Bloco de notas Filmes e livros sobre corrida