5
Bloco de notasAs dicas da redação sobre o tema da semana
Um coletivo de skatistas e músicos, uma livraria com escritos de mulheres e uma comunidade alternativa em Israel. Veja as dicas da redação sobre o tema da semana
- @gamarevista
- cultura
- política
- sociedade
As dicas da redação sobre o tema da semana
Um coletivo de skatistas e músicos, uma livraria com escritos de mulheres e uma comunidade alternativa em Israel. Veja as dicas da redação sobre o tema da semana
-
Além da fotografia, a empresa americana Kodak também faz sucesso na produção audiovisual. O perfil do Instagram “Kodak Motion Picture Film” reúne um acervo de FILMES E RELATOS DE CINEASTAS que gravaram produções em filme fotográfico usando as câmeras. Na seleção estão algumas produções de sucesso, como a série “Euphoria” (2019) e o filme “The Fabelmans” (2023), que está em cartaz nos cinemas.
-
“A preservação da floresta deve começar sempre pela preservação das comunidades que ali vivem”
Em entrevista à Gama, o engenheiro ambiental e cientista político Malcolm Ferdinand falou sobre seu livro “Racismo Decolonial” (Ubu, 2022), que discute práticas de exploração dos ecossistemas, POVOS QUE SE PREJUDICAM com a destruição e sobre o mito de que o homem, como um grupo homogêneo, é o culpado.
-
Na livraria Gato sem Rabo, a catarinense Johanna Stein tenta preencher uma lacuna histórica e FOCA EM LIVROS ESCRITOS POR MULHERES. À Gama, ela contou sobre a ideia da livraria e indicou 10 livros escritos por mulheres.
-
A plataforma Women on Walls reúne PORTFÓLIOS DE MULHERES DAS ARTES VISUAIS de todo o mundo. Além de oportunidades de colaborações com empresas, a plataforma também reúne aulas online, fóruns e palestras com mulheres de referência no mundo artístico.
-
Desde 2017, quando realizaram a primeira mobilização contra a “farinata”, espécie de ração humana que foi anunciada pelo governo de João Doria para combater a fome, o coletivo Banquetaço se reúne em São Paulo para fornecer ALIMENTAÇÃO NUTRITIVA E VARIADA PARA MORADORES DE RUA. De 2020 a 2022, no auge da pandemia da Covid-19, o coletivo também realizou a campanha “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”, que mobilizou cozinhas comunitárias de todo o Brasil.
-
Unsplash
Este artigo da organização Futurity divulga dados de um estudo feito pela revista acadêmica Ecology Letters, que mostra A IMPORTÂNCIA DE JARDINS E HORTAS COMUNITÁRIAS para a manutenção da biodiversidade das plantas. Ou seja, além de fornecer alimentação de qualidade para as comunidades que consomem, os espaços ajudam a conservar a flora local.
-
Reprodução/ The New York Times
Uma pequena comunidade nos arredores de Jerusalém é um dos últimos resquícios do passado socialista de Israel, como descreve este artigo do New York Times. O kibutz Ma’aleh Ha-Hamisha, fundado em 1982 como uma comuna e privatizado em 2005, é uma das COLETIVIDADES COMUNITÁRIAS ISRAELITAS, país que hoje tem um sistema amplamente capitalista.
-
Divulgação/ Teia do povo
Composta por instituições, povos e organizações rurais, urbanas e políticas, a Teia dos Povos tem como objetivo construir uma ALIANÇA AUTÔNOMA entre quilombolas, indígenas, ribeirinhos e outros povos em vulnerabilidade social. Além da autonomia de território, um dos programas encampados pelo movimento é o da soberania alimentar.
-
Fundado por jovens skatistas, artistas visuais e músicos da periferia da Brasilândia em 2013, o coletivo Lokos no Asfalto realiza EVENTOS CULTURAIS NAS PERIFERIAS da capital paulista. Com foco na cultura de rua, o grupo fez parte da mobilização comunitária que resultou na pista de skate que virou sua sede e ponto principal da realização de campeonatos e discotecagens.
-
Reprodução/ The New Yorker/ Eve Liu
A experiência de fazer compras no primeiro supermercado pós-soviético da Eslováquia no início dos anos 90 é o mote deste artigo da francesa Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura, para a revista The New Yorker. A escritora usa o episódio para discorrer ainda sobre como os centros do consumo reúnem membros de uma mesma comunidade: a COMUNIDADE DOS DESEJOS.
-
CAPA Como vai sua comunidade?
-
1Conversas Eudes Assis: "Pertenço ao lugar onde as pessoas tiveram suas casas alagadas”
-
2Reportagem O que podemos aprender com o circo?
-
3Podcast da semana Maria Homem: "Em grupo, podemos abrir mão da realidade"
-
4Semana Como fortalecer comunidades
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana