10 podcasts sobre amor, flerte e relacionamento — Gama Revista
Ainda dá pra flertar?

5

Bloco de notas

10 podcasts sobre amor, flerte e relacionamento

Traição, histórias de amor e de dates ruins, a ansiedade para encontrar alguém, a busca por casos amorosos mais leves. Gama seleciona episódios para pensar suas relações

10 podcasts sobre amor, flerte e relacionamento

09 de Junho de 2024

Traição, histórias de amor e de dates ruins, a ansiedade para encontrar alguém, a busca por casos amorosos mais leves. Gama seleciona episódios para pensar suas relações

  • A traição é um tema que aparece com frequência nos relacionamentos amorosos — seja na cabeça do ciumento ou em descobertas nada agradáveis. Ao Podcast da Semana, da Gama, a psicanalistas e escritora Ana Suy, autora do best-seller “A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão” (Paidós, 2022) discute o que está por trás das traições e as dificuldades de lidarmos com essa quebra de confiança.

  • Como aplicativos de paquera revolucionaram a forma como as pessoas conhecem seus parceiros e até que ponto essa revolução tem alterado a maneira como elas conduzem seus relacionamentos? O episódio “O amor nos tempos de Tinder”, da Rádio Escafandro, traz entrevistas com o escritor Santiago Nazarian; com Lígia Baruch Figueiredo, psicóloga e autora do livro “Tinderellas – O Amor na Era Digital” (e-galáxia, 2019); e com  Hellen Taynan, psicanalista e autora da tese “Deu Match! – As trocas nos relacionamentos virtuais e a objetificação do sujeito no Twitter”. Eles compartilham experiências pessoais e de suas pesquisas, além de abordar fenômenos nascidos nesse cenário, como o ghosting.

  • Em “Paixões Bloqueadas”, das Vibes em Análise, André Alves e Lucas Liedke falam sobre como discursos sobre autoamor e inteligência emocional têm influenciado a maneira como as pessoas se entregam à paixão. O episódio conta com a participação da psicanalista Adriana Gradin, autora de “Corações Murchos: O Tédio e a Apatia na Clínica Psicanalítica” (Appris Editora, 2020), que fala sobre a crescente busca por “amores leves”, sem riscos e mais casuais. A especialista ressalta que essa busca esbarra na premissa dos encontros amorosos — que não são programáveis, muito menos controláveis.

  • Bárbara Paz, atriz e diretora de “Babenco: Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” (2020), documentário que nasceu a partir de uma paixão, de seu relacionamento com Hector Babenco, fala ao Podcast da Semana, da Gama, como é estar apaixonada e o que pensa sobre relacionamento aberto e monogâmico. “Eu acho que a gente melhora quando está junto”, diz.

  • Em pouco mais de 12 minutos, a jornalista Maria Beltrão conta uma história bizarra de um date com diferenças culturais extremas que deu bem errado em Londres a Fábio Porchat. Em “As Melhores do Porchat: Maria Beltrão”, ela conta sobre a vez quando conheceu um cara, eles dançaram lambada juntos, mas ela não imaginava o perigo que estava correndo. A história é rápida, mas rende gargalhadas duradouras.

  • A falta de educação emocional e de autoconhecimento, as altas expectativas com o outro e o medo de lidar com a própria frustração têm deixado o mundo do flerte mais árido e complexo. A opinião é da comunicadora, pesquisadora e youtuber Carol Tilkian, que falou sobre flerte, namoro e amor em entrevista ao Podcast da Semana. Na entrevista, ela fala que as pessoas estão sem paciência com o outro, ansiosas com o ritmo das relações e querem que tudo aconteça muito rápido.

  • É difícil achar alguém que não curta uma boa história de date, especialmente aquelas bem improváveis e que permanecem na cabeça mesmo quando — e talvez principalmente nesses casos — aquele encontro não vai para frente. No caso do podcast “Posso Mandar Áudio”, apresentado por Dani Calabresa, o plus é que os causos são de celebridades bem conhecidas da gente, como Xuxa, Roberta Miranda, Juliette e Pequena Lô. Afinal, como diz a própria descrição do programa, date ruim não é para ser apenas vivido, mas compartilhado.

  • O PPKansada pode ter acabado no início deste ano, mas deixou uma marca ao abordar relacionamentos diversos, seja amorosos, amizades, relações de trabalho e por aí vai, sempre de uma perspectiva feminina. Comandado pelo trio de apresentadoras Bertha Salles, Isabela Reis e Taize Odelli, o podcast rendeu excelentes episódios focados em dates, flertes e inícios de relação. Um dos destaques é o “Workshop de perfil para date”, um papo descontraído sobre aprender a vender melhor o seu peixe em tempos de relações amorosas complexas. Aliás, a recomendação é dar uma olhada na temporada inteira do programa, todinha voltada para relacionamentos.

  • Um dos quadros mais populares — e o mais romântico — do podcast Não Inviabilize, de Déia Freitas, chama-se Amor nas Redes, que narra histórias de amor (óbvio!), afeto e saudade. Nem todos os causos compartilhados ali são de relacionamentos amorosos, mas há vários exemplares do gênero, como os episódios “Realidade” e Amor da Vida”.

  • Em 2021, as apresentadoras Sara Oliveira e Roberta Martinelli lançaram Nós, um podcast que reúne relatos de pessoas diversas e de como elas se relacionam. São 25 histórias de amor, desamor, afetos e desafetos. No rol dos romances, duas chamam atenção: “Coragem Coração” e “Verdade”.