Os melhores podcasts da Semana em 2021
-
1
‘Saúde mental é mais do que tratar doenças’
Lucas Liedke, psicanalista e analista de cultura
@lucasliedke Num momento em que a saúde mental sofre os reflexos de uma pandemia longa e de crises políticas, sociais e econômicas, a discussão sobre ela avança: as pessoas perdem o receio de compartilhar seus medos, suas ansiedades, se estão deprimidas. Convidado do Podcast da Semana, o psicanalista e analista de cultura e comportamento Lucas Liedke afirma que a ideia de que problemas como esses não deviam ser comentados, a do tabu em torno da saúde mental, está enfraquecida. Mas ressalta que é importante ampliar o debate para além do tratamento de doenças. “Esse é um ponto que não é tão visível para a maioria das pessoas: não se trata só de tratar doenças e disfunções, mas de encontrar formas de conviver consigo mesmo.”
-
2
‘Prefiro ser alguém com quem meus filhos possam trocar e dividir’
Fernanda Lima, apresentadora
Acervo pessoal A importância do diálogo, da transparência e da transmissão de valores está na base da ideia de maternidade da apresentadora e empresária Fernanda Lima, entrevistada do Podcast da Semana na edição do Dia das Mães. Mãe de três filhos, os gêmeos João e Francisco, de 13 anos, e Maria Manoela, de 1 ano e meio, Fernanda conta sobre como se imaginou uma mãe autoritária antes de tê-los, mas que acabou fazendo o caminho inverso. “A autoridade afasta a criança, ninguém está aqui pra obedecer. Eles têm que ter responsabilidade. Os valores que carrego comigo passo e exijo deles.”
-
3
O relacionamento do século 21
Renata Côrrea e Antonio Prata, escritores e roteiristas
Acervo pessoal O relacionamento do século 21 tem muitas nuances e especificidades inéditas. O celular, por exemplo, foi algo que mudou para sempre o jeito como as pessoas se relacionam e até se conhecem. Mas o que mais mudou? Os roteiristas e escritores Renata Corrêa e Antonio Prata são os convidados do Podcast da Semana sobre relacionamento amoroso. Renata, que é apresentadora do podcast P.R.I.M.A.S e colunista do UOL Splash, fala que, na era da selfie e do narcisismo, estamos vivendo uma crise do apaixonamento. “A gente não está preparado para um relacionamento, que é alteridade, diferença, lidar com o outro”, afirma.
-
4
‘Sem verdade factual não há política, só fanatismo’
Eugênio Bucci, jornalista e escritor
Renato Parada Mentira na política sempre existiu. Mas a revolução digital que balançou o mundo nos últimos anos foi o ambiente propício para que ela ganhasse um peso muito maior. A saída para o mar de fake news em que estamos nos afogando passa, invariavelmente, pela regulação das redes sociais e outras big techs. O diagnóstico é do jornalista, escritor e professor titular na Escola de Comunicação e Artes da USP Eugênio Bucci, entrevistado desta edição do Podcast da Semana.
-
5
A primavera das PANCs
Guilherme Ranieri, especialista em plantas alimentícias não convencionais
Isabela Durão Já pensou ter 5 mil espécies de vegetais a serem explorados na sua cozinha? Elas existem no Brasil, são adaptadas ao nosso clima, mas não estão no mercado. Estão por aí, em quintais, às vezes até na rua, mas passam despercebidas porque parecem mato. E são mesmo: matos de comer. É assim que o gestor ambiental Guilherme Ranieri, especialista nas plantas alimentícias não convencionais, as PANCs, batizou sua página no Instagram e o livro que publicou em maio deste ano de forma independente e que já está na segunda edição. Ele é o convidado da edição sobre primavera no Podcast da Semana.
-
6
‘Quanto mais pressa com os filhos, menos conexão’
Lua Barros, educadora parental
Acervo pessoal O nascimento e também a criação de um filho pede um respiro. “Quanto mais pressa, menos conexão e mais resistência da criança”, diz a pernambucana Lua Barros, 39, autora do livro “Eu Não Nasci Mãe” (Editora Nacional, 2020). A convidada do Podcast da Semana é educadora parental e mãe de quatro filhos. Seu trabalho é orientar famílias nos desafios da criação. Avessa a fórmulas, ela lembra que cada criança é uma, assim como os pais podem e devem encontrar o seu jeito de lidar com cada questão. “Eu não posso ter muitas expectativas de como vai ser. Deixa eu ver o que essa criança tem para me dar e deixa eu ver como eu posso me dar para essa criança”, ela diz na entrevista.
-
7
‘Educação financeira não é fazer voto de miséria’
Nath Finanças, youtuber e educadora
Acervo pessoal Ter domínio sobre o próprio dinheiro é libertador e não uma mordaça, como muitos veem o planejamento do orçamento pessoal. Quem garante é Natália Rodrigues, a Nath Finanças, educadora financeira e Youtuber que ficou célebre por responder as dúvidas de seus seguidores em vídeos. Ela agora lança seu primeiro livro, “Orçamento sem Falhas” (Intrínseca, 2020), em que explica a importância da educação financeira e dá dicas de como começar a trilhar um caminho saudável com seu próprio dinheiro, trazendo exemplos claros de como se programar para comprar uma geladeira e fazer uma viagem, entre outros.
-
8
Racismo e saúde mental
Clélia Prestes, psicóloga
Acervo pessoal A discriminação racial afeta a saúde mental de suas vítimas e esses efeitos se estendem por toda sociedade. Sobre esse tema, conversamos com Clélia Prestes. Ela é doutora em psicologia social pela Universidade de São Paulo (Usp) e psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude, que desde 1995 busca identificar, elaborar e desconstruir o racismo e seus efeitos psicossociais. No Podcast da Semana, ela reflete sobre a importância do ativismo na saúde mental de pessoas que sofrem discriminação, de racismo e mulheres negras, e dos efeitos negativos dessa prática na sociedade como um todo.
-
9
‘Todo mundo gosta de saber da vida dos outros’
Déia Freitas, do Não Inviabilize
Divulgação Com seu podcast, o Não Inviabilize, Déia Freitas, 46, virou uma especialista em contar histórias do cotidiano em clima de fofoca. São casos de amor e traição, brigas, micos. O sucesso é tanto que hoje ela ocupa o segundo lugar do ranking geral dos podcasts mais ouvidos na plataforma Spotify, com mais de 32 milhões de reproduções. Conhecida das redes, ela ostenta uma caixa de e-mail com mais de 6 mil histórias de pessoas comuns, que escrevem mandando seus causos. E é daí que nasce cada episódio, que depois são divididos nos quadros: Picolé de Limão, Amor nas Redes, Mico Meu e outros.
-
10
‘Nostalgia da ditadura é uma memória que não foi’
Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga
Divulgação “Não acho que o Brasil é um país sem memória, mas os brasileiros procuram não se lembrar. Gosto de dizer que nosso presente está cheio de passado — os fantasmas do nosso presente. A história sempre foi e está atuando como player. E os diferentes regimes políticos usam da história para justificar o presente.” A reflexão é da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, colunista do Nexo jornal e autora de sucessos como “Enciclopédia Negra” (Companhia das Letras, 2021), com vários autores; “Brasil: uma Biografia” (2019), junto a Heloísa Starling; e “Sobre o Autoritarismo Brasileiro” (2019), entre muitos outros. É ela a entrevistada do Podcast da Semana na edição memória.