Sandra Doria: “Não é normal roncar em nenhuma idade”
Médica especialista em sono e otorrino fala das consequências de respirar mal durante à noite para a nossa saúde como um todo
Será que você respira bem enquanto dorme? Ronca? Tem apneia? Essas e outras questões atrapalham um sono de qualidade, aquele que nos restaura para o dia seguinte. “É preciso ter uma quantidade adequada de sono profundo. Se você tem uma respiração inadequada, ruidosa, nariz entupido, isso atrapalha, faz com que a respiração não seja normal”, diz a convidada do Podcast da Semana, a otorrinolaringologista Sandra Doria Xavier.
Divulgação
Sendo uma função vital, ao não respirarmos adequadamente o corpo entende que algo está errado, o que interfere no sono de quem dorme — e no do companheiro ou companheira ao lado, caso haja ronco. Daí a importância de procurar um especialista. “Ronco tem cura e o médico otorrinolaringologista poderá avaliar as vias aéreas e entender se existe alguma obstrução”, diz Xavier a Gama.
A especialista é certificada em medicina do sono pela Associação Médica Brasileira, com doutorado em otorrinolaringologia. É professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pesquisadora do Instituto do Sono.
Na nossa conversa com Gama, alerta que o ronco não é normal em nenhuma idade, explica como uma respiração inadequada atrapalha a qualidade do sono e a nossa saúde e propõe caminhos e razões para convencer os roncadores a procurarem ajuda médica. “O ronco superficializa o sono”, diz.
-
CAPA Como está sua respiração?
-
1Conversas Paulo Saldiva: "Não tem nada que você queima e inala que não produza inflamação"
-
2Reportagem Os caminhos para respirar um ar melhor
-
3Podcast da semana Sandra Doria: "Não é normal roncar em nenhuma idade"
-
45 dicas 5 dicas para aderir à respiração consciente
-
5Bloco de notas Livros e podcasts sobre mindfulness e respiração consciente